Buscar

Atividade 3 - A3 - Ilustração Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ilustração Digital
Nome: Igor Fernandes de Matos				Curso: Design de Games
Atividade 3
1. Temos uma visão facilmente enganada, percebemos uma frequência de cor limitada e um tanto quanto restrita, porém, quando nos referimos ao contraste, temos uma capacidade muito maior para perceber o que é claro e o que é escuro. A grande variação que temos de percepção visual está contida na quantia grande que temos de bastonetes. “Temos 100 Milhões de bastonetes sensíveis à luz e à sua mudança e 3 milhões são sensíveis à cor, os cones. (GUIMARÃES, 2000, p. 21-22). É por conta do contraste que conseguimos enxergar uma variação enorme de cores, como sabemos, a frequência de cor que nosso aparelho óptico consegue assimilar está somente entre 400 e 700 nanômetros, portanto, ao trabalharmos com pintura, concept art, criação visual, temos de nos atentar muito ao contraste, a variação tonal de luz e sombra.
Para Guimarães (2001) a cor deve ser compreendida como informação visual, como texto, a cor faz parte da sintaxe visual. “Diferentes culturas atribuem as cores diferentes significados” (FRASER; BANKS, 2007, p. 14).
A sequência de um filme também é responsável por transmitir a sensação de contraste e o peso das cores. Observe o storyboard colorido apresentado acima do filme Homem Aranha no AranhaVerso e como as cores e contraste potencializam as emoções. A transição de escuro para claro cria o aspecto de tensão e o ápice de intensidade que a cena quer construir. O personagem está sendo perseguido e sem tantas perspectivas de fuga, por isso que ele não tem tanta luz e as variações tonais remontam essa comunicação muito bem.
Cor é posta em um contexto para significar ou potencializar algum significado dentro de uma comunicação.
Considerando o texto acima, desenvolva uma redação argumentativa que contenha no máximo 10 linhas para relacionar o contraste e a cor com a construção narrativa e de significação emocional de um filme de animação, explicitando os conceitos aprendidos na Unidade III.
A temática da redação deve trabalhar fortemente sobre a importância da variação tonal, esquema de cores e a cor dentro do filme escolhido para contar a história e comunicar as emoções. Ou seja, assista um filme e detalhe como a cor e iluminação ajudaram a contar a história.
Resposta: Em Toy Story 2, a cor e a iluminação são fundamentais para a narrativa emocional do filme. A paleta de cores é usada para retratar a tristeza de Woody em tons mais escuros e frios, enquanto a busca por Buzz é apresentada em cores vibrantes e quentes, criando um contraste visual que enfatiza a tensão. A iluminação também é usada para destacar emoções específicas em momentos chave, como a iluminação suave em cenas emocionais. Em resumo, a escolha cuidadosa da cor e iluminação ajuda a contar a história de Toy Story 2 de forma mais rica e envolvente.
Feedback da Resposta: 
Avaliação final do texto: 8.7
Olá, tudo certo?
Parabéns, seu texto está muito bem elaborado. Como este é um processo de aprendizagem para qualificar a performance de seus textos você pode:
a) Perceber a relação entre a escrita e transmissão de ideias de forma mais objetiva.
b) Mostrar que seus argumentos são consistentes e que retornam à ideia central proposta pelo professor. Capriche no desenvolvimento e conclusão.
c) Revisar com atenção sua produção antes de finalizá-la e estar atento à concordância.
Mantenha o foco e terá cada vez melhores resultados.
Bons estudos;

Continue navegando