cir de grandes 15.02.12
16 pág.

cir de grandes 15.02.12


DisciplinaPatologia Cirúrgica de Grandes Vertebrados18 materiais148 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Patologia Cirúrgica de Grandes Vertebrados
15 de fevereiro, 2012
Alexandra Woods Leite Soares
_________________________________________________________________________________
Bloqueio peri-neural
	Em animais de produção, quando pudermos fazer o procedimento cirúrgico em estação, é melhor para o paciente, porque? Se vc pensa em fazer uma orquiectomia num equino, vc pode fazer em decúbito lateral ou em estação. Porque em estação é melhor para o paciente? É um animal com peso vivo alto, o potro nasce com mais ou menos 40-50kg, um cavalo dependendo do porte dele, tem uma variação de 200kg até 600-700kg, então imaginem vc ter que submeter esse animal a um procedimento cirúrgico, sempre levar em consideração a duração do procedimento cirúrgico. Só o peso do animal já faz compressão em cima da superfície do organismo que vai ter contato com o solo e isso pode levar a uma complicação ch. Miopatia pós anestésica. E pode ou não estar correlacionado com hipotensão durante a anestesia ou pode estar somente associado a um decúbito prolongado onde vc deve evitar. Então quando agente faz procedimento cirúrgico onde requer que seja adotado um decúbito lateral ou mesmo decúbito dorsal, tem que saber o quanto as patas devem ser flexionadas, apesar do animal estar sob anestesia geral, temos que ter consciência de que aquela posição pode prejudicar na recuperação. E não é tão fácil suspender o cavalo numa rede como suspender o cachorro com uma toalha. Quando falamos de peso morto, é quando o animal não sustenta nada, não faz nenhum movimento ativo para que ele mantenha em estação ou movimento para ajudar ele a ficar em estação, isso é muito difícil pois fica mais pesado ainda.
	
Porque abordar os bloqueios peri-neurais? Bloqueios onde utilizamos anestésico local para promover uma dessensibilização da região abaixo de onde foi feito o bloqueio e dessa forma também pode ser chamado de bloqueios regionais.
Em animais de produção, animais de grande porte, toda vez que agente pode usar os bloqueios peri-neurais, agente opta por eles. 
Quais as vantagens que existem quando for comparar com a anestesia geral? Cirurgião de grandes pode fazer muitos procedimentos cirúrgicos à campo sem contratar um anestesista. Porque dificilmente quando vc vai fazer uma orquiectomia a campo vc contrata um anestesista, vc faz a anestesia pra sedação do animal e bloqueio local.
Temos que comparar o bloqueio peri-neural com outro tipo de anestesia, mas qual? Anestesia geral, seja ela endovenosa ou inalatória. Quais as vantagens que possa existir? 
- Posso viabilizar procedimentos cirúrgicos em estação. Mas agente também pode fazer por exemplo, uma orquiectomia com sedação mais profunda onde vc faz uma contenção física no animal e faz ele ficar em decúbito lateral e usa o bloqueio também local. Ou por exemplo, uma neurectomia digital também pode ser feita a campo da mesma forma, pode ser em estação e pode ser em decúbito. 
O bloqueio peri-neural até pode ser usado junto com anestesia geral, mas ele serve na verdade pra vc acelerar o procedimento, o transcirúrgico e ficar menos tempo sob anestesia geral. Não significa que ele é mais profundo, se o animal estiver em plano anestésico, plano cirúrgico, vc não necessariamente precisa fazer o bloqueio peri-neural, até porque pode existir variação do trajeto dos nervos de individuo pra individuo.
Um ponto importante: quando submetemos nossos pacientes à anestesia geral, o que a anestesia geral provoca: depressão no sistema cardio-respiratório, já com a utilização dos bloqueios peri-neurais nós não temos a depressão do sistema cardio-respiratório;
Viabilidade do procedimento cirúrgico em estação;
Não existe risco de vida (se der tudo de acordo com a dose de anestésico local) porque vc não tem depressão do sistema cardio-respiratório;
Custo: o custo do bloqueio peri-neural é muito mais econômico do que vc submeter o animal à anestesia geral, seja ela endovenosa ou inalatória.
Existem algumas situações que fazem vc decidir se vc vai operar o animal num centro cirúrgico sob anestesia geral ou não. 
Os bloqueios peri-neurais são utilizados para procedimentos cirúrgicos curtos, ou no máximo moderado, que procedimentos cirúrgicos não ultrapassem mais do que 1:30h-2h. Normalmente esses procedimentos duram 30 min.
Será que eu tenho uma eficiência no anestésico local em qualquer situação? 
Por exemplo, se eu tenho um cavalo que está com uma inflamação no membro e eu quero fazer um procedimento cirúrgico nesse membro. Não. Porque? 
Quando vc tem um tecido com inflamação, o tecido está com pH ácido, os anestésicos locais são drogas que tem um pKa (coeficiente de dissolução da droga no meio. Cada droga possui um pKa. Os anestésicos locais possuem um pKa neutro, então por isso que as pessoas dizem que não adianta fazer anestesia local quando o tecido está inflamado, não é que não adianta, ele não consegue penetrar no tecido, porque é uma característica do fármaco), se o tecido está acido e se ele se dissocia em pH neutro, ele não vai conseguir se dissociar e não vai conseguir dessa forma ter o mecanismo de ação como agente quer que tenha. Dependendo do tipo de anestésico local que podemos optar, porque não existe só um tipo de anestésico local, existe a lidocaína, bupivacaína, ropivacaína e ainda existem outros. mas vcs lembram que existe anestésico local com vasoconstrictor, e anestésico local sem vasoconstrictor.
Pra que serve anestésico local com vasoconstrictor?
	Diminui o sangramento, prolonga o efeito da ação do anestésico. Mas pode ser utilizado em qualquer parte do organismo? Não, porque pode causar necrose tecidual. 
Existe também as concentrações: 1%, 2%, 10%, etc. e ai vai, cada droga tem uma apresentação e mais de uma apresentação.
Quanto custa um frasco de 20ml de lidocaína sem vasoconstrictor? É barato, custa em torno de uns 5-10 reais dependendo do local. O lidovet que é de uso veterinário tem um volume maior.
Uma lidocaína com vasoconstrictor de uso veterinário está custando uns 8 reais. 
Anestésicos locais em humano vamos ver que o máximo que agente consegue é de 20ml, já de uso veterinário encontramos frascos de 50ml. Isso é vantajoso? Depende do que vc vai fazer. Se vc for fazer bloqueio peri-neural para diagnóstico de claudicação em equino, talvez vc não precise de tanto, uns 2 frascos de 20ml que vc tem. Então tudo vai depender da frequência que vc usa porque não é bom abrir o anestésico local e deixar ele guardado por meses até fazer outro procedimento.
	Quando falamos de anestésicos locais parece que só tem coisas boas, mas se ultrapassar a dose máxima do anestésico local, vc pode provocar o óbito do animal, então a dose máxima da lidocaína é 7mg/kg. E quando vou optar por usar a lidocaína a 1% ou lidocaína a 2%? Eu sei que a 1% promove uma duração de 60 minutos, e a 2% de 120 minutos. Então tem que levar em consideração se vc quiser fazer em um animal muito pesado, vc vai ter que usar o fármaco com concentração maior e assim vc usa um volume menor.
Se formos comparar a bupivacaina e a ropivacaina com a lidocaína, elas são menos cardiotóxicas do que a lidocaína, são mais lipossolúveis, então a duração de ação delas é maior. A bupivacaina pode chegar até 4 horas e a ropivacaina pode chegar até 5-6 horas.
A bupivacaina tem uma apresentação veterinária (acho que é bupivet).
Hoje, os medicamentos veterinários tem um preço mais caro do que medicamento humano, e muitas vezes inviabiliza o tratamento ou até a escolha pelo uso da apresentação veterinária. Então por enquanto acabamos usando mais medicamento de humano, isso não é problema de caprino/ovino/cão/gato, mas pra boi e cavalo que são muito mais pesados, a quantidade é muito maior.
Quais são os cuidados que devemos ter em relação aos bloqueios peri-neural ? 
	Algumas pessoas dizem que não funcionam, mas não funciona porque a pessoa não tem conhecimento da anatomia, pois se vc não sabe por onde o nervo passa, como vc vai fazer o bloqueio desse nervo? Tudo bem que pode existir variação de animal pra animal. Vc tem que fazer a aplicação