Buscar

Introdução a viroses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução a viroses - Fichamento
· Os vírus de RNA sofrem mais mutações, se comparados aos vírus de DNA pois o vírus de DNA quando está replicando conta com a presença da enzima DNA polimerase, portanto, caso ocorra um erro durante a união dos peptídeos o vírus de DNA consegue retroceder, ele desincorpora o nucleotídeo errado para colocar o correto. Já o vírus de RNA não possui a DNA polimerase, a RNA polimerase que copia os genes do vírus normalmente não é capaz de revisar o material genético, então se incorporar um nucleotídeo errado, não tem como reparar o erro, então os vírus vão ficando então muito diferentes. 
· O spillover é um termo usado em ecologia para indicar que um vírus ou micróbio conseguiu se adaptar migrando de uma espécie de hospedeiro para outra. Não é um evento tão comum, mas quando acontece com o ser humano, temos as zoonoses, vem se tornando cada vez mais frequente devido ao comportamento do ser humano, a invasão e destruição cada vez mais frequente de ambientes naturais inexplorados. A destruição faz com que animais selvagens fiquem mais próximos do homem devido a perda do seu habitat natural o que expõe o homem a diversos tipos de vetores de possíveis doenças. O desrespeito ao meio ambiente, o comércio de animais silvestres, e a falta de noções básicas de higiene contribuem cada vez mais para o fenômeno. 
· Os morcegos podem transmitir diferentes vírus (como coronavírus) para o homem, porém não são capazes de adoecerem. Os morcegos apesar de serem reservatórios/hospedeiros de diversos vírus, possuem um sistema imunológico que está em uma constante evolução, o que consequentemente tornam os morcegos resistentes as infecções causadas pelos vírus. No entanto, os vírus na tentativa de escapar desse sistema imune continuam evoluindo, possuindo como exemplo o coronavírus. 
· O esforço resultou em um arsenal de vírus distintos, o que aumentou a probabilidade de algum destes infectar outra espécie, no caso o homem. Pensa-se que a resistência natural dos morcegos às infeções também esteja relacionada com a elevada temperatura corporal de 38 a 41º C durante o voo, mais alta do que a temperatura da maioria dos mamíferos, portanto isso tornou os vírus mais evoluídos em morcegos, tornando-os capazes de suportar altas temperaturas, fazendo com que sejam capazes de resistir ao aumento da temperatura corporal que o sistema imune humano utiliza como mecanismo de defesa para desativar agentes patogênicos.
· A importância de descobrir a origem das pandemias deve-se ao fato que seja possível está preparado para lidar com a pandemia o que envolve já ter um plano de ação para quando ocorrer. A prevenção é um dos principais pontos, refere-se a ações que tentam impedir o surgimento ou a propagação de doenças. Incluem-se nesse campo o controle de zoonoses. O conhecimento sobre a origem das pandemias deve tornar os países capazes de ter uma rápida resposta identificando surtos e reportá-los, o conhecimento também torna os países mais rápidos a tomadas de decisões para evitar que os surtos de doenças se espalhem.

Continue navegando