Buscar

APS - Trabalho - Estudo de Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Eu fiz... E deu certo
Conheça a história de um gestor que, sem medo das dificuldades, arregaçou as mangas e conseguiu transformar a realidade de sua escola, para a alegria da comunidade, das famílias e dos estudantes.
Caso a ser estudado: Desafio amazônico
“Na EE Pedro dos Santos, as paredes falam. E muito: o que primeiro salta aos olhos é a manutenção impecável da construção, com salas bem conservadas e banheiros cheirando a limpeza. Na área comum, a produção da criançada ganha voz em painéis, dividindo espaço com quadros sobre a missão da escola e seus objetivos estratégicos. Até o teto tem história: dele pendem poesias dos alunos, decorando as mesas do refeitório ao lado do jardim florido.
Tudo muito diferente da situação encontrada pelo gestor Paulo Amaro Gomes de Andrade em 2001. À época, não havia saneamento básico nem luz elétrica, e a evasão batia em alarmantes 47%. Hoje, a aprovação é de 96%, e o abandono, apenas 2%. Uma revolução, reconhecida com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar de 2005, que começou a nascer com a aposta nas relações interpessoais. "Ao longo do meu primeiro ano, organizei reuniões mensais com a comunidade para que, juntos, decidíssemos qual escola queríamos. Foi uma forma de dividir a gestão entre todos", lembra.
A partilha de responsabilidades segue valendo. Os produtores locais doam frutas para completar a merenda escolar. As contribuições voluntárias bancam pequenas reformas e o diesel dos barcos, que transportam cerca de 800 estudantes. Se alguém quebra uma cadeira, tem de consertar. Pais de alunos faltosos precisam ir à escola justificar a ausência. Os professores, por sua vez, fazem o planejamento diário e uma lista mensal para as famílias com os conteúdos ensinados.
O registro de todos esses compromissos fica nas mãos do diretor. Para cada tarefa, da entrega do material escolar ao número de faltas, Paulo mantém um caderno. "Isso dá agilidade ao diagnóstico dos problemas. Depois, as melhorias são socializadas nos murais." A próxima batalha é ampliar as instalações para atender melhor os 950 alunos - hoje, há salas sob a cobertura externa da quadra de esportes. Mas o esforço de não deixar ninguém para trás é reconhecido mesmo por quem não estuda em condições ideais. Durante a manhã em que a reportagem de NOVA ESCOLA esteve na Pedro dos Santos, um grupo de meninas do 1º ano do Ensino Médio embelezava, com arranjos de girassóis, cada carteira da sala improvisada. Na escola em que as paredes falam, até uma classe sem paredes dá o que falar”.
Você acabou de ler uma pequena e simples história de Gestão Escolar que deu certo.
Pense em cada pilar transformado pelo seu diretor e todos os outros gestores envolvidos e comprometidos com o sucesso da escola. 
Agora responda.
1 – Considerando o primeiro parágrafo do texto, a descrição do repórter, ao falar sobre a Escola Pedro, sugere-nos a realidade de ações em gestão voltadas para que pilar ou que pilares da Organização e Gestão Escolar? Responda e utilize duas passagens que comprovem sua escolha.
A instituição possui os três principais pilares da gestão escolar: pedagógico, financeiro e administrativo . 
“o que primeiro salta aos olhos é a manutenção impecável da construção”
“Até o teto tem história: dele pendem poesias dos alunos, decorando as mesas do refeitório ao lado do jardim florido.”
2 – “A partilha de responsabilidades segue valendo”.
A frase acima está relacionada às responsabilidades de todos que fazem parte da Escola. Essa dinâmica estabelecida é, na prática, benéfica ou não, para a sustentabilidade da Instituição? Por quê?
3 – “Gestão escolar se constitui no ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinando as diretrizes e políticas educacionais públicas à implementação do projeto político pedagógico. Todavia, este ato possui significados e finalidades que ultrapassam tal definição. Com relação aos significados e finalidades de gestão escolar, registre.
a) uma ação que tenha fomentado um ambiente educacional de democracia.
b) um exemplo de ação cujo resultado, inevitavelmente, transformou socioeconômica e culturalmente, o entorno da Escola. 
c) uma ação que promoveu a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, desenvolvendo-lhes competências necessárias à cidadania.
d) um exemplo que comprove a efetividade do processo de comunicação, diálogo aberto e liderança participativa.
Resposta :Opção A

Continue navegando