Buscar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO JUIZ DE FORA
NÚCLEO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
ATIVIDADE AVALIATIVA - AV1
NOME COMPLETO: Ana Carolina Candiá de Amorim 
DATA: 09/10/2020.X
TURNO: matutino:_______noturno:______.X
MATRÍCULA: 201901160671
Questão 1:
· Conceitue os diferentes tipos de transtornos psiquiátricos (ansiosos e depressivos) e aponte as principais classes farmacológicas indicadas, respectivamente.
R: A ansiedade pode ser definida como um afeto desagradável de inquietação, acompanhado de uma série de queixas somáticas que, para alguns pacientes, são mais facilmente percebidas do que as manifestações psíquicas. As queixas mais freqüentemente relatadas são:
• Autonômicas - taquicardia, vasoconstrição, sudorese, aumento do peristaltismo, taquipnéia, piloereção, midríase;
• Musculares - dores, contraturas, tremores;
Cenestésicas - parestesias, calafrios, adormecimentos; 
• Respiratórias - sensação de afogamento e sufocação;
• Psíquicas - tensão, nervosismo, mal-estar indefinido, apreensão, insegurança, dificuldade de concentração, sensação de "estar no limite", despersonalização e desrealização.(ANDRADE e cols.,1994)
Quando os sintomas de ansiedade ou depressão são as queixas principais, o diagnóstico é realizado corretamente pelos clínicos em 95% dos casos. Entretanto, quando os pacientes enfatizam os sintomas somáticos, o índice de acerto cai para 48% (HETEM,1997).
Os transtornos depressivos se encontram classificados da seguinte forma:
• Transtorno depressivo maior, designado como único ou recorrente
• Transtorno distímico, que pode ser classificado como de início precoce ou tardio, com ou sem característica atípicas.
• Transtorno depressivo sem outra especificação.
O DSM-IV descreve também os Transtornos Bipolares tipo I (episódios maníacos associados a episódio depressivo maior), tipo II (episódios hipomaníacos), Transtorno ciclotímico, Transtorno Bipolar sem outra especificação, Transtorno do humor devido a condição médica geral ou induzido por substância.
A avaliação cuidadosa do tipo de transtorno depressivo implica em decisões fundamentais para o tratamento, como por exemplo, internar ou tratar ambulatorialmente o paciente em função do risco suicida.
O tratamento ideal para ambos os transtornos de ansiedade e depressão combinam o acompanhamento psicológico e o psiquiátrico. O psiquiátrico, na maioria dos casos, envolve o tratamento medicamentoso. Esses medicamentos podem tratar frequentemente sintomas ansiosos e depressivos através ao mesmo tempo.
Mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas, reeducação alimentar, práticas de relaxamento e a correção de hábitos que podem piorar o sono também são fundamentais, tanto na prevenção quanto no tratamento de ansiedade e depressão. As classes farmacológicas indicadas são ansiolíticos e hipnóticos.
Questão 2 : 
· Há um fármaco que possui afinidade pelos três receptores específicos para opioides e é utilizado como antagonista de analgésicos opioides. Quais são esses receptores e qual é fármaco em questão?
R: Receptores mu ou mi kappa Delta, fármaco Naloxona
Questão 3: Dentre as proposições abaixo, escolha uma e responda ao que se pede.
· Descreva o mecanismo de ação da levotiroxina e sua indicação clínica.
R: A Levotiroxina atua como a hormona tiroidiana endógena tiroxina (T4, um derivado da tirosina tetra-iodado). No fígado e nos rins, a T4 é convertida em T3, o metabolito ativo. Com finalidade em aumentar a solubidade, os hormonas da tireoide unem-se às proteínas da hormona da tireoide, a globulina fixadora da tireoide, e pré-albumina de ligação da tiroxina (transtirretina). Sua indicação clínica é o hipotireoidismo.
· Quais os efeitos dos exercícios no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
· Conceitue os diferentes tipos de insulinoterapia, apontando vantagens e desvantagens de cada uma.

Mais conteúdos dessa disciplina