Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

LAGOCHILASCARIS MINOR
 
 CICLO BIOLÓGICO 
Biologia do Parasito
 
Foi verificado, experimentalmente, que algumas horas após a ingestão dos ovos do parasito por camundongos, ocorre a eclosão dos ovos no intestino. Daí seguem para a musculatura esquelética e subcutâneo, onde formam cistos. Então, a larva migra para o fígado e pulmões do camundongo e ocorre o encistamento na musculatura esquelética e tecido subcutâneo. Em gatos alimentados com carcaças de camundongos infectados, foi observado que as larvas de terceiro estádio eclodem dos cistos no estômago, migram para as porções superiores do tubo digestivo, alcançando a fase adulta em tecidos da orofaringe, linfonodos cervicais, tecido do pescoço, mandíbula, seios paranasais, ouvido, alvéolo dentário, pulmões e cérebro. O verme adulto possui o corpo delgado, sendo que a fêmea é maior que o macho. Na extremidade anterior, o parasito apresenta em torno da boca três lábios. Acredita-se que camundongos constituem hospedeiros intermediários e gatos atuam como hospedeiros definitivos. Supõe-se que o homem se infecta ao ingerir carne crua ou mal cozida de roedores silvestres contendo larvas encapsuladas do parasito.
PATOGENIA:
A Lagochilascaríase geralmente é uma infecção crônica que se agrava com o tempo. O parasito produz lesões granulomatosas crônicas, sob a forma de nódulos, de pseudocistos ou de abscessos fistulados que se localizam quase sempre na região do pescoço, na mastóide ou no ouvido médio. os sintomas variam de acordo com a localização das lesões. 
A secreção purulenta que surge das lesões pode conter todos os estádios do ciclo biológico do parasito, por isso acredita-se que nas lesões pode ter lugar o ciclo biológico completo desses helmintos. Os ovos do parasito também podem ser encontrados nas fezes, provalvelmente pela presença de fêmeas férteis em locais que permitam o acesso à orofaringe. 
A infecção tem sido relatada em pessoas de nível sócio-econômico baixo, que habitam o meio rural, utilizando freqüentemente carne de animais silvestres como alimento. 
Região Cervical
Fístula Retroauricular

Mais conteúdos dessa disciplina