Buscar

Arqueologia, Artefatos e Museologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

• O que é Arqueologia e para que serve
A arqueologia basicamente é a ciência que estuda vestígios matérias, encontrados em sítios arqueológicos, sejam eles vestígios antigos ou mesmo recentes, afim de identificar como eram a vida de nossos antepassados. Em um todo para que seja feito o devido estudo, existe o trabalho do arqueólogo, que é investigar os mais diversos tipos de vestígios para que possa assim compreender as atividades humanas. A arqueologia seria um meio de explicar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, mudança de costumes principalmente e o avanço da inteligência humana para facilitar a vida e seus afazeres.
 
•Artefatos Arqueológicos
O arqueólogo ao achar o que chamados de sítios arqueológicos, que é um local onde houve uma ocupação humana antiga, onde são feitas as escavações e também análises dos vestígios encontrados, mas o que são esses vestigios? São eles, restos de alimentos, artefatos (pontas de flechas, cerâmica, utensílios domésticos, e até mesmo construções, etc),entre outros que até em nosso dia a dia ainda existem, por fim os vestígios nada mais são do que objetos encontrados em sítios arqueológicos.
•Preservação dos Artefatos Arqueológicos 
O IPHAN faz parte do Patrimônio Cultural Brasileiro, de acordo com a Constituição Federal de 1988, no artigo 216, os bens matérias arqueológicos são protegidos pela Lei n• 3.924, de 26 de julho de 1961. Os sítios arqueológicos são protegidos legalmente, causar danos a um patrimônio da União é passível de processo judicial, os proprietários de terra que encontrarem qualquer vestígio arqueológico, devem comunicar o IPHAN no prazo de 60 dias. Todos esses instrumento legais indicam a necessidade que cada material arqueológico achado deve ter a sua correta conservação, até porque é ali que está a nossa história.
•Museologia 
A expressão „museológica “significaria instituições, não necessariamente museais, que realizam suas atividades de documentação, pesquisa, preservação, comunicação e educação a partir de perspectivas do campo da Museologia, sendo a museologia aqui entendida como a área do conhecimento que tem por missão “interpretar cientificamente a relação entre o humano e a realidade, e fazer-nos entender a musealidade em seu contexto histórico e social" (STRÀNSKY, 1980, p. 192). Tais características a aproximam do processo de musealização, processo que envolve a pesquisa, preservação e comunicação.
a Museologia tem apresentado uma nova configuração epistêmica. Não mais restrita aos museus, a Museologia ou o museológico podem ser aplicados e analisados em outros espaços culturais.
Ela é uma instituição em benefício da sociedade, dedicada a explorar e compreender o mundo através da pesquisa, preservação e comunicação - em particular através da interpretação e exposição - das evidências materiais e imateriais que constituem o património da humanidade. É uma instituição sem fins lucrativos.
O museólogo é o profissional que estuda os processos museológicos, com destaque para museus a partir das interações entre homem, cultura e natureza, dentro dos diferentes sistemas de pensamento. As responsabilidades deles incluem a salvaguarda, a documentação, a difusão de acervos naturais e culturais; o planeamento e a realização de exposições; o desenvolvimento de programas educativos e culturais; defesa do patrimônio; defesa do respeito à vida, à pluralidade biológica e cultural e à igualdade de direitos em todas as sociedades, além do Plano Museológico que somente pode ser criado e assinado pelo profissional.
O museólogo atua em museus, centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação, galerias de arte, e qualquer instituição ligada à proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio cultural.
A profissão de museólogo, no Brasil, é regulamentada pela Lei Federal nº 7.287, 18 de dezembro de 1984 e tem seus direitos garantidos pelos Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Museologia.
Referências
•https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-arqueologia/
•http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/63/arqueologia-historica
•http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/constituicao_federal_art_216.pdf
•BRASIL, Lei nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984, que dispõe sobre a profissão de Museólogo e autoriza a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Museologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7287.htm#:~:text=LEI%20No%207.287%2C%20DE%2018%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201984.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20Regulamenta%C3%A7%C3%A3o%20da,Art. Acesso em: 05 de nov. de 2021.
•STRÁNSKÝ, Zbynek Z. Archeologie a muzeologie. Brno: Masarykova Univerzita, 2005.
•BAUER, Jonei. O que é Museologia?. Disponível em: https://www.triscele.com.br/triscele/o-que-e-museologia. Acesso em: 05 de nov. de 2021.
•Guia da Carreira. Museologia. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/profissao/museologia/. Acesso em: 05 de nov. de 2021.
•MUSEOLOGIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Museologia&oldid=61340756>. Acesso em: 8 jun. 2021.

Continue navegando