Buscar

POSTAGEM_1_PEVAE

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
(PE: VAE)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 PLANO DE AULA
VERA SANTOS SILVA RA2049060
TOCANTINÓPOLIS –TO.
2021
ROTEIRO PARA O PLANO DE AULA
 1. IDENTIFICAÇÃO
Nível de ensino: Ensino Fundamental II - 9º ano.
Disciplina: História
Tema da aula: Ditadura militar no Brasil 
Tempo de duração da aula: 50 minutos 
2. CONTEÚDOS
· Golpe civil-militar de 1964.
· Instalação da ditadura (1964-1985).
3. OBJETIVOS 
· Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas á memória e a justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
· Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
4. RECURSOS
Para atingir os objetivos propostos haverá leitura de textos extraídos do livro didático de história para introdução do tema. Serão exibidos vídeos dos acontecimentos para que tenham maior dimensão do tema.
Será necessário acesso a computador e um projetor multimídia com som e o livro didático de história.
 
5. ETAPAS DA AULA 
5.1 Introduções ao tema.
Introduzindo a aula será exposto um vídeo sobre a ditadura explicando como se deu o Golpe Militar de 1964�e seus principais acontecimentos .Após o vídeo serão feitos questionamento sobre a temática.
(Duração 20 minutos)
 
5.2 Desenvolvimento da aula. 
Realizada a introdução do tema com a turma, será feita uma conversa sobre o sentimento de cada um em relação ao vídeo que assistiram anteriormente e a partir disso será feito o desenvolvimento dos conteúdos da aula. Para que exista uma troca de saberes entre o educador e o educando será priorizado que o desenvolvimento oral sobre o conteúdo seja feito de maneira a incentivar a participação efetiva dos alunos. 
Um dos recursos para auxiliar na apresentação dos conteúdos será o uso do livro didático, para compreensão teórica do que foi exposto no vídeo para aprendizagem do que conteúdo. 
(Duração 10 minutos)
5.3 Atividades para os estudantes. 
Após o conteúdo ser exposto na aula, será incentivado ao aluno elaborar um texto simples como exercício de fixação dos conteúdos estudados até o momento, o tipo de texto fica a critério do aluno para que ele se sinta mais seguro de escrever aquilo que compreendeu durante a aula. 
(20 minutos)
6. AVALIAÇÃO
Cada aluno será avaliado de acordo com a sua especificidade e com o tipo de participação durante a aula, as suas contribuições para o dialogo, o debate e a troca de ideias. 
Ao final da aula serão feitas algumas perguntas orais para verificar se os conteúdos trabalhados foram fixados pelos educandos, e a partir disso ter uma noção do que deve ser retomado na próxima aula a fim de garantir um melhor aprendizado sobre o tema. 
 REFERENCIAS
-BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 26 de setembro de 2021..
 -TOCANTINS. Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. História. In: Reordenamento Curricular do Tocantins: Educação Infantil e Ensino Fundamental. (Secretaria de Educação, Juventude e Esportes, 2021 No prelo). 
-NEVES, Daniel. “Ditadura Militar”. História do mundo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/golpe-de-64.htm. Acesso em 26 de setembro 2021 às 13h40mim
Vídeos:
Ditadura Militar no Brasil - Toda Matéria
https://www.youtube.com/watch?v=DeZxaw7CMko

Continue navegando