Buscar

Senac Técnico em Qualidade - Atividades Complementares - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Estudante: Adrian dos Santos Gonçalves
Componente: Atividades Complementares Presenciais - Módulo I
Tutor: Douglas Camargo Carvalho
Polo e Data: São Leopoldo, 06/11/2021
Vídeo Aula 1
Atividade 1
➤ Contextualização com o mercado e perfil profissional:
 Acredito que quando uma empresa busca um profissional de nível técnico da área da qualidade, espera alguém que vá desenvolver tarefas para entregar produtos com maior qualidade para seus clientes, utilizando as ferramentas da qualidade e as experiências adquiridas no curso, para assim, criar estratégias e entregar mais organização e qualidade para a empresa. O profissional da qualidade deve ser muito atento e analisar a todo tempo os processos, assim podendo desenvolver seu trabalho e implementar novas regras para benefício de toda a empresa.
 O profissional que irá atuar na área da qualidade deve possuir algumas habilidades em específico, são elas, proatividade (sendo responsável por determinadas ações, deve se demonstrar pró ativo), flexibilidade (sendo necessário muitas vezes interagir com outros setores dentro da empresa), adaptação (podendo, algumas vezes, ser necessário algum tipo de mudança), perfil de liderança (estar apto a motivar a equipe de trabalho), fácil relacionamento interpessoal (para uma boa comunicação entre a equipe e setores), comunicação clara e precisa (seja ela em público, individual ou em relatórios), cooperativo (este profissional deve estar disposto a auxiliar em todos os setores da empresa)e organizado (e capaz de promover a organização no seu ambiente de trabalho com sua equipe), sendo estas ao meu ver as principais características desse profissional.
➤ Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade:
 Tendo em vista a importância da área da qualidade para as empresas, se engana quem pensa que o profissional da área da qualidade se coloca apenas na indústria automotiva e metalúrgica, podendo atuar também no setor alimentício, hospitalar, calçadista, laboratorial, bancário, hoteleiro, telefonia, internet, energia, saneamento, lojas de vestuário, óticas, restaurante, lojas de informática, venda de automóveis. Sendo de maior procura, do meu ponto de vista, por indústrias, ao qual necessita entregar uma grande quantidade de produtos em um curto período de tempo. Empresas as quais buscam cada vez mais profissionais qualificados ou qualificar seus profissionais, trazendo esses profissionais para melhorar a qualidade do processo e o produto final.
➤ Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:
 Como falei antes, o profissional de nível técnico da área da qualidade pode atuar em diversos setores, desde industrial automotivo até lojas de vestuário, podendo exercer cargos de auditor, inspetor e assistente, atuando em atividades que envolvem controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Por exemplo, esse profissional pode fazer a inspeção de produtos em uma linha de produção ou também pode participar de auditorias internas e externas. Estando presente desde o começo da produção até o produto final ou serviço prestado, sempre atuando com excelência, ao qual o curso técnico em qualidade disponibiliza ao aluno.
➤ O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:
 A qualidade se mostra de extrema importância quando se fala em organização na empresa, com as ferramentas da qualidade, o profissional consegue elaborar diferentes gráficos para organizar, sendo necessários testes e estudos sobre o produto ou serviço prestado, para assim haver êxito no resultado final da empresa, podendo satisfazer o cliente e consequentemente seus colaboradores. 
 As atividades do profissional da qualidade se tornam diárias, aprimorando os dados sobre o produto, para assim tornar a empresa cada vez mais lucrativa e competitiva no mercado. O time de qualidade da empresa sempre deve se empenhar em buscar processos otimizados e custos operacionais mais baixos, mas sempre buscando a melhor qualidade. Todas as metas que são estipuladas diariamente pela empresa, precisam de uma equipe ágil e que possa entregar um produto ou serviço de qualidade e ao mesmo tempo que seja rápido, deixando assim o cliente satisfeito tornando-o fiel a empresa.
➤ Casos de sistema da qualidade:
 Todos os casos das empresas trazidos no vídeo por seus responsáveis destacaram que, após obterem o certificado ISO 9001, aumentaram a lucratividade, que se deve ao fato da diminuição do desperdício de matéria prima, qualidade e satisfação dos seus clientes. Os produtos ou serviços prestados pelas empresas agora passam por um rigoroso controle de qualidade documentado, testes e processos, que até então, eram desconhecidos por seus colaboradores. Colaboradores aos quais muitas vezes se mostram resistentes a novas tecnologias, processos e normas. Mas com o passar do tempo o programa de qualidade se mostrou eficaz também em relação a capacitação dos colaboradores.
➤ Metodologias e histórico da qualidade:
 A qualidade como conhecemos se deve a três acontecimentos históricos, são eles, a revolução industrial e as duas grandes guerras mundiais. O Japão estava destruído e afundado em dívidas, que pelo seu povo disciplinado e cultural, que com muita luta conseguiram reconstruir, economicamente, seu país. E nessa época o Japão se tornou referência em qualidade, logo se espalhando para outros países.
 Nesse período, no início dos anos 50, se destacaram dois profissionais, por disseminar o conceito da qualidade no Japão, são eles, William Edwards Deming e Joseph Moses Juran.
	➤ William Edwards Deming
 Defendia o envolvimento da gerência no processo e o controle da qualidade em todas as etapas da produção, sendo responsável pela criação do “Ciclo de Deming” ou “Ciclo PDCA”.
	➤ Joseph Moses Juran
 Foi quem implantou uma abordagem mais sistêmica para o “Ciclo PDCA”, nomeada de “Trilogia de Juran”, planejamento, controle e melhoria. No planejamento considera a qualidade desejada e projeta meios para alcançá-la, no controle diagnosticava erros ou acertos no processo e na melhoria desenvolve-se metodologias elevando o desempenho da qualidade continuamente.
 Além de Deming e Juran podemos citar outros “Gurus” da qualidade.
	➤ Kaoru Ishikawa
 Tendo influência de Deming e Juran, para ele a qualidade total implica na participação de todos e trabalhos em grupos o que levou a criação dos ciclos de qualidade, desenvolveu o diagrama de causa e efeito também conhecido como diagrama da espinha de peixe, escreveu 2 livros voltados para a qualidade, “Controle da qualidade total” e “Guia do controle de qualidade”.
	➤ Philip Crosby
 Defendia que a responsabilidade principal era dos gestores e não dos trabalhadores, defendia que a qualidade deveria atender aos requisitos dos clientes e seu foco principal era a prevenção ao erro, foi ele quem enunciou os “6 C’s”, compreensão, compromisso, competência, comunicação, correção e continuação. 
	➤ Armand Feigenbaum
 Em 1961 escreveu o livro controle total da qualidade, para ele é impossível fabricar um produto sem a cooperação dos departamentos. Se dedicou a estudar os custos da qualidade, que são eles, custos de prevenção, custo de avaliação, custo de falhas internas e custo de falhas externas.
 Vamos ver agora algumas metodologias implantadas pelas empresas, para o atingimento dos resultados estipulados.
	➤ Ciclo PDCA
 É um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias para a sobrevivência de uma organização. Aplicado efetivamente por Deming, na década de 50, também conhecido como “Ciclo de Deming”. Tem como objetivo monitorar o planejamento da melhoria contínua, fixar metas e tomar ações corretivas e preventivas durante os programas da qualidade.
 A origem da palavra em inglês PDCA corresponde a, plan (planejar), do (execução), check (verificação) e act (atuação).
 Plan (planejar): nesta etapa devem ser definidas as metas a serem alcançadas assim como os métodos utilizados paraalcançá-las.
 Do (Execução): nesta etapa deve-se qualificar os envolvidos e executar os planos de ação e também devem-se colher informações para utilizar na etapa seguinte.
 Check (verificação): nesta etapa analisa-se os dados do processo, para compará-los com as metas estipuladas na etapa “P”.
 Act (atuação): é o momento de decidir, conforme os dados obtidos, a forma de atuar no processo, sendo eles, adotar o plano proposto como padrão, caso a meta seja satisfatória, ou agir sobre o plano realizando alterações, caso a meta não seja satisfatória.
 Com o Ciclo PDCA também devemos ter alguns cuidados para não pôr tudo a perder, são eles, fazer sem planejar, não definir os métodos para atingir as metas, não qualificar o pessoal para o atingimento das metas, não executar o que foi planejado, não verificar o que foi feito, não padronizar o que foi feito e devidamente verificado, parar após uma volta e não melhorar e não definir, durante o planejamento, os meios de avaliação, e vale lembrar que todo esse processo não tem fim, as melhorias devem ser contínuas, e as anomalias devem ser eliminadas.

Outros materiais