Buscar

Concept Art

Prévia do material em texto

O Concept art é o início da parte artística de um filme, tendo a sua produção iniciada logo após o roteiro, e é a partir dele que os primeiros vislumbres físicos do universo criado passam da imaginação dos roteiristas para a realidade. É um processo crucial para a definição de toda a carga visual que será apresentada no decorrer da animação e é nele que os animadores e concept artists transbordam de criatividade e ideias.
Através de traços, desenhos, cores e ideias, o concept art percorre desenhos de personagens, armas, props, criaturas, cenas e outros, a fim de transmitir qual o conceito deve alcançar o espectador. Sendo assim, o artista que produz o concept art realiza as primeiras versões visuais do universo apresentado, e todo o sentimento que este deve passar, qual o shape dos personagens? Eles serão estilizados ou mais realistas? Qual será o método de animação? E os backgrounds? Tudo isso é pensado, idealizado, avaliado e escolhido.
Nenhum conceito visual é criado do nada, o trabalho do concept artist, mesmo sendo muito livre, ainda é cansativo. Um artista que está presente durante esse estágio deve saber lidar com rejeições, pois para que este trabalho tenha efetividade, é necessário produzir o maior número possível de imagens para que o diretor em um segundo momento decida qual linha visual seguir, tendo em vista que durante esse processo, milhares de ideias serão descartadas.
Mesmo que o concept art pareça uma tempestade caótica, é muito comum existirem artistas específicos para cada área a ser trabalhada, como por exemplo: “Character Designers”, “Background Artists”, “Property Designers” etc. Isso ajuda a manter uma certa ordem nessa etapa, e também ajuda quem está trabalhando a manter um foco, até que o conceito seja alcançado.
ptÉ sempre bom lembrar que o Concept Art não é o resultado final, e sim o processo criativo que engloba todas as decisões tomadas que por sua vez resultam na estética geral do filme no momento que ele é exibido. Portanto, mesmo não sendo apresentado ao público, ele ainda é uma parte crucial que afeta diretamente o sentimento de unicidade em uma obra visual.

Continue navegando