Logo Passei Direto
Buscar

planejamento estrAtégico OBJETIVA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O começo do planejamento inicia com o próprio diagnóstico interno das necessidades e das ações a serem planejadas. Devemos observar que um dos benefícios mais importantes do ato de planejar não é o resultado final em si, mas o processo de desenvolvimento com a participação de todos, conhecido como planejamento participativo. O planejamento gera uma série de benefícios.
Sobre esses benefícios, assinale a alternativa CORRETA:
A Benefícios à saúde financeira sempre, aprimoramento de processos de venda, preços diferenciados.
B Descentralização, motivação, aprimoramento de processos, integração das áreas.
C Alta produtividade, modernização garantida, integração empresa versus mercado.
D Centralização das estratégias, resultados positivos sempre, ambiente externo amigável.

Os instrumentos prescritivos e quantitativos determinam os objetivos da organização e o que ela fará para atingi-los, ou seja, essa fase determina aonde se quer chegar e como chegar à situação desejada.
Sobre os tipos de instrumentos utilizados nessa fase, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Instrumento prescritivo.
II- Instrumento quantitativo.
( ) Esse tipo de instrumento explicita o que deve ser realizado para que seja possível atender à missão da empresa.
( ) Esse tipo de instrumento prevê a análise dos recursos necessários para o alcance dos objetivos definidos.
( ) Objetivos.
( ) Estratégias.
( ) Orçamentos.
a) I - II - I - I - II.
b) I - II - II - I - I.
c) I - I - I - II - II.
d) I - I - II - II - I.

A avaliação do planejamento estratégico tem como objetivo verificar se o plano foi bem elaborado e/o executado, isto é, por meio da avaliação constantes de cada uma das etapas do planejamento, é possível assegurar que as ações organizacionais estão em consonância aos objetivos traçados. Quando bem executada, a avaliação gera uma série de vantagens para a organização, como atender ao cronograma do planejamento.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta outra vantagem da avaliação do planejamento estratégico:
a) Serve de subsídio à implementação das ações previstas no planejamento.
b) Permite que os resultados sejam alcançados dentro do prazo estimado.
c) Promove o feedback, auxiliando o gestor na tomada de decisões.
d) Auxilia na identificação de intervenções, visando evitar o retrabalho.

"Um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis" (OLIVEIRA, 2010, p. 185).
Sobre os tipos de estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- As estratégias de sobrevivência devem ser adotadas quando a mesma não é mais capaz de competir com eficiência, havendo fortes ameaças a sua estrutura e não havendo como reverter o quadro de crise.
II- As estratégias de manutenção representam uma atitude ofensiva diante das ameaças que a empresa está enfrentando, sendo que é preferível adotar outros tipos de estratégia.
III- As estratégias de crescimento se apresentam em quatro formas: inovação, internacionalização, joint venture e expansão. Trata-se de uma investida em que o ambiente proporciona situações favoráveis para se encontrar oportunidades no mercado.
IV- As estratégias de desenvolvimento são usadas quando predominam os pontos fracos na empresa, sendo que o executivo se vê obrigado a seguir a única direção restante: a busca de novas tecnologias.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Desde a sua proposição, em 1992, pelos professores da Harvard Business School (HBS), Robert Kaplan e David Norton, o Balanced Scorecard (BSC) tem proposto transformações significativas ao processo de planejamento estratégico.
Dentre essas transformações, que têm contribuído exponencialmente, para o alcance dos objetivos organizacionais, destacam-se, por exemplo, orientar a elaboração de ações organizacionais de forma conexa às especificidades funcionais de cada área e do mercado consumidor. Essas mudanças podem ser atribuídas a qual característica do BSC?
a) Integrar e relacionar as dimensões organizacionais que geram valor.
b) Estabelecer os objetivos da empresa em torno de suas competências.
c) Focalizar os resultados financeiros da organização.
d) Privilegiar as atividades que agregam valor aos clientes.

O planejamento, como função administrativa do processo organizacional, tem três níveis.
Quais são eles?
A Estratégico, tático e operacional.
B Operacional, funcional e hierarquia.
C Estratégico, operacional e especialização.
D Autoridade, responsabilidade e delegação.

A principal finalidade da análise externa é estudar a relação da empresa com o ambiente em termos de oportunidades e ameaças, além de avaliar como a empresa está posicionada com seus produtos em relação ao mercado que deseja futuramente.
Os gestores podem ter um melhor controle do ambiente interno, mas possuem limitações no controle do ambiente externo. Cabe a eles responder a essas mudanças, precisando alinhar continuamente seu ambiente interno às mudanças no ambiente externo. Esses dois ambientes necessitam ser interligados, pois um influencia o outro. Porém, recomenda-se que essa interligação ocorra apenas após a consolidação dos dois ambientes e seus fatores de forma isolada. Quanto à classificação das oportunidades e ameaças ambientais e às ameaças naturais, assinale a alternativa CORRETA:
A São as situações adicionais à empresa, provocando modificações de estrutura e foco de conhecimento.
B Fazem parte da natureza da empresa. Um exemplo dessa oportunidade pode ser a indústria de computadores. Nesse caso, a empresa simplesmente deve verificar se os seus recursos e competências se adaptam aos requisitos da oportunidade natural.
C São oportunidades que modificam em maior amplitude a empresa, pois requerem grande capacitação profissional, pesquisas, desenvolvimento e, por vezes, grandes investimentos em tecnologia de ponta.
D São as que estão incorporadas à natureza da empresa. É o risco empresarial da indústria eletrônica, pela própria evolução tecnológica do setor.

(ENADE, 2012) A Brasil Indústria de Calçados é uma empresa de sapatos que pretende aumentar sua participação no mercado. A empresa deseja conquistar novos mercados, aumentar suas vendas e melhorar sua competitividade na indústria calçadista. Seu diretor executivo está indeciso em implementar uma entre as seguintes estratégias sugeridas por seu gerente de planejamento: (1) integração vertical; (2) integração horizontal; (3) crescimento interno horizontal; e (4) crescimento interno vertical.
Considerando as estratégias sugeridas pelo gerente de planejamento ao diretor executivo, avalie as afirmacoes a seguir:
I. A decisão pela estratégia de integração vertical levaria a Brasil Indústria de Calçados a adquirir outra empresa que produz componentes para a fabricação de seus produtos atuais. Com isso, o diretor executivo teria controle maior da qualidade de seus vários processos produtivos.
II. Caso o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados opte pela integração horizontal, a empresa estará apta a realizar uma aliança estratégica do tipo ganha - ganha com uma ou mais empresas (concorrentes ou não). Dessa forma, o diretor executivo poderia compartilhar recursos e competências, assim como reduzir os riscos individuais de cada organização parceira.
III. Ao adotar a estratégia de crescimento interno horizontal, o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados pode decidir criar novas empresas que operem em negócios similares ao seu. Nesse sentido, será possível aumentar vendas, alcançar maior participação de mercado e ser mais competitivo na indústria calçadista.
IV. Com a estratégia de crescimento interno vertical, a Brasil Indústria de Calçados pode decidir adquirir um novo negócio relacionado ao canal de distribuição da empresa. Com isso, o diretor executivo criaria um relacionamento melhor com fornecedores e clientes.
A I.
B II e IV.
C II.
D I e III.

Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado e, em geral, recursos substanciais.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
a) economia de escala em produção, pesquisa marketing ou serviços, na empresa pioneira.
b) presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor.
c) necessidade de se investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento.
d) acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O começo do planejamento inicia com o próprio diagnóstico interno das necessidades e das ações a serem planejadas. Devemos observar que um dos benefícios mais importantes do ato de planejar não é o resultado final em si, mas o processo de desenvolvimento com a participação de todos, conhecido como planejamento participativo. O planejamento gera uma série de benefícios.
Sobre esses benefícios, assinale a alternativa CORRETA:
A Benefícios à saúde financeira sempre, aprimoramento de processos de venda, preços diferenciados.
B Descentralização, motivação, aprimoramento de processos, integração das áreas.
C Alta produtividade, modernização garantida, integração empresa versus mercado.
D Centralização das estratégias, resultados positivos sempre, ambiente externo amigável.

Os instrumentos prescritivos e quantitativos determinam os objetivos da organização e o que ela fará para atingi-los, ou seja, essa fase determina aonde se quer chegar e como chegar à situação desejada.
Sobre os tipos de instrumentos utilizados nessa fase, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Instrumento prescritivo.
II- Instrumento quantitativo.
( ) Esse tipo de instrumento explicita o que deve ser realizado para que seja possível atender à missão da empresa.
( ) Esse tipo de instrumento prevê a análise dos recursos necessários para o alcance dos objetivos definidos.
( ) Objetivos.
( ) Estratégias.
( ) Orçamentos.
a) I - II - I - I - II.
b) I - II - II - I - I.
c) I - I - I - II - II.
d) I - I - II - II - I.

A avaliação do planejamento estratégico tem como objetivo verificar se o plano foi bem elaborado e/o executado, isto é, por meio da avaliação constantes de cada uma das etapas do planejamento, é possível assegurar que as ações organizacionais estão em consonância aos objetivos traçados. Quando bem executada, a avaliação gera uma série de vantagens para a organização, como atender ao cronograma do planejamento.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta outra vantagem da avaliação do planejamento estratégico:
a) Serve de subsídio à implementação das ações previstas no planejamento.
b) Permite que os resultados sejam alcançados dentro do prazo estimado.
c) Promove o feedback, auxiliando o gestor na tomada de decisões.
d) Auxilia na identificação de intervenções, visando evitar o retrabalho.

"Um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis" (OLIVEIRA, 2010, p. 185).
Sobre os tipos de estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- As estratégias de sobrevivência devem ser adotadas quando a mesma não é mais capaz de competir com eficiência, havendo fortes ameaças a sua estrutura e não havendo como reverter o quadro de crise.
II- As estratégias de manutenção representam uma atitude ofensiva diante das ameaças que a empresa está enfrentando, sendo que é preferível adotar outros tipos de estratégia.
III- As estratégias de crescimento se apresentam em quatro formas: inovação, internacionalização, joint venture e expansão. Trata-se de uma investida em que o ambiente proporciona situações favoráveis para se encontrar oportunidades no mercado.
IV- As estratégias de desenvolvimento são usadas quando predominam os pontos fracos na empresa, sendo que o executivo se vê obrigado a seguir a única direção restante: a busca de novas tecnologias.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Desde a sua proposição, em 1992, pelos professores da Harvard Business School (HBS), Robert Kaplan e David Norton, o Balanced Scorecard (BSC) tem proposto transformações significativas ao processo de planejamento estratégico.
Dentre essas transformações, que têm contribuído exponencialmente, para o alcance dos objetivos organizacionais, destacam-se, por exemplo, orientar a elaboração de ações organizacionais de forma conexa às especificidades funcionais de cada área e do mercado consumidor. Essas mudanças podem ser atribuídas a qual característica do BSC?
a) Integrar e relacionar as dimensões organizacionais que geram valor.
b) Estabelecer os objetivos da empresa em torno de suas competências.
c) Focalizar os resultados financeiros da organização.
d) Privilegiar as atividades que agregam valor aos clientes.

O planejamento, como função administrativa do processo organizacional, tem três níveis.
Quais são eles?
A Estratégico, tático e operacional.
B Operacional, funcional e hierarquia.
C Estratégico, operacional e especialização.
D Autoridade, responsabilidade e delegação.

A principal finalidade da análise externa é estudar a relação da empresa com o ambiente em termos de oportunidades e ameaças, além de avaliar como a empresa está posicionada com seus produtos em relação ao mercado que deseja futuramente.
Os gestores podem ter um melhor controle do ambiente interno, mas possuem limitações no controle do ambiente externo. Cabe a eles responder a essas mudanças, precisando alinhar continuamente seu ambiente interno às mudanças no ambiente externo. Esses dois ambientes necessitam ser interligados, pois um influencia o outro. Porém, recomenda-se que essa interligação ocorra apenas após a consolidação dos dois ambientes e seus fatores de forma isolada. Quanto à classificação das oportunidades e ameaças ambientais e às ameaças naturais, assinale a alternativa CORRETA:
A São as situações adicionais à empresa, provocando modificações de estrutura e foco de conhecimento.
B Fazem parte da natureza da empresa. Um exemplo dessa oportunidade pode ser a indústria de computadores. Nesse caso, a empresa simplesmente deve verificar se os seus recursos e competências se adaptam aos requisitos da oportunidade natural.
C São oportunidades que modificam em maior amplitude a empresa, pois requerem grande capacitação profissional, pesquisas, desenvolvimento e, por vezes, grandes investimentos em tecnologia de ponta.
D São as que estão incorporadas à natureza da empresa. É o risco empresarial da indústria eletrônica, pela própria evolução tecnológica do setor.

(ENADE, 2012) A Brasil Indústria de Calçados é uma empresa de sapatos que pretende aumentar sua participação no mercado. A empresa deseja conquistar novos mercados, aumentar suas vendas e melhorar sua competitividade na indústria calçadista. Seu diretor executivo está indeciso em implementar uma entre as seguintes estratégias sugeridas por seu gerente de planejamento: (1) integração vertical; (2) integração horizontal; (3) crescimento interno horizontal; e (4) crescimento interno vertical.
Considerando as estratégias sugeridas pelo gerente de planejamento ao diretor executivo, avalie as afirmacoes a seguir:
I. A decisão pela estratégia de integração vertical levaria a Brasil Indústria de Calçados a adquirir outra empresa que produz componentes para a fabricação de seus produtos atuais. Com isso, o diretor executivo teria controle maior da qualidade de seus vários processos produtivos.
II. Caso o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados opte pela integração horizontal, a empresa estará apta a realizar uma aliança estratégica do tipo ganha - ganha com uma ou mais empresas (concorrentes ou não). Dessa forma, o diretor executivo poderia compartilhar recursos e competências, assim como reduzir os riscos individuais de cada organização parceira.
III. Ao adotar a estratégia de crescimento interno horizontal, o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados pode decidir criar novas empresas que operem em negócios similares ao seu. Nesse sentido, será possível aumentar vendas, alcançar maior participação de mercado e ser mais competitivo na indústria calçadista.
IV. Com a estratégia de crescimento interno vertical, a Brasil Indústria de Calçados pode decidir adquirir um novo negócio relacionado ao canal de distribuição da empresa. Com isso, o diretor executivo criaria um relacionamento melhor com fornecedores e clientes.
A I.
B II e IV.
C II.
D I e III.

Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado e, em geral, recursos substanciais.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
a) economia de escala em produção, pesquisa marketing ou serviços, na empresa pioneira.
b) presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor.
c) necessidade de se investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento.
d) acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira.

Prévia do material em texto

1É um tipo de estratégia organizacional tem como propósito ofertar aos clientes e/ou consumidores da empresa, isto é, ao seu mercado de atuação, produtos novos e/ou aperfeiçoados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de estratégia:
A
Estratégia de penetração de mercado.
B
Estratégia de desenvolvimento de produto.
C
Estratégia de diversificação.
D
Estratégia de desenvolvimento de mercado.
2O começo do planejamento inicia com o próprio diagnóstico interno das necessidades e das ações a serem planejadas. Devemos observar que um dos benefícios mais importantes do ato de planejar não é o resultado final em si, mas o processo de desenvolvimento com a participação de todos, conhecido como planejamento participativo. O planejamento gera uma série de benefícios. Sobre esses benefícios, assinale a alternativa CORRETA:
A
Centralização das estratégias, resultados positivos sempre, ambiente externo amigável.
B
Benefícios à saúde financeira sempre, aprimoramento de processos de venda, preços diferenciados.
C
Alta produtividade, modernização garantida, integração empresa versus mercado.
D
Descentralização, motivação, aprimoramento de processos, integração das áreas.
3Os instrumentos prescritivos e quantitativos determinam os objetivos da organização e o que ela fará para atingi-los, ou seja, essa fase determina aonde se quer chegar e como chegar à situação desejada. Sobre os tipos de instrumentos utilizados nessa fase, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Instrumento prescritivo.
II- Instrumento quantitativo.
(    ) Esse tipo de instrumento explicita o que deve ser realizado para que seja possível atender à missão da empresa.
(    ) Esse tipo de instrumento prevê a análise dos recursos necessários para o alcance dos objetivos definidos.
(    ) Objetivos.
(    ) Estratégias.
(    ) Orçamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - II - I - I.
B
I - II - I - I - II.
C
I - I - I - II - II.
D
I - I - II - II - I.
4O planejamento estratégico pode ser de grande ajuda para o sucesso dos objetivos empresariais, aliás, é um reflexo de boa gestão. Sobre a importância do controle do planejamento estratégico para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
A
Manter controle de cada etapa e implementação das ações do planejamento é fundamental para a execução das atividades.
B
O objetivo de controlar possui como finalidade evitar trabalhos pouco necessários que outrora seriam de grande utilidade à empresa.
C
O objetivo de controlar cada etapa da execução orçamentária conforme o planejado é evitar fraudes dentro da empresa.
D
O objetivo de manter o controle do planejamento é ter um referente do que foi inicialmente planejado com o realmente executado.
5A avaliação do planejamento estratégico tem como objetivo verificar se o plano foi bem elaborado e/o executado, isto é, por meio da avaliação constantes de cada uma das etapas do planejamento, é possível assegurar que as ações organizacionais estão em consonância aos objetivos traçados. Quando bem executada, a avaliação gera uma série de vantagens para a organização, como atender ao cronograma do planejamento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta outra vantagem da avaliação do planejamento estratégico:
A
Serve de subsídio à implementação das ações previstas no planejamento.
B
Auxilia na identificação de intervenções, visando evitar o retrabalho.
C
Promove o feedback, auxiliando o gestor na tomada de decisões.
D
Permite que os resultados sejam alcançados dentro do prazo estimado.
6"Um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis" (OLIVEIRA, 2010, p. 185). Sobre os tipos de estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- As estratégias de sobrevivência devem ser adotadas quando a mesma não é mais capaz de competir com eficiência, havendo fortes ameaças a sua estrutura e não havendo como reverter o quadro de crise.
II- As estratégias de manutenção representam uma atitude ofensiva diante das ameaças que a empresa está enfrentando, sendo que é preferível adotar outros tipos de estratégia.
III- As estratégias de crescimento se apresentam em quatro formas: inovação, internacionalização, joint venture e expansão. Trata-se de uma investida em que o ambiente proporciona situações favoráveis para se encontrar oportunidades no mercado.
IV- As estratégias de desenvolvimento são usadas quando predominam os pontos fracos na empresa, sendo que o executivo se vê obrigado a seguir a única direção restante: a busca de novas tecnologias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
7Desde a sua proposição, em 1992, pelos professores da Harvard Business School (HBS), Robert Kaplan e David Norton, o Balanced Scorecard (BSC) tem proposto transformações significativas ao processo de planejamento estratégico. Dentre essas transformações, que têm contribuído exponencialmente, para o alcance dos objetivos organizacionais, destacam-se, por exemplo, orientar a elaboração de ações organizacionais de forma conexa às especificidades funcionais de cada área e do mercado consumidor. Essas mudanças podem ser atribuídas a qual característica do BSC?
FONTE: KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
A
Privilegiar as atividades que agregam valor aos clientes.
B
Focalizar os resultados financeiros da organização.
C
Estabelecer os objetivos da empresa em torno de suas competências.
D
Integrar e relacionar as dimensões organizacionais que geram valor.
8
O planejamento, como função administrativa do processo organizacional, tem três níveis.
Quais são eles?
A
Estratégico, tático e operacional.
B
Operacional, funcional e hierarquia.
C
Estratégico, operacional e especialização.
D
Autoridade, responsabilidade e delegação.
9O ambiente interno de uma organização é a base da capacidade da gestão empresarial perante os desafios do mercado e da oferta de produtos. Sobre os fatores que fazem parte do ambiente interno, analise as seguintes sentenças:
I- Mudança na renda dos consumidores nos mercados onde atua a empresa.
II- Qualquer mudança da estrutura organizacional e de gestão da empresa, objetivando gerar melhores resultados.
III- Aprimoramento dos processos e investimento em novo equipamento, visando ter custos mais eficientes.
IV- Novas normas ambientais a serem consideradas no processo produtivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
Somente a sentença IV está correta.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
10
A principal finalidade da análise externa é estudar a relação da empresa com o ambiente em termos de oportunidades e ameaças, além de avaliar como a empresa está posicionada com seus produtos em relação ao mercado que deseja futuramente. Os gestores podem ter um melhor controle do ambiente interno, mas possuem limitações no controle do ambiente externo. Cabe a eles responder a essas mudanças, precisando alinhar continuamente seu ambiente interno às mudanças no ambiente externo. Esses dois ambientes necessitam ser interligados, pois um influencia o outro. Porém, recomenda-se que essa interligação ocorra apenas após a consolidação dos dois ambientes e seus fatores de forma isolada.
Quanto à classificação das oportunidades e ameaças ambientais e às ameaças naturais, assinale a alternativa CORRETA:
A
São as situações adicionais à empresa, provocando modificações de estrutura e foco de conhecimento.
B
Fazem parte da natureza da empresa. Um exemplo dessa oportunidade pode ser a indústria de computadores.Nesse caso, a empresa simplesmente deve verificar se os seus recursos e competências se adaptam aos requisitos da oportunidade natural.
C
São oportunidades que modificam em maior amplitude a empresa, pois requerem grande capacitação profissional, pesquisas, desenvolvimento e, por vezes, grandes investimentos em tecnologia de ponta.
D
São as que estão incorporadas à natureza da empresa. É o risco empresarial da indústria eletrônica, pela própria evolução tecnológica do setor.
11(ENADE, 2012) A Brasil Indústria de Calçados é uma empresa de sapatos que pretende aumentar sua participação no mercado. A empresa deseja conquistar novos mercados, aumentar suas vendas e melhorar sua competitividade na indústria calçadista. Seu diretor executivo está indeciso em implementar uma entre as seguintes estratégias sugeridas por seu gerente de planejamento: (1) integração vertical; (2) integração horizontal; (3) crescimento interno horizontal; e (4) crescimento interno vertical.
Considerando as estratégias sugeridas pelo gerente de planejamento ao diretor executivo, avalie as afirmações a seguir:
I. A decisão pela estratégia de integração vertical levaria a Brasil Indústria de Calçados a adquirir outra empresa que produz componentes para a fabricação de seus produtos atuais. Com isso, o diretor executivo teria controle maior da qualidade de seus vários processos produtivos.
II. Caso o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados opte pela integração horizontal, a empresa estará apta a realizar uma aliança estratégica do tipo ganha-ganha com uma ou mais empresas (concorrentes ou não). Dessa forma, o diretor executivo poderia compartilhar recursos e competências, assim como reduzir os riscos individuais de cada organização parceira.
III. Ao adotar a estratégia de crescimento interno horizontal, o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados pode decidir criar novas empresas que operem em negócios similares ao seu. Nesse sentido, será possível aumentar vendas, alcançar maior participação de mercado e ser mais competitivo na indústria calçadista.
IV. Com a estratégia de crescimento interno vertical, a Brasil Indústria de Calçados pode decidir adquirir um novo negócio relacionado ao canal de distribuição da empresa. Com isso, o diretor executivo criaria um relacionamento melhor com fornecedores e clientes.
É correto apenas o que se afirma em:
A
I.
B
II e IV.
C
II.
D
I e III.
12Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado e, em geral, recursos substanciais.
FONTE: PORTER, M. How competitive forces shape strategy. HBR, 1979 (adaptado).
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
A
acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira.
B
necessidade de se investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento.
C
presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor.
D
economia de escala em produção, pesquisa marketing ou serviços, na empresa pioneira.

Mais conteúdos dessa disciplina