Buscar

ED INFANTIL - DOCENCIA corrigido

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Bruna Justino da Silva
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
DOCÊNCIA - EDUCAÇÃO INFANTIL
Itanhaém – SP
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Bruna Justino da Silva
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
DOCÊNCIA - EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia como requisito de obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil - Docência, na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP.
Itanhaém – SP
2021
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	6
2.	APRESENTAÇÃO DA ESCOLA	7
3.	ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	8
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	14
Referências	15
ANEXOS	16
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Obras de arte - O lúdico	9
Figura 2- Vídeo apresentado para as crianças	10
Figura 3- Artista Ivan Cruz	11
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
 FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Bruna Justino da Silva
Licenciatura: Pedagogia
RA: 1805875
Pólo: Itanhaém SP
Professor Mentor: Bruna Luiza
Supervisor de Estágio (na escola): Nathália Oliveira B. Monteiro
Período do Estágio
Local do Estágio: Prof Emefei Luiz Gonzaga Silva Fonseca
Endereço: Av. Santos nº 2100 - Bairro Nova Itanhaém – 
Cep 11740-000 cidade Itanhaém SP
Fone: (13)3422-2180 Cidade: Itanhaém Estado: SP 
E-mail: maranataescola@yahoo.com.br 
1. INTRODUÇÃO
O estágio, têm bastante relevância para o estudante, que transfere todo o seu conhecimento teórico estudado, para a prática. E, neste caso, a minha vivência no ambiente escolar, traz bastante contribuição para o meu desenvolvimento não somente intelectual como também, para o desenvolvimento profissional. Pois, penso que, na verdade, todo o crescimento profissional, vem de um aprendizado constante.
O presente relatório, tem como objetivo apresentar o Estágio online supervisionado em Educação Infantil, contribuindo de forma efetiva através da vivência da rotina escolar. Anteriormente, foram apresentadas algumas informações a respeito da minha rotina na sala de aula auxiliando as aulas da Professora Simone, que lecionava no Pré II, no ano de 2019. 
E, dessa vez, resolvi reproduzir as outras cinquenta horas de estágio em educação infantil, realizando o estágio em uma sala de creche no maternal II B na mesma unidade escolar, Luiz Gonzaga Fonseca da Silva, situada no bairro Nova Itanhaém, onde a Professora Bruna Luiza, pôde contribuir de modo efetivo, para que eu pudesse enriquecer ainda mais o meu relatório de estágio. Além disso, realizamos o Projeto Integrador dentro das salas da Educação Infantil, apresentando de modo remoto com o auxílio da professora, o tema lúdico, com o artista plástico Ivan Cruz, para que pudéssemos transpor para as aulas o método de ensino-aprendizagem através do lúdico, desenvolvendo desta forma o meu estágio obrigatório.
2. APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
A unidade escolar, onde realizei o referido estágio, está situado no bairro Nova Itanhaém e o nome da escola municipal como já mencionado é, Luiz Gonzaga Fonseca da Silva, localiza-se na Rua Av. Santos nº 2100 Cep 11740-000 cidade Itanhaém SP. Atende crianças do próprio bairro e bairros entornos, como por exemplo, o bairro Mambu. Sendo a mesma, situada numa rua que atualmente, está sendo pavimentada, num bairro onde possui famílias de classe média e baixa, sendo sua maioria, beneficiados pelo Bolsa Família, auxílio do Governo. 
Algumas crianças, que moram em bairros mais afastados e com dificuldade de acesso, utilizam os ônibus escolares, disponibilizados pela Prefeitura de Itanhaém. Durante a entrada dos alunos, sendo no período da manhã ou da tarde, fazem suas refeições, em horários fixos e cardápio nutricional, sendo no horário matutino, café da manhã e almoço e no período vespertino, café da tarde e janta.
A referida unidade escolar, atende cerca de alunos, no Ensino Infantil, com duas salas do Pré I e duas salas de Pré II, sendo, que as mesmas, atendem de manhã e a tarde, e Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano, divididos em sete salas de aula, com carteiras e cadeiras adequadas, a faixa etária.Já na área pedagógica e administrativa, contam com 1 Diretor, 2 coordenadoras, 1 secretário escola, 16 educadores de creche, Professores do Infantil e Professores do Fundamental e 2 auxiliares escolares e no setor operacional, 3 inspetoras, 6 auxiliares de limpeza, 4 merendeiras.
Em relação a infraestrutura, o espaço é dividido em dois ambientes, sendo eles, creche e escola, onde contém, logo na entrada, uma secretaria, 6 salas que atendem as crianças de creche, dos 6 meses a 3 anos de idade. Possui também, uma biblioteca, utilizada por crianças de todas as faixas etárias, onde cada turma utiliza em horários específicos. 
A mesma também, possui 1 parquinho amplo, geralmente utilizado por crianças da creche e do Pré I e II, também em horários diferenciados. Uma quadra poliesportiva, utilizada para aulas de educação física, voltadas as turmas do fundamental e, para apresentações teatrais, atividades recreativas e apresentações em datas especiais comemorativas. Já no outro prédio, com um portão independente. Contém 12 classes, com 17 professores, atendendo crianças do fundamental, sendo da 1º a 4ª série, há também, sendo uma pequena sala, onde fica a coordenadora pedagógica, uma cozinha, um refeitório e uma outra sala de informática, contendo computadores e uma lousa digital.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Optei em estagiar na unidade escolar Luiz Gonzaga Fonseca da Silva, pelo fato de já exercer uma função ligada a área de educação na mesma, o aprendizado é vivenciado por mim, todos os dias. Porém, já faz mais de 2 anos que estou trabalhando remotamente, pois, as crianças que eu trabalho são muito pequenas e ainda não foram vacinadas contra a Covid 19. Mais, pelo fato de já ter trabalhado com crianças de 2 a 3 anos e meio, há algum tempo, a vivência ainda é bem presente em minha memória. 
Auxiliei ao decorrer deste tempo, algumas professoras dentro da sala de maternal II e desde o ano de 2020, trabalho auxiliando a Professora Bruna Luiza, com as crianças, suas atividades, recreações e os auxiliando a fazerem as suas higienizações de modo correto. Essas crianças, ainda tão ligadas a presença materna e familiar, atravessam seu período individual de adaptação e transição como alunos, reconhecendo o ambiente escolar através de sua rotina diária e muitas vezes, expressão seus anseios de forma diferente, uns são mais contidos já outros, são mais agressivos ou expressivos. Algumas crianças, são de adaptação, isto é, às vezes, vem transferidos de outras creches ou nunca conheceram o que é um ambiente escolar antes. 
Minha rotina, exercendo a função como Educadora de creche e estagiária em educação infantil, são as mesmas, auxílio a professora a organizar a fila para o café da manhã. E, logo depois, voltamos para sala de aula, para que possamos realizar algumas atividades com as crianças de cunho, socioemocional e cognitivo. A professora solicitou que os pais, mandassem um pote de sorvete de 2 litros, para que ela pudesse guardar os materiais, utilizados por eles, separadamente com o nome fixado em cada pote, para que cada um utilizasse o seu próprio material individualmente. 
As 10 horas da manhã, formamos novamente a fila das crianças, para levá-las até o refeitório, servimos o almoço e a sobremesa, logo depois, elas se hidratam tomando água em suas canecas individuais, trazidas todos os dias, em suas mochilas. E, depois as levamos de volta para sala, quando a professora Bruna, precisa realizar mais alguma atividade, seja ela, que exijam recortes, desenhos com interferência, reconhecimento dos nomes etc. Ressaltando que, todas as atividades são estabelecidas através de diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), juntamente, com a matriz curricular do município, direcionada a crianças de cada faixa etária e etapa de desenvolvimento.
Fonte: Atividade desenvolvida em sala de aula,2021.
Cada evolução ou limitação da criança, é anotado no diário da professora, para serem observados e apresentado em cada bimestre ou trimestre no CAI Conselho de Avaliação Interna, podendo assim, serem observados a evolução de cada aluno e o seu desenvolvimento.
 E, se caso o professor ou o educador de creche, notar alguma dificuldade de aprendizado, seja por falta de atenção, brincadeiras nas horas erradas, até porque crianças dessa faixa etária, são mais difíceis de se controlar, conversamos com a criança e tentamos conscientizá-la, de que, àquela determinada forma de agir, e incorreto. Pois, na minha opinião e dessa maneira que se forma um indivíduo de bem, um ser pensante, responsável e respeitoso no meio em que se vive. Num caso extremo, onde o comportamento do aluno, excede o limite, conversamos com os pais do aluno, que são os reais parceiros da gente. Normalmente, a adaptação dos alunos, no ambiente escolar é bem mais rápida, pois os mesmos, fazem amizade muito rapidamente e muitas atividades que elas fazem, inclui desenho ou jogos educativos.
Com o auxílio da professora, anteriormente, aprofundei um tema de grande relevância para crianças, onde havia desenvolvido a pesquisa através do meu Projeto Integrador. Abordamos o tema Brincar com o Ivan Cruz, que é um artista plástico, que retrata através de suas artes no quadro, pintando, com cores primarias, ressaltando sempre a importância do ato de brincar.
Figura 1- Obras de arte - O lúdico
Fonte: Ivan Cruz, 2019.
Este celebre artista nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e morou em um bairro humilde, onde costumava brincar, quando criança, como todas as crianças ou melhor dizendo, como todas deveriam aproveitar a sua infância, brincando. Por este motivo, o artista, quis externar a importância do ato de brincar, através de suas obras, que de certo, quando olhamos, achamos bem comuns, porém, exprimem uma grande importância do que é, trazer à tona a prática de brincar seja de bola, pular corda etc. E, essas brincadeiras, são de grande relevância nessa nova Era virtual, onde muitas crianças, têm deixado de brincar em troca de joguinhos, desenhos com imagens avançadas ou programas educativos pela internet e fazê-las entenderem e não somente as crianças, como também, os seus responsáveis, que o ato de brincar traz várias contribuições positivas, para as crianças, onde algumas delas, são a socialização, respeito mútuo e o desenvolvimento, não somente físico, como também, intelectual.
Por este motivo, com o auxílio da professora, fizemos uma releitura das obras de Ivan Cruz e da sua vida, num vídeo de curta duração, direcionado aos alunos do Maternal II da escola Emefei Luiz Gonzaga Fonseca da Silva. Onde devido a pandemia da Covid-19, a professora Bruna Luiza, apoiou totalmente o projeto apresentado, compartilhando o vídeo do Projeto Integrador V. A professora compartilhou o vídeo, através de um aplicativo virtual, que ela utiliza, para se comunicar com os pais e enviar suas atividades escolares, para que possamos, ter um feedback dos alunos, foi solicitado que, os pais, tirassem uma foto ou gravassem um vídeo das crianças brincando, autorizado por eles.
Figura 2- Vídeo apresentado para as crianças
Fonte: Projeto Integrador V, 2019.
A intenção de apresentar juntamente com a professora esse projeto foi promover vasto conhecimento sobre a vida e obras do artista plástico Ivan Cruz. Agregando conhecimento e trazendo a magia do brincar aos alunos do Maternal II, que são crianças que possuem a idade de 3 anos e por ainda, terem algumas limitações, até mesmo, devido a sua faixa etária, como por exemplo, resolvemos trazer para o projeto, uma obra de fácil entendimento e que ao mesmo tempo, trabalhasse com a criatividade dos alunos. 
Sabemos que nos tempos atuais, o simples ato de brincar, está perdendo a sua vez, para Era virtual. E, justamente, por este motivo que, Ivan Cruz, não quer permitir que às crianças deixem de sonhar e se desenvolvam brincando, sejam sozinhas ou com os seus amiguinhos brincando de amarelinha, pipa, peão, bambolê etc. 
Ele frisa em seus trabalhos, sendo eles, quadros e livros, o quanto divertido, é a arte de brincar!
Figura 3- Artista Ivan Cruz
Fonte: Ivan Cruz, 2019.
Além disso, participei da montagem de aulas da professora, onde ela apresentou o plano de ensino e os materiais que iria utilizar nas aulas.
A professora realizou uma transmissão ao vivo com os alunos e pais, onde apresentou contos que apresentavam músicas e cores para os alunos, de forma lúdica, divertida e de maneira sútil, a professora apresentou a temática. Acompanhei as aulas de maneira remota, onde a professora me apresentou para os alunos e pais, realizei a contação de algumas histórias através da transmissão e auxiliei a professora na apresentação dos materiais.
Participei da conversa no grupo de WhatsApp da professora com os pais dos alunos, onde ela retirou dúvidas dos pais e apresentou as próximas atividades que seriam realizadas.
A professora solicitou meu auxílio na realização da produção de outros planos de aula onde ela utilizou “O EU, O NÓS E OS OUTROS” em suas aulas, apresentando sempre de forma muito lúdica todos os conceitos praticados.
Realizei juntamente com a professora uma aula temática acerca do tema PROTEÇÃO CONTRA O COVID-19. Apliquei slides onde explicava para as crianças como lavar as mãos adequadamente e como utilizar as máscaras de proteção. Além disso, apresentamos uma história onde os personagens falavam sobre o distanciamento social.
Aula muito interessante e me foi muito gratificante realizar a docência, em forma de adquirir experiência e confiança na apresentação, mesmo em modelo remoto, realizar essas atividades me fez entender a importância de estagiar e de realizar a teórica acerca do tema. O lúdico, em todos os níveis educacionais, beneficia o ensino-aprendizagem e pude observar e praticar de forma concreta esses conceitos, como apresentado nas obras de artes pelo autor estudado.
A volta as aulas presenciais, na escola Luiz Gonzaga Fonseca da Silva foi realizada a partir do dia 18 de outubro deste ano de 2021, onde eu, exercendo função de educadora de creche, pude presenciar todas as estratégias tomadas, tanto pelos gestores, como a professora Bruna Luiza, do Maternal II B. Onde, a retomada inicialmente, foram dos dois maternais II, pelo fato, de serem crianças maiores e conseguirem compreender e agir com mais segurança, neste novo normal. 
A turma de alunos da professora Bruna Luiza, foi dividida em duas, sendo que, uma turma estuda toda segunda e terça-feira, já as outras todas quartas e quintas-feiras. Auxiliei a professora nas atividades desenvolvidas durante as aulas, onde ela trabalhou, com várias atividades que, desenvolvem a coordenação motora, intelectual e a capacidade cógnita. Através de pinturas com tintas, onde além de desenvolverem também a noção de espaço, quando o desenho já está com interferência, isto e, já vem com parte do desenho pronto, precisando apenas preencher, pintando dentro da figura ou continuar de onde parou o desenho. Deste modo, os alunos, passam a reconhecer ou conhecer alguma imagem, seja ela de frutas, brinquedos, animais etc.
A professora Bruna Luiza, também tem trabalhado matemática com as crianças, através de atividades já impressas e elaboradas, para que os alunos, possam contar o montante de cada figura, utilizando imagens ilustrativas e lúdicas.
 Figura 1		 Figura 2
 
Fonte: Imagem da atividade em sala de aula, 2021.
Tanto a professora Bruna Luiza, como a professora Andreia Cristina, que atribuiu neste ano, no maternal II A, estão trabalhando em conjunto, apresentando, todas as atividades, que envolve o Projeto Maranata. As docentes, estão realizando um trabalho fecundo, como forma de conscientização, transmitindo aos seus alunos, sobre a importância de reciclar lixos, sobre a preservação do meio ambiente, o valor nutricional dos legumes, o quanto e importantes consumi-los, fazendo-os conhecer de perto as plantas e fazendo juntamente, com eles, uma hortae apresentado o minhocario e a importância do seu adubo natural para terra, através do chorume. O diretor Hélio, também, postou imagens recentemente no grupo do whatsapp da escola, sobre outra atividade, que também, faz parte do projeto Maranata, a meliponicultura, que é a criação das abelhas sem ferrão, onde o mel extraído, tem grande valor não somente nutricional, como também, medicinal, estético e econômico, podendo assim, gerar também, rentabilidade para que seja empregado em prol de benefícios da escola.
 Figura 1 Figura 2 
Fonte: Imagens do processo de extração do mel das abelhas sem ferrão, 2021
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estágio apresentou diversos conceitos que me fizeram entender a importância do lúdico dentro do ensino da educação infantil. Adquiri habilidades e competências que não me seriam oportunizadas se não houvesse o estágio. A professora em todo momento me auxiliou e me apresentou de que forma se realizava a dinâmica já estabelecida entre ela e os alunos. 
Considero que, mesmo de maneira remota, o estágio apresentou uma aplicabilidade positiva em meu ensino, realizar as atividades juntamente com a professora, a presentar o projeto aplicado no meu grupo de Projeto Integrador V, falar de um artista plástico que tanto conceitos positivos traz a todos nós, professores e futuros professores, me fez entender realmente a importância e o amor ao meu curso de pedagogia.
O lúdico, como apresentado no trabalho, se faz de muita importância dentro do contexto escolar, ele aproxima os alunos e professores, realiza o desenvolvimento cognitivo dos alunos. E, além disso, acelera o processo de ensino.
Posto isso, o objetivo do estágio de desenvolver conceitos reflexivos e práticas para o estagiário se deu concretizado. O estágio se fez de maneira positiva e de muito aprendizado.
Referências
CRUZ, Ivan. O lúdico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Cruz. Acesso em: 10 de julho de 2021.
CRUZ, Ivan. Artes. Disponível em: https://www.feitoprabrincar.com/ivan-cruz. Acesso em: 05 de julho de 2021.
ANEXOS
CONTROLE DE CARGA HORÁRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Identificação:
	Nome do Estagiário
	Bruna Justino da Silva
	RA Univesp
	1805875
	Curso
	Pedagogia
	Polo
	Itanhaém SP
	COMPONENTE
	
	Semestre/Ano
	
	INSTITUIÇÕES EM QUE REALIZOU O ESTÁGIO:
	CARGA HORARIA
	1.Emef Luiz Gonzaga Fonseca da Silva
	
	2.
	
	TOTAL DA CARGA HORÁRIA CUMPRIDA
	
Tabela de composição da carga horária para o Componente curricular “Estágio Supervisionado - Gestão”
	N
	Composição da Carga Horária
	Carga horária prevista
	Observação
	1
	Identificação e visitas autorizadas da instituição (infraestrutura física, organização administrativa, relações com a comunidade e projeto pedagógico), para registro das dependências
	10
	Descrição compõe o Relatório Final
	2
	Leitura de projeto pedagógico e regulamentos
	10
	Registro faz parte do Relatório final
	3
	Entrevistas com representantes de todos os segmentos que compõem o coletivo da instituição
	05
	Registro faz parte do Relatório final
	4
	Observação de atividades de gestão escolar, acompanhando gestores na realização de atividades específicas à gestão escolar - 20 horas
	20
	Registro faz parte do Relatório final
	5
	Participação de atividades da gestão escolar com auxílio do diretor ou coordenador pedagógico, acompanhando os diferentes setores conforme orientação da gestão da escola.
	40
	Registro faz parte do Relatório final
	6
	Elaboração do Relatório Final de acordo com as orientações - 10 (horas)
	10
	Relacionar com as disciplinas cursadas detalhar no relatório as atividades realizadas e a carga horária
	7
	TOTAL DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTE
	100 horas

Continue navegando