Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

LAMINAÇÃO DE BARRAS
Na fabricação de barras laminadas a quente, existem diversas formas para conferir ao material as características desejadas no produto final. 
Essas características variam de acordo com a estrutura do aço, ou seja, a forma geométrica do reticulo cristalino do aço e, essas formas geométricas, por sua vez, variam apresentando cada uma suas características próprias, que se transferem ao aço, conforme a combinação de estruturas presentes.
- Tenacidade é o conceito que denota a capacidade do aço de resistir à aplicação de uma força externa sem quebrar. 
- Fratura por clivagem: Fratura Frágil (transgranular ou intergranular). Caracterizada pela separação de planos atômicos.
AUSFORMING OU TRATAMENTO TERMOMECÂNICO DE BAIXA TEMPERATURA (TMBT), CONSISTE NA DEFORMAÇÃO DA AUSTENITA NO DOMÍNIO METAESTÁVEL NA BAIA ENTRE AS CURVAS DA FERRITA E DA BAINITA NO DIAGRAMA TTT.
O AÇO É AQUECIDO ATÉ A TEMPERATURA DE AUSTENITIZAÇÃO, É DEFORMADO E RESFRIADO RAPIDAMENTE PARA FORMAR MARTENSITA (OU BAINITA). 
EM SEGUIDA É REALIZADO O TRATAMENTO TÉRMICO DE REVENIMENTO PARA ALIVIAR AS TENSÕES INTERNAS PROVOCADAS PELA PRESENÇA DE MARTENSITA, CORRIGINDO ASSIM, A DUREZA E TENACIDADE.
- A deformação plástica altera, significativamente a cinética das transformações, modificando as curvas do diagrama TTT, propiciando um aumento da taxa de nucleação nas regiões mais afetadas pela deformação (contornos de grãos e subgrãos).
- Elevadas taxas de deformação a quente (>50%) produzem um aumento considerável da densidade discordâncias, dessa forma, se o materiais for resfriado e, em seguida, envelhecido, haverá a precipitação de fases endurecedoras preferencialmente nas regiões de contornos de grãos e subgrãos ( ricas em defeitos.
A TEMPERABILIDADE É UM TERMO UTILIZADO PARA DESCREVER A HABILIDADE DE UMA LIGA DE SER ENDURECIDA PELA FORMAÇÃO DE MARTENSITA. UMA LIGA QUE POSSUI ALTA TEMPERABILIDADE FORMA MARTENSITA NÃO APENAS NA SUA SUPERFÍCIE, MAS EM ELEVADO GRAU TAMBÉM EM TODO O SEU INTERIOR. 
Ni -> Este elemento tem efeito de aumentar a temperabilidade e quando combinado com Cr e Mo, produz além da maior temperabilidade, maiores resistência ao impacto e à fadiga. O Ni aumenta a temperabilidade pois este elemento tem efeito na transformação da austenita deslocando as curvas TTT para a direita. 
Este efeito contribui também para que a temperatura de transformação gama para alfa aconteça num ponto em que o aço pode se tornar austenítico em temperatura ambiente quando grandes quantidades de níquel são empregadas.
Cr -> Além do efeito de elemento alfagêneo que ele proporciona diminuindo o tamanho do campo austenítico, o cromo é um elemento de grande importância no sentido de aumentar a temperabilidade do aço devido à sua característica de retardar a taxa de transformação da austenita e contribuir para a formação de martensita. 
O cromo é também um elemento responsável por refinar a estrutura, sendo assim, este efeito combinado com o efeito de formação de carbonetos contribui para o aumento da dureza e tenacidade do aço.
Entre alguns efeitos negativos na utilização de cromo, pode-se destacar que quando adicionado ao aço este elemento aumenta as impurezas, tais como P, Sn e As, segregando para os contornos de grão e induz a fragilização do revenimento.
Mn -> Contribui para a estabilidade da austenita, expandindo o campo austenítico. 
Melhora a qualidade de superfície de quase todas as categorias de aço, reduz o risco de fraturas durante as aplicações em tratamentos de altas temperaturas e pressões, como forjamento, estampagem e laminação, e favorece a forjabilidade e a soldabilidade. 
Este elemento dissolve-se na ferrita até uma composição de 3%, contribuindo para o aumento da tenacidade e tem uma menor tendência para macrosegregação do que qualquer um dos elementos comuns.
O manganês é um fraco formador de carbonetos.
Mo -> Depois do carbono, o Mo é o elemento de liga de maior efeito endurecedor e contribui 34 também para uma maior profundidade de endurecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina