Buscar

projeto de pesquisa queimadas

Prévia do material em texto

11
5
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE - CAMPUS SAPUCAIA DO SUL
CURSO DE PLÁSTICOS
Queimadas para o plantio, bem ou mal? 
					Bianca do Amaral Lazzaretti
Sapucaia do Sul
Novembro/2020
 SUMÁRIO 
1 O USO DO FOGO NO PLANTIO 	 3
1.1 Tema 	 3
1.2 Delimitação do tema 	 3
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 	 4
2.1 HIPÓTESES [ou] Questões Norteadoras	 4
3 OBJETIVOS 	 5
4 JUSTIFICATIVA............................................................................................... 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 	 7
6 METODOLOGIA 	 8
7 CRONOGRAMA 	 9
8 BIBLIOGRAFIA 	 10
9 ANEXOS
1. O USO DE FOGO NO PLANTIO
Este estudo desenvolverá o assunto das queimadas no plantio e da tecnologia que substitui o uso do fogo na agricultura que assim diminui o risco de incêndios florestais.
Porque grandes partes das queimadas são provocadas por grileiros, e desmatadores que desejam expandir sobre a floresta. O objetivo dessas pessoas é abrir espaço para criar mais gado, mais plantações, e/ ou roubar terras públicas, que são patrimônio de todos os brasileiros. Tudo isso, interfere diretamente na mudança de temperatura do planeta e contribuiu com a rápida perda da biodiversidade.
 1.1. Ideia Básica da Pesquisa
Ressaltar a importância das queimadas no plantio, aos agricultores que não tem acesso à tecnologia e aos recursos atuais.
1.2 Delimitação do tema
Esta pesquisa desenvolverá estudos sobre a influência, positiva ou negativa do uso das queimadas no plantio. Abordará a negação, a aceitação e as ações dos agricultores no contexto do plantio.
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
As queimadas no plantio são beneficiarias ou maléficas?
2.1 HIPÓTESES [ou] Questões Norteadoras
Em forma de pergunta
3- OBJETIVOS 
3.1 Objetivo Geral
· Apontar os motivos que levam os agricultores e pecuaristas a utilizarem o fogo no processo de limpeza das áreas que serão replantadas. Destacando os benefícios e os malefícios deste processo para as pessoas e a natureza.
3.2 Objetivos Específicos
· Identificar os motivos que levam os agricultores e pecuaristas a utilizarem método para replantio;
· Descrever a relação custo/benefício que resulta na adoção do fogo;
· Apontar os aspectos negativos para a natureza;
· Conscientizar as pessoas das consequências que as queimadas podem trazer.
4- JUSTIFICATIVA 
Considera-se que a realização dessa pesquisa é para um melhor entendimento no porque era usado o fogo na agricultura e quais eram os prós e contras do uso do fogo.
Com a realização da pesquisa sobre as queimadas temos uma visão muito diferente sobre esse assunto e assim podemos ter um melhor entendimento.
Deste modo podemos ver o quanto é importante vida no campo e por tudo que cada agricultor passa para ter sua plantação sendo com queimada ou não.
 
 
 5- REVISÃO TEÓRICA 
Estão apresentados abaixo os temas que deram sustentação e fundamentaram teoricamente este estudo sobre as queimadas como método de limpeza de área para replantio... 
Roça sem fogo- Da tradição das queimadas à agricultura sustentável na Amazônia (Raimundo Nonato Brabo Alves, Moisés de Souza Modesto Junior) 
ALVES, R. N. B.; MODESTO JÚNIOR, M. de S.; ANDRADE, A. C. da S. O Trio da Produtividade na cultura da mandioca: estudo de caso de adoção de tecnologias na região no Baixo Tocantins, Estado do Pará. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA, 2008, Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica: resumos. Brasília, DF: ABIPTI, 2008. 1. CDROM. Disponível em: Acesso em: 02 jun. 2015
 6- METODOLOGIA 
Será feita pesquisa bibliográfica e analise de referencial teórico sobre o assunto. Com o foco na abordagem qualitativa, procurando perceber a partir dos estudos teóricos e analises sobre aspectos positivos e negativos do processo de queimadas na agricultura.
 
7- CRONOGRAMA 
	 
	MES/ETAPAS
	novembro
	Nov.
	Nov.
	Mês 
	Mês 
	Mês 
	Mês 
	Mês 
	Mês 
	Mês
	Mês 
	Escolha do tema
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Levantamento bibliográfico
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração do anteprojeto
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Apresentação do projeto
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Coleta de dados
	
	
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	Análise dos dados
	
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	Organização do roteiro/partes
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	Redação do trabalho
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	Revisão e redação final
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	Entrega da monografia
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	Defesa da monografia
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
8-BIBLIOGRAFIA 
ALVES, R. N. B.; MODESTO JÚNIOR, M. de S. Embrapa promove agricultura que dispensa uso do fogo na Amazônia. Belém, PA, 11 fev. 2020. Disponível em: 
<https://www.embrapa.br/>. Acesso em: 10 dez. 2020
ANONIMO. Campo e Negócios. Plantio de soja é inexpressivo nos “top 10” das queimadas na Amazônia. 29 ago. 2019. Disponível em:<https://campoenegocios.com.br/>. Acesso em 10 dez. 2020
DE SOUSA, A. Plantio à margem de rodovias pode minimizar queimadas no Estado. 17 ago. 2007. Disponível em: <https://seagro.to.gov.br/>. Acesso: 10 dez. 2020
SÃO PAULO. (Estado). Redação RBA. Decreto que autoriza plantio de cana ‘abrirá as portas do inferno’ na Amazônia. 7 nov. 2019. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/>. Acesso em: 10 dez. 2020
9- ANEXOS
 
 
https://www.redebrasilatual.com.br/
Antes e depois
https://seagro.to.gov.br/
https://campoenegocios.com.br/

Continue navegando