Buscar

Prévia do material em texto

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLO: PARACAMBI
DISCIPLINA: AUDITORIA E CONTROLADORIA – ATIVIDADE: AD2
COORDENADOR: PROF. LUCIANO PINHEIRO DE SÁ
ALUNO: MOISÉS DUTRA SANTIAGO – MATRÍCULA: 15213110421
 Ao realizar algumas buscas afim de escolher o objeto a ser analisado, me deparei com uma questão: A administração pública (e o tema específico “direta e indireta”) é tão ou mais discorrida sob a ótica do direito do que no próprio contexto administrativo. Não que isso seja um problema, porém preferi a cautela e recorri à vídeo-aula “Administração Pública – Aula 06 - Administração Pública Direta e Indireta”, da UNIVESP, postada no Youtube em 21 de junho de 2018.
 O objeto em questão, protagonizado pelo Professor Rafael Leal de Araújo visa de forma bastante didática a compreensão por parte do aluno a diferenciação das duas formas de administração, para tal, o mesmo conceitua de forma clara os termos “Administração”, “Administração Direta”, “Administração Indireta” e os componentes deste último. É compreensível que se disponha de mais tempo discorrendo sobre a Administração Indireta do que da direta, já que, mesmo que de forma superficial, o público alvo já tenha noção do que é a Adm Direta.
 Fica bem elucidado as definições às quais estamos estudando quando o Prof. Rafael explica a forma de atuação à partir dos serviços executados, ou seja, quando o serviço público é executado pelo poder executivo (união, estados e municípios), diz-se que a execução é centralizada e por tanto faz parte da administração pública direta. É muito importante que isso fique fixado pois fica relativamente fácil compreender a adm indireta à partir da direta, já que ambas são mutuamente excludentes.
 Adentrando na adm indireta, vemos que fica a cargo do poder legislativo, seja em qual for a esfera, a aprovação de leis que instituem a pessoa jurídica executante do serviço, como por exemplo autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista. A partir daí começa a ficar mais claro quando temos como exemplo algumas instituições como Banco Central do Brasil, INMETRO dentre outros. 
 Embora não tenha sido utilizado como exemplo no objeto de análise deste trabalho, Carlos Rocha em sem artigo “Qual a diferença entre administração direta e indireta”, publicado em 18/09/2020, cita o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que é o órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros. No mesmo artigo, o jornalista e redator Carlos Rocha chega a afirmar sobre a autarquia que, “De certa forma, ela é um braço da administração direta dentro da indireta, pois realiza serviços considerados fundamentais e possuem imunidade tributária e patrimônio próprio.”
 A respeito da empresa pública, prof. Rafael enfatiza a diferença entre pessoa jurídica de direito público (ex autarquias) e a de direito privado, e reforça que a esta irá concorrer no mercado em igualdade de condições com as demais empresas privadas, a diferença é que o capital é injetado de forma integral pelo estado (união, estado ou município), diferentemente da sociedade de economia mista, que conta com a participação de particulares em seu quadro de sócios.
 Ao compreendermos as diferenças ente estas entidades, conseguimos “descobrir” o por quê de podermos comprar ações de empresas como Petrobrás e Banco do Brasil na bolsa de valores, pois como vimos anteriormente, uma sociedade de economia mista permite em seu quadro societário particulares. Observação esta encontrada no blog “Afinal, qual é a diferença entre Administração Direta e Indireta?” publicado pela Faculdade Unyleya.
 No geral, achei a vídeo-aula inteligível e didática, proporcionando ao aluno em pouco tempo a compreensão necessária dos conceitos e conseguindo discernir através dos exemplos a diferenças apresentadas no tema em questão.
Links: 
https://www.youtube.com/watch?v=7fSgx0KProI
https://blog.unyleya.edu.br/inicie-sua-carreira/administracao-direta-e-indireta/#Sociedades_de_Economia_Mista
https://www.concursosnobrasil.com.br/artigos/qual-diferenca-entre-administracao-direta-e-indireta.html

Continue navegando