Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. O Direito Processual do Trabalho está inserido na esfera do direito objetivo e processual, por estabelecer a regulação da atividade processual que objetiva dirimir os conflitos sociais relativos às relações individuais e coletivas de trabalho, tanto no aspecto da relação de emprego como de trabalho. As condições de trabalho sofreram alterações no decorrer dos anos, da mesma forma, os direitos trabalhistas também sofreram modificações significativas. Disserte a evolução histórica do Direito Processual do Trabalho.
Resposta: O Estado não se importava com o direito dos trabalhadores, e devido a isso ocorreu na história a escravidão, servos subordinados a homens com rigidez. Com insatisfação os trabalhadores iniciavam greves demonstrando a insatisfação devido a falta de igualdade, liberdade e fraternidade. E após isso começou em alguns países com França, Inglaterra, Alemanha e outros a elaborar direitos aos trabalhadores. Em 1917 surge a primeira CF com direito do trabalho, com o passar dos anos foram melhorando e pondo em prática esses direitos. Por volta de 1920 criou-se os Tribunais Rurais no Estado de São Paulo com finalidade de valorizar os salários. Com passar dos anos, em 1946 criou-se o tribunal de Justiça do Trabalho que acarretou uma grande mudança e que até hoje é inalterada. E por fim em 2017 veio a reforma trabalhista que grandes mudanças no direito processual do trabalho.
2. Jurisdição, no campo do processo civil, é a função de resolver os conflitos que a ela sejam dirigidos, em outras palavras, é a atividade pela qual o Estado, com eficácia vinculativa plena, soluciona a lide, declarando ou realizando o direito em concreto. Descreva os objetivos e as principais características da Jurisdição.
Resposta: Age por provocação, monopólio e jurisdição possui autoridade de coisa julgada. A sua atividade é a fim de realizar vontade concreta da lei. Segundo a doutrina majoritária tem duas espécies de jurisdição, sendo a comum: a civil e penal, atuando no circuito federal, estadual e distrital. E a Jurisdição especial: dividindo-se em trabalhista (pertence à Justiça Federal), militar e eleitoral. Também tendo a jurisdição voluntária, sendo exercida por intermédio do Estado, por meio do juiz, mediante processo, solucionando causas de conflitos de interesse.

Mais conteúdos dessa disciplina