Buscar

ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Paulo Freire foi importante educador e filósofo brasileiro, que ganhou destaque no meio literário nacional após apresentar seus pensamentos e versões para uma educação revolucionária.
As suas obras defendiam uma educação na qual o aluno apresentaria protagonismo, por intermédio de pensamentos críticos acerca da sociedade. Isso corroboraria com a libertação dos indivíduos. Isso é explicitado na obra "Pedagogia do Oprimido".
Paulo Freire buscava introduzir os círculos de cultura a partir da humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.
O papel da educação é de formar os indivíduos para a sociedade. O Desenvolvimento da educação está associado ao processo de socialização, comunicar com o caráter coletivo da sociedade.
Por fim, a prática pedagógica está presente na formação do indivíduo, ela se destaca de outras práticas sociais pois transmite o conhecimento e auxilia na socialização, onde a prática desse aprendizado se dará também os outros espaços sociais.
Pode-se citar o psicólogo e doutor em Ciências Sociais Carlos Rodrigues Brandão, o qual nasceu na cidade do Rio de Janeiro.
Ele articula ideias defendidas por Paulo Freire sobre os conceitos de educação popular e a democratização do ensino. Paulo Freire critica a educação bancária, pois esta entende o aluno como um cofre de depósito de conhecimento.
Freire propõe, pois, a pedagogia da libertação, a qual defende o pensamento crítico e a transformação social. Nessa linha de educação, o ser humano é considerado o agente de sua própria transformação.

Continue navegando