Buscar

Resumão Materiais Dentários II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumão Materiais Dentários II: Materiais Restauradores Intermediários, Amalgama e Resinas compostas 
Matérias restauradoras intermediárias: Esmalte- 96% mineralizado dentina- 70% orgânica 18% inorgânica e 12% água polpa inervada vascularizada responsável pela vitalidade do dente, produz dentina e a melhor proteção para a polpa é a dentina. Os materiais ajudam a não perder a vitalidade do dente, a proteção pulpar é ótima contra estímulos térmicos variação de temperatura e estímulos químicos. Efeitos hidrodinâmicos, movimentos dos fluidos para dentro dos túbulos dentários. Penetração de fluidos orais, e pequenos números de bactérias aos seus subprodutos, elas podem entram por esses túbulos que dão acesso livre para a polpa, a função: barreira antibacteriana elimina o potencial de micro infiltração bacteriana pelo o uso de técnicas adesivas. A função dessas matérias e proteger a polpa da Invasão bacteriana, variação de temperatura e química. Importância protege a polpa das invasões em Gerais e variação. Requisitos: tem que ser bacteriostático isolante térmico Sela os túbulos e tem que ter resistência mecânica biocompatibilidade e tem que ficar bem aderido no dente. 
Classificação: forradores (ele tem que proteger o complexo dentina polpa, precisa liberar flúor na interface do dente/restauração indicação cavidade profunda e muito profunda) , bases cavatorios (proteger ou substituir a dentina) eles vão recuperar a geometria cavilaria, ele é em menor volume de materiais restaurador..
Material restaurador é sempre na parede pulpar na parede circundante aplica-se outros matérias. Os fatores que condicionam é a características da lesão, e da condição da polpa a profundidade da cavidade a idade do paciente e tipo do substrato dentinario.
verniz cavilario: ele e utilizado antes do amálgama é uma resina natural, tem solventes, aplicamos 2 camadas e ele vai evaporar vai formar uma película Protetora. Ele serve como isolante térmico ele vai vedar a interface do dente Evita a descoloração das estruturas dentárias e eles selam os canalículos e esse material não pode ser utilizado antes da resina composta, ele só é utilizado antes do amálgama. 
Cimento hidróxido de cálcio: ele e um cimento ele tem uma pasta base e catalizadora, temos 2 gotas uma de cada e mistura por 30 segundos, com o aplicador de hidróxido de cálcio a presa desse material e de 2 minutos. A relação de quelacao entre o oxido de zinco e o dissalicato vai ser nesses 2 minutos. Vantagens: alcanidade, bacteriostático, favorece o reparo isolante térmico, neutraliza o PH ácido, pois o seu e de 11 a 12 e oblipera os túbulos dentários. Desvantagem: não se adere muito a dentina e é solúvel em água,. 
C dióxido de Cinco: ele tem que utilizado com a resina em pó em 10% para que aumente sua resistência e diminui a sua solubidade, PH e considero acido/base até neutro o ph varia de 6.6 a 8. Tem efeito sedativo a polpa devido o eugenol. Reduz a dor, pois ele e antibactericida e não pode ser usado direto na polpa. Desvantagem alta solubilidade no ambiente oral se desintegra devido ao eugenol ele tem baixa resistência e não é usado como forrador e ele inibe a polimerização. Tempo de espatulação é de 1 minuto e o tempo de presa é de 5 minutos. Considerado um material provisório.
CIV ele tem po e líquido, vantagem: biocompatibilidade, libera flúor e tem espaçao termica semelhante ao do dente, adesividade isolante termico radiopaco, e o tempo de espatulaçao é uma aglutinacao do po ao líquido por 45 segundos tempo de presa de 3 a 6 minutos. Quando maior a resistência maior a particula do material. Libera ions de vidro e liberação de fluor. Sua presa ocorre através de ácido/base. Fases do CIV dissolução, gelificarão e endurecimento. Características: civ metal- melhor propriedade mecânica suas partículas de prata microfinas é que fazem a maior agregação deles no pó eles possuem partículas mais arredondas radiopacidade é um material antiestético e mais barato. civ resina- incorporação de particular de resina líquido melhor propriedade mecânica e estética. 
Tipos: cimentação, restauração, forramento e modificado por resina que é o tipo 1(cimentação: partícula de pó mais fina, melhor escoamento e tempo de presa reduzido) 2(restauração" granulacao mais granulado, quantidade insignificante de resina baixa resistência a oclusão) 3(forramento libera floreto granulacao media) e 4 ( modificado por resina tem reação por ácido/base). Propriedade: libera flúor, adesividade, tem biocompatibilidade resistência e coeficiencia de expansao termica linear libera flúor. 
Vantagens: tem mais intensidade nas 24h 48h. Anticariogenico atua sobre bactéria, inibindo a produção de ácidos durante a fermentação.
Amálgama: combinação de uma liga metálica constituída de prata etc.. na restauração não temos uma união dente e a restauração mas vai ocorrer, uma correção para preenchimento do espaço, provoca corrosão direta precisamos realizar o selamento com verniz cavitario , selamento tardio corre oxidação e correção através da entrada de agua. Vai vem proporcionada aumenta a segurança e diminui o risco de contaminação. Preenchemos a condenação cunha usamos para permitir o ajuste correto da matriz na região cervical promovendo um discreto afastamento dos dentes para compensa a espessura da lâmina da matriz, evita o extravasamento do amálgama. Polimento após 48h acabado há 1 semana utilizados as 12 lâminas para polimento, pedra pomis mais água para polir deixar brilhoso. Vantagem auto selamento marginal, baixo custo fácil de usar se adapta a parede dentária resistência a mastigação. Desvantagem não é estético tem condução termica tem toxidade ao mercúrio não tem adesão. Preparo pouco conservado
resina composta ê um material utilizado para realizar restauração. 
Tipos: macroparticulas resina quimicamente ativada 
Resinas fotopolimerizadas microparticulas maior estética e maior resistência. vantagem: preparo conservador limitado remoção da lesão cariosa, restauração estética, facilidade no reparo, custo baixo comparado as restaurações estéticas. Desvantagem: contração de polimerizacao das resinas compostas normais baixa resistência ao desgaste adesão e boa no esmalte. Possuem um baixo custo comparada as restaurações indiretas comparadas as lentes de contato. Ela não é indicada para restauração subgengival porque ela só se adere bem ao esmalte. Condicionamento ácido precisamos colocar no esmalte(30segundos)e na dentina (20segundos). Condicionamento total não podemos jogar jato de ar para secar ela só um pouco, lavamos para retirar as maiores particulas presentes ali da uma leve secada com o algodão para não prejudicar a adesão do material. Adesivos: 4 geração: mais comum quando temos Condicionamento total, e de 5 geração que tem um alto Condicionamento e não precisamos condicionar a dentina. 
Passos: Condicionamento, adesivo, e depois adicionar a resina

Continue navegando