A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
52 pág.
Exercício de História do Brasil - A Construção da Nação até o golpe de 1930 - Exercício de Fixação 1-3

Pré-visualização | Página 1 de 15

Exercício de História do Brasil: A Construção da Nação até o golpe de 1930 - Exercício de Fixação 1
Questão 1 de 10
Para ZOMER, “A primeira Constituição do período republicano brasileiro teve duas influências significativas...” (ZOMER, 2018, p. 48)
Assinale a alternativa que corresponde à essas influências, segundo a autora:
A - A questão abolicionista e a descentralização do poder.
B - As influências foram as práticas econômicas e as políticas do contexto brasileiro.
C - As influências foram o movimento abolicionista e a promessa de alforria.
D - As influências significativas foram o Positivismo e a Constituição dos Estados Unidos da América. (Resposta correta)
E - O modelo capitalista que defendia o aumento do poder econômico e o fim dos entraves políticos.
Questão 2 de 10
Em sua obra, ZOMER destaca o estudo da historiadora Thaís Nivia de Lima e Fonseca (2002), que traz em seu trabalho uma análise historiográfica sobre a construção da imagem de um personagem criado não apenas aos interesses republicanos, mas também, conforme a recepção do público de seu tempo e das décadas que se seguiram. Naquela época, este herói nacional era necessário para que houvesse identificação popular, apoiando aqueles que instituiriam uma nova forma política. (ZOMER, 2018, p. 46)
Quem é este personagem da representação heroica e patriotismo da República a quem a historiadora se refere?
A - Campos Salles.
B - José Murilo de Carvalho.
C - Machado de Assis.
D - Marechal Deodoro da Fonseca.
E - Tiradentes. (Resposta correta)
Questão 3 de 10
O socialismo surgiu em virtude das consequências da Revolução Industrial no século XVIII, processo em que operários eram expostos à exploração mediante excessivas horas de trabalho, ausência de direitos trabalhistas, salários baixos e condições precárias de trabalho. Segundo o autor SPINDEL (1995, p. 15), o que significava o socialismo?
A - Socialismo significa dividir TODOS os bens dos mais ricos e dividir para os pobres.
B - Socialismo significa manter a elite burguesa no poder.
C - Socialismo significa tratar brancos melhor, por serem de casta superior.
D - Socialismo significa uma ideologia política utópica.
E - Socialismo significava uma resposta à miséria imposta pelo capitalismo industrial e agrário, que tomou conta do mundo nos últimos séculos. (Resposta correta)
Questão 4 de 10
Para ZOMER, com a situação do trabalho escravo no Brasil, a produção tornava-se mais barata, o que desagradava a Inglaterra e os países da Europa, cujo capitalismo não aceitava mais o trabalho escravo, e principalmente, porque este modelo escravocrata já não existia nas colônias inglesas, ou seja, o trabalho escravo não interessava mais ao capitalismo europeu.
Assinale a alternativa que explica porque as ideias referentes à ciência, à tecnologia, ao ideal de civilidade e de progresso afirmavam-se nos países capitalistas, condenando a escravidão.
A - Esse acontecimento está atrelado a mudanças que ocorriam no Brasil, como a diminuição da produção de soja na região sul.
B - Porque a população negra liberta poderia comprar terras e aumentar a produção agrícola, impulsionando a economia dos países e o desenvolvimento de todas as nações.
C - Porque acabaria com os conflitos entre os escravos.
D - Porque os países capitalistas se importavam com a qualidade de vida dos escravos, alegando inclusive, que eles tinham direito a indenizações pelo período em que viveram em situação de servidão.
E - Porque os países que mais se adaptassem a esses princípios alcançariam destaque na corrida imperialista e novos mercados consumidores. (Resposta correta)
Questão 5 de 10
O mundo ocidental caminhava para um período de disputas entre os países da Europa, em especial estabelecendo impérios, fortalecidos por grandes nações, cujo capitalismo não aceitava mais o trabalho escravo, principalmente porque este já não existia nas colônias inglesas. Mas, também, existia um outro forte motivo capitalista para a não aceitação do trabalho escravo. Qual era ele?
A - A equidade racial.
B - A esperança de embranquecimento da população.
C - A segregação racial.
D - Com o trabalho escravo no Brasil, a produção tornava-se mais barata, o que desagradava a concorrente Inglaterra. (Resposta correta)
Questão 6 de 10
No início do século XIX, o Brasil ainda era uma colônia portuguesa, situação que se transformou após a Proclamação da Independência, no ano de 1822. Depois disso, o Brasil vivenciou conflitos importantes, como a Revolução Farroupilha (1835-1845), a Sabinada (1837-1838), a Balaiada (1839- -1841) e a Revolução Praieira (1848-1850), que questionavam a organização política e social do país, incluindo o Poder Moderador (presente na Constituição de 1824). Sobre isso é CORRETO dizer que:
A - A Revolução Balaiada é um movimento de elite. Ela questionada a organização social do país.
B - A Revolução Farroupilha foi um conflito em que a elite gaúcha questionava o valor dos impostos pagos sobre o charque;
C -A Revolução Praieira e a Balaiada, por sua vez, foram movimentos contra as elites locais em Pernambuco e no Maranhão (Resposta correta)
D - A Sabinada foi símbolo da opressão e da miséria vividas pelo povo
E - A Sabinada foi um conflito de classe pobre. Defendiam uma “descentralização” do poder;
Questão 7 de 10
Em sua obra, ZOMER destaca que Auguste Comte, indissociavelmente ligado ao positivismo, preocupou-se em pensar na organização e na ordem social de um contexto para obter progresso, defendendo que “o espírito humano teria passado por três fases.”
Assinale a alternativa que corresponde à obra do filósofo positivista, em que destaca as três fases do espírito humano:
A - Curso da formulação de leis naturais, de 1840.
B - Curso de filosofia positivista, de 1842. (Resposta correta)
C - Curso Sistematizador da Sociologia, em 1841.
D - O desenvolvimento da humanidade, em 1843.
E - Verdade para as ciências exatas e biológicas, de 1839.
Questão 8 de 10
ZOMER destaca que nem todo republicano era abolicionista ou, ao menos, defendia de imediato a abolição da escravatura: “O fim da escravidão era um dos maiores embates da época, visto que uma parte dos republicanos ou defendiam sua protelação, ou sua manutenção (...)” (ZOMER, 2018, p. 37)
Analise porque os republicanos defendiam a manutenção ou protelação da escravidão, avaliando as seguintes afirmações:
I. Porque não se interessavam pela questão abolicionista.
II. Porque seus ideais eram conservadores.
III. Porque temiam a representatividade política dos negros libertos.
IV. Porque temiam a revolta dos negros libertos.
V. Porque também eram donos de escravos.
A respeito desse assunto, é correto apenas o que se afirma em:
A - I e II.
B - I e IV.
C - I, II e III.
D - II e III.
E - II e V. (Resposta correta)
Questão 9 de 10
Na França, após a Revolução de 1789, as famílias nobres e aristocratas, em sua maioria, foram destituídas do poder ou até mesmo mortas. No entanto, no Brasil, a configuração social não sofreu grandes transformações, especialmente se consideramos a república uma forma política de inclusão e de representação da maioria. No caso brasileiro, de imediato, a República foi proclamada devido às divergências do Exército em relação à monarquia e pelo apoio recebido dos produtores de café de São Paulo. E, porque os produtores paulistas apoiaram esta causa?
A - Por estarem preocupados com as vantagens da abolição para os negros.
B - Porque não concordavam com a abolição da escravidão e consideravam “descaso” de Dom Pedro II a falta de preocupação com relação à importância econômica da mão de obra escravizada. (Resposta correta)
C - Por serem a favor da abolição da escravatura.
D - Por serem a favor dos direitos dos imigrantes europeus.
E - Por serem contrários à segregação racial.
Questão 10 de 10
A situação da Igreja Católica Apostólica Romana não era muito cômoda após a Proclamação da República, especialmente por ter perdido boa parte de seu poder político. Nesse contexto, foram lançadas diversas estratégias para que ela continuasse ampliando seu horizonte de domínio e, ao mesmo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.