Buscar

As fases da gestação e suas características (A1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As fases da gestação e suas características
A gestação é cercada expectativas pela chegada do bebê e a transformação do corpo da mulher, que passa a enfrentar alterações durante as etapas gestacional que estão divididas em três trimestres, cada fase, com características especificas.
O primeiro trimestre, vai do início da gravidez até a 14ª semana da gestação, visto que não há como saber exatamente o dia em que o óvulo encontrou o espermatozoide, definimos a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação. Nessa etapa é necessário iniciar o pré-natal, sugere-se que a gestante passe por no mínimo uma consulta mensal até a 34ª semana. Neste estágio o corpo da mulher passa por mudanças para gerar um bebê. Com as alterações do metabolismo as características de moleza, enjoos e vomito são relatados por muitas gestantes. É a fase que acontece a formação do embrião. A placenta e o cordão umbilical ainda não se aperfeiçoaram, contudo, além de alimentar o feto, são essenciais para transportar oxigênio e hormônios. Na 10ª semana, os órgãos vitais já estão formados e funcionando. Ao chegar na 12ª semana, o bebê já alcançou um bom desenvolvimento, e diminui risco de aborto espontâneo.
O 2º trimestre entende a 15ª e a 26ª semana de gestação. Alguns médicos relatam que essa fase é mais tranquila, pelo fato de o organismo da mulher já ter se acostumado às mudanças decorrentes da gravidez. É nesse período que já é possível sentir o bebê mexer. 
Na 27ª semana dar-se início ao 3º trimestre. É uma fase de ganho rápido de peso para o bebê. A placenta alcança o máximo do seu papel e por isso muitas grávidas sofrem mais fome. Teoricamente é a partir na 37ª semana que o bebezinho já está pronto para vir ao mundo, porém nessa etapa a gestação deve ser acompanhada em intervalos menores, uma vez por semana, por exemplo. Quanto mais tempo o bebê permanecer na barriga para ganhar peso, menos riscos à saúde.

Continue navegando