Buscar

MICOTOXINAS

Prévia do material em texto

Os Fungos e a Contaminação por Micotoxinas em Alimentos
Acadêmicas: Flávia Gabrielly Abalem Pereira
 TatianI Ermelina Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 
Curso: Biomedicina TURMA: BBI0325/4
RESUMO
A história das micotoxinas começa em 1960, quando um surto de mortes inexplicáveis de aves no Reino Unido (especialmente perus) é investigado. O surto ficou mundialmente conhecido como 'turkey X disease'. Chega-se à conclusão que o problema estava na ração, que havia sido feita com amendoim importado da África e do Brasil. Esse amendoim estava contaminado com uma substância fluorescente produzida pelo fungo Aspergillus flavus. Da expressão inglesa 'A. flavus toxin' derivou a palavra AFLATOXINA. 
Palavras chave: Micotoxinas, contaminação nos alimentos.
1. introdução
Os fungos são capazes de produzir em condições naturais e laboratoriais, metabolitos secundários tóxicos. Os metabolitos secundários são compostos biossintetizados e excretados através de um conjunto de vias metabólicas (que constituem o metabolismo secundário), mas que não são essenciais para o crescimento e sobrevivência do organismo (Betina, 1989). Estes compostos estão presentes no meio de cultura ou substrato onde os fungos estão a crescer. Alguns metabolitos secundários fúngicos têm propriedades antibióticas, e alguns demonstram toxicidade para animais. Os metabolitos secundários produzidos por fungos filamentosos que demonstram propriedades tóxicas em animais são designados genericamente de micotoxinas (CAST, 2003). Algumas destas micotoxinas foram detectadas em alimentos, e é destes que se ocupa a dissertação. Como tal, o termo micotoxina ao longo da dissertação é usado com o sentido de “metabolitos secundários produzidos por fungos que ocorrem naturalmente comocontaminantes de produtos agrícolas, e que demonstram toxicidade quando administrados por uma via natural, essencialmente por via oral” (Abramson, 1998). As micotoxinas são um grupo diverso de substâncias químicas, que podem afectar muitos órgãos e sistemas, principalmente o fígado, rins e sistema nervoso, endócrino e imunitário. Não se sabe quantas micotoxinas e metabolitos fungicos tóxicos existem ao certo, apesar deser possível fazer uma estimativa.
Desenvolvimento
As micotoxinas são agentes químicos resultantes das atividades metabólicas de alguns fungos, que podem intoxicar seres humanos e animais. A intoxicação pode ser produzida quando um produto, subproduto e/ou derivado (rações balanceadas, leite, ovos) é utilizado na alimentação humana ou de animais. Isso produz substanciais perdas econômicas na atividade agrícola e na indústria alimentícia no mundo inteiro. Em um dos primeiros informes sobre contaminação por micotoxinas a FAO há estimado que aproximadamente 25% dos grãos no mundo têm algum nível de contaminação com micotoxinas (Devegowda 1999). O aparecimento de fungos produtores de micotoxinas em alimentos (arroz, milho, trigo, cevada, etc.) deve-se principalmente a condições inadequadas de armazenamento.Os fungos que produzem micotoxinas estão divididos em dois grupos, aqueles que infestam os grãos durante o cultivo, antes da colheita, chamados de fungos de campo e os que infestam no período pós_colheitas, chamados fungos de armazenamento. Os fungos de campo contaminam os grãos durante o cultivo por isso requerem ambientes com umidade relativa superior a 80%. Um exemplo que quero usar, seria o amendoim, que ja tem uma micotoxina presente que é a Aflatoxina é uma micotoxina, tóxicas para o homem e para os animais que são produzidas, principalmente, por dois fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. A sua presença como outras micotoxinas, é um problema para saúde e qualidade dos alimentos.
Conclusão
O desenvolvimento dos fungos e a produção de micotoxinas são nulos quando as condições de hermeticidade são mantidas durante o período analisado, ainda quando as condições de temperatura e umidade são ótimas ou muito próximas das ótimas para o desenvolvimento dos fungos.Quando as condições de hermeticidade são perdidas o desenvolvimento de Aspergillus spp. e a produção de aflatoxinas, assim como outros fungos acompanhantes e as micotoxinas associadas ao eles são produzidas em forma profusa.A sobrevida de spp. Depois de 120 dias de hermeticidade no sistema é muito baixa e nula a produção de aflatoxinas. Seria desejável conhecer o tempo de exposição e a concentração CO2 de para produzir a morte de Aspergillus spp, assim como a resposta de outras espécies de fungos comuns nos grãos produtores de micotoxinas às mesmas condições
REFERENCIAS
FREIRE, Francisco de Chagas. Micotoxinas: Importância na Alimentação e na Saúde Humana e Animal: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPAT-2010/10830/1/Dc-110.pdf. Acessado 15/10/2021
https://www.lamic.ufsm.br/site/micotoxinas/o-que-sao-micotoxinas. Acessado em 10/10/2021.
SCIULO, Marília. O que são micotoxinas e o que elas causam à sua saúde. https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/01/o-que-sao-micotoxinas-e-o-que-elas-causam-sua-saude.html. Acessado em 20/10/2021.

Continue navegando