Buscar

Prova final controle estatisticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Emerton Packeiser (1745850)
	
	Disciplina:
	Controle Estatístico do Processo (CGQ09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649453) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26842831
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Um professor aplicou uma prova a seus quarenta alunos de Astronomia. Ele organizou os resultados em uma tabela que você pode visualizar nessa questão. Com base nos dados da tabela, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A média das notas desses alunos é de 5,15.
(    ) O desvio padrão das notas desses alunos é 0,45.
(    ) O coeficiente de variação desses alunos é de 43%.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	2.
	Atualmente, o CEP não é mais uma ferramenta isolada dentro da produção, mas é sim integrada com outros sistemas de suporte de qualidade e desenvolvimento da inteligência da produção, e, não muito longe no tempo, deveremos ver a IA (Inteligência Artificial) dentro dos processos fabris, através de sensores e sistemas de controle, auxiliando-nos no intuito de produzir produtos adequados ao consumidor. Precisamos, sim, para esta nova Revolução Industrial, de engenheiros capazes e capacitados para revolucionar os processos e seus controles. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O Controle Estatístico do Processo (CEP) é uma metodologia que potencialmente permite conhecer o processo, mantendo-o em estado de controle estatístico e melhorando a sua capacidade do mesmo. Tudo isto se resume ao aumento de variabilidade do processo.
II- Os principais passos para implantar o CEP em uma empresa são: obter compromisso da alta administração, selecionar o time de trabalho, descrever o processo total, analisar a performance do(s) sistema(s) de medição, identificar e descrever as etapas críticas do processo /produtos críticos, isolar e verificar os processos críticos, estudar a capacidade dos processos, implementar condições ótimas de operação e métodos de controle, monitorar processo e reduzir causas comuns de variação.
III- Todos os estudos realizados no âmbito do CEP envolvem medições e avaliações. Assim, é fundamental que o sistema de medição seja adequado. Usualmente, o sistema de medição é avaliado através de um estudo de repetibilidade e reprodutibilidade (R&R), que fornece um resultado percentual.
IV- O sistema de medição, em CEP, é aceito se o estudo de repetibilidade e reprodutibilidade (R&R) for menor que 10%, o sistema pode ser aceito se o R&R estiver entre 10 e 30% e, o sistema é rejeitado se o R&R for maior que 30%.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Uma ferramenta do controle estatístico do processo tem como finalidade verificar se o processo está sob controle, ou está dando sinais de que poderá sair de controle, através dos padrões de análise definidos por Shewhart e, apresentados na norma ISO 8258, com o objetivo de identificar tendências que permitirão identificar possíveis problemas de processo. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	5W2S.
	 b)
	Diagrama espinha de peixe.
	 c)
	Diagrama de Pareto.
	 d)
	Cartas de Controle.
	4.
	A gestão de projetos e processos é uma das partes fundamentais para que as empresas alcancem o sucesso em suas atividades. Os processos e projetos são ações que constroem a rotina e o funcionamento da organização. Eles dão sustentação ao trabalho e o propósito da equipe, independentemente do ramo ou do porte da empresa. A Gestão da Qualidade Total envolve a aplicação progressiva da qualidade em todos os aspectos do negócio. Neste sentido, a gestão da qualidade é aplicada em tudo o que se faz na empresa e em todos os seus níveis e áreas, incluindo vendas, finanças, compras e outras atividades não ligadas à produção propriamente dita. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os cinco tipos de processos são: o processo por tarefa, o processo por lote, em linha, contínuo e de projeto.
II- O processo por lote compreende a linha de produção, as floriculturas e os escritórios.
III- Segundo os princípios da Teoria Contingencial, não existe uma única maneira de organizar as empresas - cada caso é um caso. A elaboração de estratégias empresariais, a partir da abordagem sistêmica, deve focar a interdependência entre tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.
IV- Identificar o cliente e traduzir suas necessidades em especificações do produto e do processo é um fator crítico de sucesso para qualquer organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em:<https://www.siteware.com.br/projetos/gestao-de-projetos-e-processos/>. Acesso em: 3 ago. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Segundo Indezeichak (2005), o gerenciamento da qualidade dos produtos e serviços, estabelece um aumento da competitividade da empresa, com foco na melhoria de produto e processos visando satisfazer os clientes. Para Rosário (2004), a evolução do controle da qualidade é permitido não só que a empresa reduza a frequência de erros, como também aumente o rendimento, a capacidade, o desempenho da produção. Praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor. Analisando os conceitos indicados, fica evidente a importância da qualidade e de seu controle no que diz respeito à satisfação dos mercados e das necessidades e desejos dos clientes e para sobrevivência das empresas. Já segundo Paladini (2002), a maioria das estratégias de Gestão da Qualidade utiliza avaliações, as quais ficam evidentes quando utilizados técnicas de avaliação de processos produtivos e, em particular o Controle Estatístico de Processo (CEP). Modelos de administração do negócio com um enfoque estratégico, como o TQM, vêm sendo adotados para dar respostas à necessidade de aprimoramento imposta pelo mercado.  A autoavaliação, utilizando os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, por exemplo, passou a ser um meio eficaz para ajudar as empresas a identificarem seus pontos fortes e fracos. Os sistemas de gestão devem ser desenvolvidos de forma a adequar-se aos requisitos de gestão. Sobre os requisitos de gestão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: INDEZEICHAK, V. Análise do controle estatístico da produção para empresa de pequeno porte: um estudo de caso: Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2005.
ROSÁRIO, M. B. do. Controle estatístico de processo: um estudo de caso em uma empresa da área de eletrodomésticos. Dissertação ( Mestrado em Engenharia de produção) - Departamento de pós-Graduação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
PALADINI, E.P. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
	 a)
	Liderança da alta direção; visão sistêmica; aprimoramento contínuo; abordagem preditiva nas ações administrativas; desenvolvimento das pessoas participantes do processo de produção; foco no cliente; TQC; 5S, 3Z, 6 sigma, 7L, Modelo Toyota e 9 R.
	 b)
	Liderança da alta direção; visão acadêmica; aprimoramento contínuo; abordagem subjetiva nas ações administrativas; ações colaborativas; foco no trabalhador e na sua formação acadêmica; foco no 5S8W; desenvolvimento das pessoas participantes do processo de produção; foco no cliente; conhecimento do processo e sistema de informações confiável.
	 c)
	Liderança da alta direção; visão sistêmica; aprimoramento contínuo; abordagem preditivanas ações administrativas; desenvolvimento das pessoas participantes do processo de produção; foco no cliente; conhecimento do processo e sistema de informações confiável.
	 d)
	Liderança da alta direção; visão sistêmica; aprimoramento contínuo; abordagem preditiva nas ações administrativas; desenvolvimento das pessoas participantes do processo de produção; foco no produto, foco no processo, foco na vida do trabalhador, foco na produção acadêmica; foco no cliente, administração confiável de processos e produtos e foco no sistema de informações confiável.
	6.
	Em se tratando de Análise da Capacidade do Processo, assunto relacionado ao Controle Estatístico do Processo - CEP -, são muitos os fatores que podem influenciar um processo, consequentemente, influenciam nos seus resultados. Em processos produtivos têm-se muitas variáveis que podem influenciar. Entre as principais estão os equipamentos, as ferramentas, o homem, entre outros. No entanto, quando se fala de processos relacionados a serviços e outros que não ligados à produção de produtos, deve-se atentar quais fatores circunstanciais e ligados à especificidade do processo podem gerar variações nas capacidades de entrega de resultados. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Existem muitas ferramentas para analisar os processos não ligados a produtos e produção, que podem ajudar na identificação das causas raízes de geração de problemas de capacidade de entrega de resultados adequados, entre os quais podemos citar: PDCA (Plan, Do, Check e Action), Histograma, Fluxograma, Gráfico de Pareto, Curva ABC, Diagrama de Ishikawa, Brainstorming, Análise de oportunidades, Matriz SWOT, Diagrama de Árvores e suas vertentes, gráfico de Gantt, gráfico de radar, Análise das cinco forças competitivas de Porter, Análise do ciclo de vida, QFD, Método de analogias, Método de análise de problemas, Ferramenta de análise de falhas - FMEA, BPM - Business Process Modeling (Gerenciamento de processos) etc.
II- A variabilidade é corriqueira em qualquer processo produtivo ou de prestação de serviço.
III- O objetivo da Análise de Capacidade é diagnosticar se os processos são capazes de satisfazer os requerimentos dos clientes.
IV- Conseguimos produzir duas peças exatamente iguais, pois existem diversos fatores que podem influenciar o processo em si e gerar variação dimensional, ou uma variação de outra característica qualquer da peça.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	Na Avaliação Institucional, organizada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, cada ator pedagógico pode atribuir uma nota de 0 a 5. A CPA -, ao tabular os resultados obtidos em um dos Polos de Apoio Presencial na dimensão "Qualidade do atendimento da biblioteca", obteve a distribuição disposta na tabela a seguir. A partir desses dados, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o desvio padrão das notas atribuídas:
	
	 a)
	Desvio padrão = 1,29.
	 b)
	Desvio padrão = 1,95.
	 c)
	Desvio padrão = 1,67.
	 d)
	Desvio padrão = 1,39.
	
	O chamados Círculos de Controle da Qualidade - CCQ - são conjuntos de colaboradores, que se reúnem regularmente para tratar sobre problemas, defeitos e estudo de soluções. Teve início no Japão em 1962, sendo creditado a Kaoru Ishikawa o seu desenvolvimento. Também é associado a Ishikawa o desenvolvimento do diagrama causa-efeito. De fato, o diagrama causa-efeito é bastante utilizado pelas equipes de CCQ. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a formação da estrutura inicial do diagrama causa-efeito, pode ser aplicada à metodologia 6M. Dessa forma, são classificadas as categorias referentes às causas.
(    ) A metodologia 6M, como o nome sugere, é composta por seis categorias: método, material, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente.
(    ) Dentre os elementos presentes em um diagrama causa-efeito, podemos citar: efeito, categoria, causa, planejamento (Plan) e execução (Act).
(    ) Uma das vantagens do diagrama causa-efeito é que ele permite que seja realizado e arquivado um registro visual de toda a análise do problema (efeito).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 8 foi Cancelada.
	9.
	A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, à melhoria de resultados e ao aumento de lucros, por meio de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e consequente motivação. Uma indústria de componentes eletrônicos verificou durante uma semana (de segunda a sábado) o número de defeitos de seus aparelhos, obtendo, respectivamente, os seguintes resultados: 2 - 9 - 8 - 5 - 7 - 5. Com base nesses dados, analise as sentenças a seguir:
I- A média foi 6 no período de componentes com defeitos.
II- A moda dos dados obtidos é 7.
III- A mediana da pesquisa é 3.
IV- O coeficiente de variação calculado foi de 2,1.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	A Capacidade do Processo descreve o melhor que se pode esperar dele. Por isso, utilizamos a variabilidade de curto prazo, na qual somente causas comuns se manifestam. A variação de longo prazo permite uma avaliação do processo mais próximo às necessidades do cliente. A razão de utilizar a variação a longo prazo é que esta inclui as variações devido a causas especiais e comuns que podem
ocorrer ao longo do processo, por exemplo, variações devido a diferentes lotes de matéria-prima. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os índices de capacidade do processo Cp e Cpk utilizam a variabilidade a longo prazo, enquanto que os índices Pp e Ppk utilizam a variabilidade a curto prazo como estimativa do desvio padrão.
II- O Ppk avalia se o processo está centrado e este índice tem como objetivo realizar uma medição da distância entre o limite de especificação mais próxima da característica de qualidade estudada com a distância da amplitude do processo histórico.
III- O índice Pp compara a tolerância especificada no projeto com a performance do processo no passado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.

Continue navegando