Buscar

Atividade 4_20212

Prévia do material em texto

Nome Completo: Natanael Pereira de Sousa
	RGM: 26763524
	Instituição: Cruzeiro do Sul
	Data: 01/12/21
	Curso: Matemática
	Disciplina: Estágio curricular supervisionado em matemática no ensino médio
	
A Gestão escolar segundo Lück (2009, p. 96) indica que é “um processo pelo qual se mobiliza e coordena o talento humano, coletivamente organizado, de modo que as pessoas, em equipe, possam promover resultados desejados”. Já a Gestão democrática é assegurada pela Constituição Federal de 1988 e também é reforçado pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). 
Para o autocontrole, esses pilares fazem parte do processo da Gestão escolar.
· Gestão pedagógica da escola.
· Gestão administrativa da escola.
· Gestão financeira da escola.
· Gestão de recursos humanos da escola.
· Gestão da comunicação da escola.
· Gestão de tempo e qualidade do ensino.
· Otimização de tempo e processos.
· Eliminação do retrabalho.
A gestão escolar democrática permeia todo o processo decisório de uma escola, organização, eficiência do processo de aprendizagem, gerência os recursos humanos, os materiais, equipamentos, a equipe pedagógica, as finanças etc. Esse modelo de gestão nós trás diversos benefícios, tais como: a participação de todos; pais, alunos, corpo docente, gestores e sociedade. Temos imparcialidade nas tomadas de decisões, além de fortalecer o vínculo com a comunidade escolar. Criar estratégias para alavancar os processos educacionais, melhorando a qualidade do ensino e ficando no modelo pedagógico e em toda sua estrutura, mas pra isso, precisa definir metas na busca do estímulo e performance dos colaboradores. 
Sendo assim, teremos assegurados os valores, o alcance dos objetivos e a propiciação das condições para o aprendizado, uma liderança não hierarquizada e uma melhor administração do tempo, além de estabelecer uma ótima comunicação entre os envolvidos, o que vai garantir o cumprimento dessas metas e preparar a equipe a fim de coordenar, desde as matrículas até o desempenho dos alunos.

Continue navegando