Buscar

LOGÍSTICA E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.:  LOGÍSTICA E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	
	Aluno: 202106128174 - VERÔNICA BORGES DE SOUZA
		Professor: ELCA BARCELOS ALVES
	Turma: 9001/AA
	
	Avaliação:
8,00
	Nota Trab.:
0
	Nota Partic.:
0
	Nota SIA:
8,0 pts
	
	 1.
	Ref.: 1124305
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Assinale a opção correta.
		
	 
	A destinação da arrecadação do tributo determina a sua natureza.
	
	A prestação do tributo não é obrigatória.
	
	Na atividade de cobrança do tributo a autoridade administrativa pode, em determinadas circunstâncias, deixar de aplicar a lei.
	 
	O tributo se caracteriza também pelo fato de não resultar da aplicação de uma sanção por ato ilícito.
	
	Não é preciso lei para exigir um tributo.
	Respondido em 06/09/2021 16:51:56
	
	
	 2.
	Ref.: 598391
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre a guerra fiscal entre os Estados e Distrito Federal, é correto afirmar que
		
	
	como a concessão de incentivos fiscais em matéria de ICMS afeta indiretamente as receitas dos Municípios, em decorrência da repartição da arrecadação do ICMS, os Municípios devem ser previamente consultados, e devem manifestar sua concordância com relação à concessão de determinado benefício.
	
	para eliminar a guerra fiscal, é necessário instituição de regras por meio de Lei Complementar.
	
	benefícios fiscais relativos ao ICMS podem ser unilateralmente concedidos pelos Estados, por meio de Regimes Especiais ou Termos de Acordo entre o Fisco e o contribuinte.
	
	as questões relativas à concessão unilateral de isenções do ICMS só afeta os contribuintes localizados nos Estados de destinação dos produtos.
	 
	um Estado pode conceder benefícios fiscais relativos ao ICMS desde que haja autorização de todos os demais Estados, o que ocorre pela aprovação de um Convênio no âmbito do CONFAZ.
	Respondido em 06/09/2021 16:41:54
	
	
	 3.
	Ref.: 598387
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com o objetivo de evitar a chamada ¿guerra fiscal¿ no âmbito do ICMS, a Constituição Federal, no seu art. 155, inciso II, c/c § 2º , inciso XII, alínea ¿g¿, determina que a concessão de certos benefícios fiscais aos sujeitos passivos desse imposto só seja levada a efeito quando essa concessão for autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, nos termos do que estabelece a Lei Complementar: no caso, a Lei Complementar nº 24, de 07 de janeiro de 1975. De acordo com essa lei complementar e com os dispositivos citados da Constituição Federal, NÃO está sujeita à autorização do CONFAZ, no que diz respeito ao ICMS, a
		
	
	redução de alíquota, de 17% para 3%.
	
	outorga de isenções.
	 
	inclusão de mercadoria na sistemática de retenção antecipada do imposto, por substituição tributária.
	
	concessão de crédito presumido.
	
	redução de base de cálculo.
	Respondido em 06/09/2021 16:42:39
	
	
	 4.
	Ref.: 1124303
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre o conceito de tributo, suas classificações e suas espécies, é correto afirmar que:
		
	
	denomina-se como tributo indireto aquele que comporte, por sua natureza, transferência do respectivo encargo financeiro da tributação desde o denominado contribuinte de fato para sobre o denominado contribuinte de direito.
	
	tributo é, legal e constitucionalmente, toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, ainda que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
	
	as espécies tributárias são, legal e constitucionalmente, imposto, taxa, contribuição de melhoria, contribuição social, contribuição de intervenção no domínio econômico, contribuição de interesse de categoria econômica ou profissional e contribuição de iluminação pública.
	
	a natureza jurídica específica do tributo é, legal e constitucionalmente, determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualifica-la tanto denominação e demais características formais adotadas pela lei quanto a destinação legal do produto da sua arrecadação.
	 
	a espécie tributária ¿taxa¿ pode ter como fato gerador, legal e constitucionalmente, o exercício regular do poder de polícia ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição, desde que, em qualquer caso, a respectiva base de cálculo não seja idêntica àquelas que correspondam a qualquer espécie de imposto.
	Respondido em 06/09/2021 16:54:18
	
	
	 5.
	Ref.: 1124302
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A natureza jurídica dos tributos é determinada pela (o)
		
	 
	fato gerador da respectiva obrigação.
	
	compulsoriedade que lhe é inerente.
	
	destinação legal do montante arrecadado.
	
	adoção estrita do princípio da legalidade.
	 
	denominação adotada pela lei.
	Respondido em 06/09/2021 16:56:24
	
	
	 6.
	Ref.: 598388
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Estado do Amapá, pretendendo atrair empresas de outros estados para seu território, institui lei ordinária estadual concedendo isenção de ICMS por 5 anos nas saídas de mercadorias em operações estaduais para aquelas empresas que ali se estabelecerem no biênio 2014/2015. Tendo em vista o disposto na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, é correto afirmar:
		
	
	A iniciativa estatal é inconstitucional porque somente lei complementar pode conceder isenção de ICMS, desde que haja autorização do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) por meio de convênio.
	
	O Estado do Amapá atuará dentro de seus limites de competência, tendo em vista que há veículo normativo legal concedendo a isenção, sendo dispensada autorização prévia por convênio, por não se tratar de benefício ou de incentivo fiscal.
	
	Se o Estado do Amapá optasse por conceder créditos presumidos de ICMS ao invés de isenção, não haveria necessidade de autorização por meio de convênio autorizativo do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária).
	
	O convênio autorizativo do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) é obrigatório para a concessão da isenção do ICMS, sendo suficiente para sua celebração que quatro quintos dos estados presentes à reunião deliberativa concordem com a concessão.
	 
	Há a necessidade de que haja convênio autorizativo do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) para que a iniciativa legislativa do Estado do Amapá seja considerada constitucional.
	Respondido em 06/09/2021 16:57:51
	
	
	 7.
	Ref.: 598397
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A titularidade da competência tributária é outorgada às pessoas políticas de direito público interno, o que resulta em aptidão para criar tributos, tendo sido concedida aos municípios competência para instituir ISS. A esse respeito, assinale a opção correta.
		
	
	Ocorrendo contrato de locação de bens móveis, é possível a instituição de ISS, uma vez que a locação de bens móveis equipara-se à locação de serviços, dada a aplicação extensiva atribuída aos contratos pelo Código Civil brasileiro.
	
	A prestação de serviço simultaneamente à venda de mercadorias em restaurantes constitui fato gerador do ISS.
	 
	O ISS não está condicionado ao efetivo pagamento do preço acordado entre tomador e prestador, restando, uma vez ocorrido o fato gerador, exigível ainda que o pagamento ocorra em várias prestações futuras.
	
	O licenciamento ou cessão do direito de uso de software, bem como a circulação e cópias desses programas produzidos em série e comercializados nos estabelecimentos comerciais, podem ser tributados por meio de ISS.
	
	É lícito ao município tributar a receita bruta recebida pelos planos de saúde, sempre que os respectivos contratos contiverem cláusula de prestação de serviço e assistência médica ao contratado, ainda que o serviço e a assistência não sejam efetivamente prestados.
	Respondido em 06/09/2021 17:00:16
	
	
	 8.
	Ref.: 598382
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Determinado consumidor, ávido por conseguir abatimento no preço de determinado produto, adquiriu a mercadoria de estabelecimento comercial, aceitando nota fiscalemitida, por um dos sócios da sociedade comercial, no valor da metade da venda efetivamente realizada, o que reduziu os tributos incidentes sobre a operação comercial e possibilitou a concessão do desconto. Com base na situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta
		
	 
	Além de responder pessoalmente pela dívida da sociedade, o sócio que realizou a venda subfaturada responderá pela prática de crime contra a ordem tributária.
	
	O consumidor passou a ser substituto tributário da sociedade comercial no pagamento da diferença advinda da sonegação, porquanto foi o principal beneficiário da fraude.
	
	Os sócios cotistas da sociedade comercial responderão solidariamente com a sociedade comercial pelo débito tributário decorrente da sonegação fiscal.
	
	O consumidor é contribuinte de fato do tributo, razão por que é responsável direto pela satisfação do débito tributário, respondendo a sociedade comercial subsidiariamente.
	
	A responsabilidade tributária do consumidor prevê o benefício de ordem no cumprimento da obrigação tributária principal.
	Respondido em 06/09/2021 17:01:09
	
	
	 9.
	Ref.: 1124304
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O conceito de tributo, nos termos do Código Tributário Nacional, traz as seguintes conclusões, exceto:
		
	
	o Estado exige os tributos compulsoriamente das pessoas, portanto, a obrigação de pagar tributos não decorre da vontade do contribuinte, sendo esta, aliás, irrelevante nessa matéria.
	 
	embora sendo uma obrigação de direito público, absolutamente indisponível por parte da administração, admite-se, desde que haja a respectiva previsão legal, a delegação dessa obrigação a outras pessoas jurídicas, como empresas públicas e sociedades de economia mista.
	
	o poder de tributar é prerrogativa do Poder Público, que o faz para custear suas ações no interesse da sociedade.
	
	nem toda prestação pecuniária prevista em lei constitui tributo, mas somente aquelas que reúnam o conjunto dos requisitos previstos na definição de tributo, consoante o Código Tributário Nacional.
	
	não constituindo sanção por ato ilícito, pouco importa para a legislação do imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, por exemplo, a origem lícita ou ilícita de determinadas mercadorias, desde que reste configurada a hipótese de incidência do referido tributo, qual seja, a circulação dessas mercadorias, para que possa ele ser exigido.
	Respondido em 06/09/2021 16:50:43
	
	
	 10.
	Ref.: 598393
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considere que um estado da Federação conceda remissão ao tributo de ICMS de forma autônoma e contrária ao previsto na legislação federal, tendo sido os atos de concessão firmados entre a fazenda local e o contribuinte-empresário. Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta
		
	
	Não é possível ao MP o ajuizamento de ACP contra os atos contratuais firmados pelo poder público, pois se trata de matéria vinculada à cobrança de tributos.
	
	Para a concessão da remissão, a interpretação da legislação de referência deve ser feita por método integrativo, visto que o objetivo é beneficiar o contribuinte.
	 
	A remissão é um benefício fiscal e deve, no caso do ICMS, ser autorizada pelo CONFAZ antes de sua concessão por lei estadual, dado que o citado tributo submete-se a regramento nacional.
	
	Por não ser norma de efeito concreto, a lei editada pelo parlamento local não pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.
	
	O ente da Federação detém capacidade tributária para conceder o referido benefício, pois a remissão consiste em perdão de punições.
	Respondido em 06/09/2021 16:58:36

Outros materiais