Buscar

REDAÇÃO SOBRE ESCASSEZ DE ÁGUA MARIA FERNANDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DA ESCASSEZ DE ÁGUA NO SÉCULO XXI
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto tem como característica mais marcante um nacionalismo ufanista acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, o descaso com a escassez de água no século XXI torna o país ainda mais distante do imaginado pelo personagem. Nessa perspectiva, seja pela falta de políticas públicas, seja pela desigualdade social, o problema permanece afetando silenciosamente afetando grande parte da população e exige uma reflexão urgente.
A princípio, evidencia-se por parte do Estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para a resolução da problemática. Segundo Abraham Lincoln, ícone político americano, a política é serva do povo e não ao contrário. Com efeito, em relação à escassez de água, o que se percebe é justamente a ideia oposta à que Lincoln defendeu, pois não há um conjunto de ações, planos, metas públicas voltadas para a resolução da questão. E, como consequência, há o agravamento de um problema social expressivo que poderia ser solucionado se houvesse mais interesse do Estado. Logo, é inegável que essa situação ocorre porque o governo não age em prol da resolução dela. 
Outrossim, questões sociais estão intimamente ligadas à escassez de água no século XXI. Nesse âmbito, a cegueira moral, fenômeno exposto por José Saramago em sua obra “Ensaio sobre a Cegueira”, caracteriza a alienação da sociedade frente às demais realidades sociais, a qual é fomentada pela desigualdade social, tornando cada vez mais difícil a mudança do cenário vigente. Sendo assim, é mister a intervenção no corpo social onde vive e, sobretudo, na construção de um Brasil mais igualitário. 
Fica evidente, portanto, que a escassez de água no século XXI não é só um problema de saúde pública, mas também econômico e social. Para tanto, cabe ao Poder Público ampliar medidas que auxiliam na distribuição de água potável a toda população mundial, por meio do Programa Cisternas - medida usada para famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água - para que mais pessoas tenham acesso e boas oportunidades futuras, como melhores condições de vida e saúde plena. Além disso, é necessário que a mídia, junto a ONG’s, promovam campanhas que incentivam a sociedade a repensar nos desperdícios de água e na má distribuição dela. Dessa forma, poder-se-á atingir a concepção idealizada por Quaresma.

Outros materiais