Buscar

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS-IMUNODIAGNÓSTICO-IMUNOLOGIA BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Imunodiagnóstico - Imunologia Básica 
1. O teste de ligação secundária mede as consequências da formação de imunocomplexos in vitro, cite quais são essas consequências:
· As consequências da interação antígeno de corpo incluem precipitação de antígenos solúveis, aglutinação de antígenos particulados e ativação da cascata do complemento.
2. O teste de imunodifusão é um método simples de demonstração da precipitação de antígenos por parte dos anticorpos, explique como este teste é realizado:
· Cobre se uma lâmina com um gel específico, fura- se 2 poços redondos de cerca de 5 mm de diâmetro e com 1 cm de espaçamento um do outro. Em um poço preenche-se com um antígeno solúvel específico, no outro poço coloca-se o soro teste. Se houver anticorpos (específico) no soro os 2 reagentes se difundiram para fora radialmente, formando uma linha de precipitado branca.
3. A titulação de anticorpos é uma forma de mensurar níveis de anticorpos específicos, explique como é realizada esta técnica:
· O soro a ser testado é diluído em uma série de concentrações decrescentes. Cada diluição é então testada para atividade. O recíproco da diluição mais alta que produz uma reação positiva, chamado de título, proporciona uma estimativa da quantidade de anticorpos naquele soro.
4. Cite os principais fatores a serem considerados durante a realização e interpretação de diferentes testes imunológicos:
· Sensibilidade e especificidade
5. Como é definida a sensibilidade de um teste imunológico? Exemplifique.
· A sensibilidade de um teste é definida pela proporção de indivíduos com a doença de interesse que têm o resultado do teste positivo. A sensibilidade indica o quão bom é o teste para identificar os indivíduos doentes. Por exemplo uma sensibilidade de 95% significa que 95% dos pacientes com a doença serão identificados e que 5% dos pacientes terão um resultado falso negativo.
6. Como é definida a especificidade de um teste imunológico?
· A especificidade de um teste é a proporção de Indivíduos sem a doença que tem o teste negativo. Indica qual bom hotel este é para identificar os indivíduos não doentes ponto uma especificidade de 95% significa que 95% dos pacientes sem a doença serão identificadas e que 5% dos pacientes terão um resultado falso positivo.
2

Continue navegando

Outros materiais