Buscar

atividade nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
ATIVIDADE AVALIATIVA DE NUTRIÇÃO
CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM
1. Como foi exposto na aula passada sobre a importância de uma boa alimentação e distinção de seus componentes, e diferenciações como nutrição e dietética. Descreva a respectiva diferença de nutrição e dietética?
A nutrição é uma combinação de processos através dos quais o organismo recebe e utiliza os elementos necessários para obtenção de energia, a manutenção de suas funções físicas, biológicas e mentais e a formação, o desenvolvimento e a regeneração dos tecidos. Já a dietética é a ciência e a arte de alimentar corretamente pessoas e coletividade sadias. Consiste na ciência da nutrição no planejamento e na preparação de refeições adequadas. Quando a dietética cuida da alimentação de pessoas ou coletividades enfermas recebe o nome de dietoterapia.
2. Os nutrientes são componentes fundamentais e de suma importância para a boa alimentação, e são importantes para o crescimento e sobrevivência dos seres vivos. Os nutrientes, de acordo com a natureza das funções que desempenham no organismo, são agrupados em diferentes categorias e divididos em dois grupos, quais são eles? Qual a função de cada grupo? Dê exemplos de componentes que pertençam a cada grupo citado? 
São os macronutrientes e os micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles. Os micronutrientes são aqueles necessários em pequenas doses para que haja um bom funcionamento do organismo, sendo encontrados em baixa quantidade nos alimentos. Vitaminas e minerais são exemplos deles.
Proteínas encontram-se na carne vermelha, aves e peixes, em algumas leguminosas, feijões, a soja, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas. Carboidratos encontram-se no macarrão, pães, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, Lipídios são encontrados nos óleos, manteigas, azeites, castanhas, nozes. Vitaminas encontram-se no Morango, kiwi, laranja, óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras, brócolis, couve-flor.
3. Uma boa alimentação e a base para uma vida saudável, mais sabemos que a muitos fatores que influenciam e interferem nesse processo alimentar. De exemplo de no mínimo 4 fatores?
O estado fisiológico (gestação e lactação), hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), condições socioeconômicas (acesso aos alimentos) e fatores genéticos e hereditários podem interferir para uma alimentação saudável.
4. Em nosso país, ainda convivemos com problemas nutricionais associados à pobreza e à _desigualdade social_, desenvolvendo problemas de saúde como a desnutrição_ e a diabetes, doenças correlacionadas a hábitos alimentares inadequados, como a desidratação, obesidade e hipertensão que afetam tanto a população empobrecida como as demais parcelas da sociedade.
 
5. No entanto, o déficit de uma boa alimentação interfere não apenas nos problemas correlacionados com a alimentação. As atuais doenças, associadas ao modo de viver das pessoas, também estão relacionadas com a alimentação. De exemplos, de patologias relacionadas a uma alimentação desregulada e sem a quantidade suficiente de nutrientes e vitaminas essenciais para a manutenção da vida? 
Uma alimentação desregulada pode levar à obesidade, diabetes, hipertensão, problemas no coração, desnutrição, entre outros.
6. A situação de saúde de determinada área geográfica, como por exemplo, a cidade de Imperatriz, podemos enumerar muitas doenças diretamente inter-relacionadas com a alimentação. Por sua vez, as estatísticas de saúde podem auxiliar em muito o entendimento dessa questão, revelando, por exemplo, o número de indivíduos com desnutrição. Um dos importantes meios para a obtenção de informações acerca do estado nutricional de uma população é? 
a) SIPLAN 
b) SINAN 
c) SIVAN 
d) SISVAN 
e) Nenhuma das alternativas 
O SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
7- A alimentação é o processo pelo qual o organismo recebe e transforma os alimentos, retirando e utilizando as substâncias necessárias à sua manutenção. Ao estudarmos a nutrição, podemos identificar alimentos que contêm substâncias importantes para a saúde, cuja escolha adequada pode contribuir sobremaneira para a prevenção de doenças. Quais componentes devemos ingerir diariamente para evitar e prevenir doenças? 
a) Alimentos ricos em lipídeos, proteínas, vitaminas, gorduras e água. 
b) Alimentos ricos em proteínas, vitaminas, sais minerais, água e carboidratos. 
c) Alimentos ricos em minerais, proteínas, água, vitaminas, lipídeos, carboidratos. 
d) Alimentos ricos em proteínas insolúveis, vitaminas de A, Z, carboidratos, lipídeos, açúcar, minerais, gordura animal, e água. 
Letra c) Alimentos ricos em minerais, proteínas, água, vitaminas, lipídeos, carboidratos. 
8- Sabemos que hoje em dia a diferentes tipos de alimentos pra cada grupo de pessoa como os intolerantes a lactose, intolerante a sacarose, e alimentos diet e light, qual a diferença dos alimentos diet e alimentos light? 
a) light- o açúcar é retirado e substituído por outro adoçante Ex: açúcar mascavo, Diet – a quantidade de açúcar e diminuída. 
b) Diet- o açúcar e retirado e substituído por adoçante artificial, Light- diminuição da quantidade de açúcar e nutrientes contidos nos alimentos. 
c) Light- são alimentos que são industrializados com açúcar mascavo e com baixo teor de nutrientes, Diet- alimentos com baixo teor de carboidratos e açúcares e zero de gorduras trans. 
d) Diet – alimentos com menor quantidade de lipídeos, gordura, carboidratos, e com açúcar artificial, Light – alimentos com taxas de gorduras e sódio diminuídas e zero açúcar e recomendado o consumo para pacientes com hipertensão e diabéticos. 
Letra b) Diet- o açúcar e retirado e substituído por adoçante artificial, Light- diminuição da quantidade de açúcar e nutrientes contidos nos alimentos. 
9-O ministério da saúde adverte que temos que nos alimentar com alimentos que compõem um grupo essencial de nutrientes. Na sua concepção na alimentação do dia-a-dia, o que devemos comer para manutenção de uma vida saudável?
A orientação de acordo com a pirâmide é ingerir 6 porções ao dia de carboidratos, como pães, arroz, batata, mandioca e outros, 3 poções de legumes e verduras, 3 de frutas, 3 de laticínios, como queijos, leite e iogurte, uma de carnes e ovos, uma de feijão e outras leguminosas, uma de óleos e outras gorduras e uma de açúcares e doces.
10- No seu ponto de vista, quais fatores mais interferem na vida saudável, o excesso de sal ou açúcar? Justifique sua resposta! 
Embora ambos desempenhem papeis importantes em nossa saúde nenhum dos dois é particularmente perigoso, desde que sejam consumidos com moderação. Mas na minha opinião, o excesso de açúcar tem mais impacto negativo sobre a sua saúde em geral.

Outros materiais