Buscar

Atividade 4 - PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE CARREIRA

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A carreira de uma pessoa pode ser direcionada por diversos fatores, um deles é a vocação, que pode ser entendida como uma predisposição para fazer algo, maior afinidade, tendência e pode envolver as habilidades e competências que você já possui ou que desenvolve com mais facilidade. Os testes vocacionais têm a função de apoiar essa descoberta. Assim, existem ferramentas que ajudam na identificação da personalidade vocacional de cada um.
Sobre o modelo RIASEC, é correto afirmar que:
	
	
	Se uma pessoa tiver valores elevados nas escalas R e I, automaticamente terá a mesma elevação nas dimensões S e E.
	
	
	Quanto mais distante uma dimensão estiver da outra na sua representação gráfica, maior a semelhança entre elas.
	
	
	Se uma pessoa tiver maior pontuação nas dimensões E e S, ela tem padrões realísticos e investigativos predominantes.
	
	
	As dimensões do modelo RIASEC são representadas por uma estrela de cinco pontas, sendo que cada uma indica uma dimensão.
	
	
	As dimensões do modelo RIASEC são realístico, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Quando uma pessoa decide planejar sua carreira, um aspecto fundamental é o fato de que precisa ter autoconhecimento, ou seja, ela precisa se conhecer. Esse autoconhecimento permitirá que seja traçado um caminho que conduza esse indivíduo à satisfação pessoal e profissional. Uma forma de começar a se conhecer é mapear e entender as competências que já possui e quais precisa desenvolver.
Nesse sentido, sobre as habilidades naturais ou âncoras, analise as seguintes afirmativas:
I. Autonomia e independência.
II. Competência técnica ou funcional.
III. Estilo de vida.
IV. Inseguranças e medos.
V. Criatividade empreendedora.
É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II, III e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	II, IV e V.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o excerto abaixo.  
 
“Uma cultura de coaching pode alimentar a liderança. E quando o coaching alinha o desenvolvimento do indivíduo, da equipe e da organização para uma definição mútua de sucesso, então o coaching se torna liderança. A liderança através do coaching oferece uma direção estratégica e prática para todos”.  
 
Fonte: LYONS, L. O coaching no cerne da estratégia. In: LYONS, L.; GOLDSMITH, M.; FREAS, A. Coaching: o exercício da liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 54.  
 
No planejamento e gestão de carreiras, o coaching pode ser um serviço contratado pela organização para assessorar seus colaboradores, mas, além disso, é estratégico desenvolver nos gestores as competências do coaching, promovendo um novo estilo de liderança. 
Reflita sobre as afirmações acima e analise as seguintes proposições, assinalando V, para aquelas verdadeiras e F, para as falsas, no que diz respeito às características do gestor-coach. 
 
(_) É necessária grande habilidade interpessoal. 
(_) O gestor define o percurso de carreira do empregado. 
(_) A autoconfiança é do indivíduo, não depende do gestor. 
(_) O gestor deve colaborar, limitando a autonomia dos indivíduos. 
(_) O indivíduo deve ser independente do apoio do gestor. 
(_) O gestor deve praticar feedback constante. 
 
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta. 
	
	A.
	V, F, F, F, F, V. 
	
	B.
	F, F, V, V, F, F. 
	
	C.
	F, F, F, V, V, V. 
	
	D.
	V, V, F, F, V, F. 
	
	E.
	V, V, V, F, F, V. 
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia o trecho a seguir. 
 
“Desde a década de 60, pesquisadores como Edgar Schein, Chris Argyris e Harry Levinson estudam os acordos implícitos da relação empregador-emprega- do, a que denominaram contrato psicológico. Esse contrato não escrito refletia as expectativas mútuas para a relação de trabalho e assegurava a estabilidade do vínculo em troca da dedicação aos objetivos organizacionais”. 
 
Fonte: MARTINS, H. T. Gerenciamento da Carreira Proteana: Contribuições para Práticas Contemporâneas de Gestão de Pessoas. In: COSTA, I. S. A.; BALASSIANO, M. Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010. p. 82.  
 
Considere o trecho acima e seus conhecimentos sobre contrato psicológico proteano para avaliar as proposições, a seguir, e a relação entre elas. 
 
I. O contrato psicológico proteano se caracteriza por ser do tipo relacional, 
 
PORQUE 
 
1. o contrato relacional supõe um relacionamento longo e satisfatório para as partes. 
 
Assinale a alternativa correta. 
	
	A.
	As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I. 
	
	B.
	As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I. 
	
	C.
	As proposições I e II são falsas. 
	
	D.
	A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa. 
	
	E.
	A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira. 
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Josué é assistente administrativo e atua na área de gestão de pessoas de uma empresa de tecnologia. Atualmente, essa organização onde ele trabalha está passando por mudanças e estão sendo implementados novos processos e novas atividades. Com essas novidades, algumas ferramentas estão sendo sugeridas para apoiar e facilitar na transição. Entre elas, ele vem ouvindo falar constantemente sobre o 5W2H.
Sobre o 5W2H, é correto afirmar que:
	
	
	É uma estratégia para captar mais candidatos no recrutamento.
	
	
	É uma ferramenta voltada para a construção de planos de ação.
	
	
	É uma ferramenta voltada para avaliar o desempenho das pessoas.
	
	
	É um relatório que indica o sucesso dos treinamentos aplicados.
	
	
	É uma ferramenta de uso exclusivo de coaches.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. O planejamento e a gestão de carreira envolvem dedicação por parte do indivíduo com o próprio futuro. Entender quais rumos se deseja tomar é o primeiro passo para começar a planejar. Esse planejamento também conta com o apoio, a orientação e o incentivo por parte da empresa onde a pessoa atua. Essa conexão entre indivíduo-organização é muito importante para um planejamento adequado.
Sobre o planejamento de carreira, assinale a alternativa correta sobre a relação deste com a matriz SWOT.
	
	
	A matriz SWOT permite identificar os pontos fortes e fracos do indivíduo, além de favorecer a compreensão sobre os aspectos relacionados ao mercado, identificando oportunidades e ameaças à carreira.
	
	
	A matriz SWOT permite que o colaborador avalie seu potencial de crescimento na empresa – afinal, ela tem uma relação muito próxima com o plano de cargos e salários.
	
	
	Ao construir uma matriz SWOT, o indivíduo pode ficar desestimulado por tomar conhecimento dos seus pontos fracos e das ameaças do mercado; por isso, ela só deve ser construída quando estritamente necessário.
	
	
	Como o planejamento de carreira envolve a relação entre indivíduo-organização, a matriz SWOT não seria a ferramenta mais adequada para apoiar no planejamento de carreira.
	
	
	Por ser uma ferramenta empresarial, a matriz SWOT só pode ser aplicada pela organização; assim, o indivíduo precisa que a organização construa a matriz e compartilhe com ele as percepções.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. O planejamento da carreira de um colaborador pode ser apoiado pela organização onde ele está trabalhando. Esse suporte é muito importante para que o funcionário possa se desenvolver adequadamente e trilhar o caminho mais adequado para galgar os passos dentro da carreira pretendida. A organização pode aplicar diferentes técnicas, ferramentas e formas de intervenção para apoiar seus colaboradores.
Assim, considerando os tipos de intervenção que as empresas podem utilizar para orientar e apoiar no desenvolvimento das carreiras do colaboradores, associe as colunas:
(1)   Mentoring                               
(2)   Tutoring                                  
(3)   Counseling                             
(4)   Coaching        
(  ) Relação de ajuda com técnicas de psicologia, visando melhorar o desempenho, a formação e/ou o desenvolvimento.
(  ) Relação que ocorre o apoio para relacionar teoria e prática, de modo a desenvolver habilidades.
(  ) Relaçãopontual na qual existe o interesse de resolver um problema ou um mal-estar específico.
(  ) Relação de longa duração, em que uma pessoa com mais experiência transfere seus conhecimentos à outra e acompanha essa evolução na carreira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
	
	
	1, 2, 3, 4.
	
	
	3, 1, 4, 2.
	
	
	2, 4, 1, 3.
	
	
	4, 2, 3, 1.
	
	
	4, 3, 2, 1.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Leia o trecho a seguir. 
 
Holland (apud MAGALHÃES; GOMES, 2007, p. 96) “propôs um modelo tipológico de personalidades vocacionais que tem dominado a pesquisa sobre interesses nos últimos 20 anos. [...] os interesses vocacionais são uma expressão da personalidade, e indivíduos de uma mesma profissão possuem personalidades e histórias de desenvolvimento similares. As personalidades vocacionais podem ser de seis tipos: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C) (RIASEC)”. 
 
Fonte: MAGALHÃES, M. O.; GOMES, W. B. Personalidades vocacionais e processos de carreira na vida adulta. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 95-103, jan./abr. 2007. p. 96. 
 
Considerando o modelo RIASEC, relacione as colunas das descrições dos profissionais com as siglas resultantes dos tipos de personalidade vocacional dos sujeitos. 
 
1. Maria é proprietária de um atelier de alta costura. Antes de criar os vestidos, ela gosta de conversar bastante com as clientes para entender os estilos delas e propor algo bem coerente com eles. 
1. Ana é técnica de software em uma empresa de Information Technology. Ela gosta de ficar trabalhando no seu computador, matutando sobre os programas, tanto que nem vê o mundo lá fora. 
1. José é analista de orçamento. Ele é o tipo de pessoa que tem os pés na terra, metódico, eficiente, prático, estável e ambicioso. Escolheu a carreira certa pra ele. 
1. João é um arquiteto paisagista. Ele tem imaginação, é pouco convencional e corajoso, ao mesmo tempo em que é curioso, observador, prático e estável. 
 
(_) CER 
(_) RCI 
(_) AIR 
(_) EAS 
 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da segunda coluna. 
	
	A.
	3, 2, 4, 1. 
	
	B.
	2, 1, 3, 4. 
	
	C.
	4, 3, 1, 2. 
	
	D.
	1, 4, 2, 3. 
	
	E.
	2, 3, 1, 4. 
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Na era pós-industrial, o trabalho não é mais determinante do papel principal na vida dos indivíduos. Na atualidade, considerada a era da informação, os papéis dos indivíduos vão muito além dos papéis ocupacionais. Estes se ampliam em um “arco-íris”, incluindo e dando força aos papéis relacionados à vida familiar, à participação na comunidade e em outras instituições como a escolar, religiosa, esportiva, etc. 
 
Fonte: COELHO, J. A. Organizações e carreiras sem fronteira. In: COSTA, I. S. A.; BALASSIANO, M. Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010. 
 
Essa ampliação na gama de papéis assumidos pelos indivíduos remete ao conceito de adaptabilidade de carreira, que tem entrado com frequência nos discursos que se referem ao planejamento e gestão de carreiras na atualidade. 
 
O que exatamente quer dizer adaptabilidade de carreira? Assinale a alternativa que traz o conceito mais adequado a este termo.
	
	A.
	Adaptabilidade de carreira é vista como uma nova competência, mas na realidade é uma competência que adquiriu importância na atual realidade dinâmica do mercado de trabalho, pois significa pensar a própria carreira com a assessoria de um coach, ou com o eventual suporte da organização para a qual presta serviços.
	
	B.
	Adaptabilidade de carreira é uma nova competência necessária aos indivíduos, representada pela habilidade em lidar com o dinamismo do mercado de trabalho e da sociedade, adequando-se às novas circunstâncias de imprevisibilidade relacionadas às funções do trabalho, da carreira e da vida pessoal, identificando projetos e direcionando a carreira.
	
	C.
	Adaptabilidade de carreira é a competência relacionada à correção no modo de agir na progressão de carreira, envolvendo a justiça, a isenção, a lisura, a honestidade, a neutralidade e o comprometimento organizacional. Tal competência é útil para que a empresa tenha a imparcialidade necessária para valorizar seus profissionais mais competentes. 
	
	D.
	Adaptabilidade de carreira é uma competência necessária em tempos competitivos, como os que estamos vivendo nas últimas décadas, e implica em ser tolerante, transigente, agindo com bondade e mantendo a qualidade de desempenho durante a carreira, nas ocasiões em que a organização dará oportunidade, primeiro, a um outro colaborador.
	
	E.
	Adaptabilidade de carreira é uma nova competência exigida aos trabalhadores na atualidade, representada pelo esforço em manter-se em eventuais funções desviadas dos seus objetivos centrais de carreira, no interesse de prosseguir no percurso e, na sequência, haver a posição de carreira almejada.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Leia o trecho a seguir.  
 
“Estrutura de administração de carreiras é o conjunto de políticas e processos estabelecidos e divulgados pelas empresas, visando maior atratividade e facilidade de análise por parte dos profissionais do mercado, melhor negociação entre as partes, bem como otimizados planos de carreira e administração de pessoas, conciliando as necessidades e expectativas das pessoas e das empresas”. 
 
Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Plano de carreira: foco no indivíduo. Como elaborar e aplicar para ser um profissional de sucesso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 35.  
 
Considere o trecho acima e analise as seguintes afirmações: 
 
I. A organização deve estabelecer o tipo de carreira que pode propor, em compatibilidade aos seus objetivos estratégicos, e definir os percursos de carreiras, considerando graus de complexidade, remuneração e competências exigidas. 
1. A organização deve estar continuamente oferecendo formação e desenvolvendo competências internamente, além de priorizar o recrutamento interno, dando oportunidades de movimentação das pessoas nas estruturas de carreira definidas. 
1. A organização não deve interferir no planejamento e gestão de carreiras dos seus empregados, pois o indivíduo é responsável pela própria carreira e deve buscar atividades de capacitação, autoconhecimento, oportunidades internas e assessoria. 
1. A organização deve possuir gestores com perfil formativo, ou seja, que tenham habilidades de comunicação, promovam autonomia e autoconhecimento dos seus colaboradores, assumindo o papel de tutor e/ou coach do seu grupo. 
 
Assinale a alternativa que indica as afirmações que se referem a políticas coerentes com estruturas de administração de carreiras em organizações. 
	
	A.
	II, III e IV. 
	
	B.
	I, II e III. 
	
	C.
	I, II e IV. 
	
	D.
	I e IV. 
	
	E.
	III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina