Buscar

Avaliação Fundamentos da Psicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Psicopedagogia Clínica e Institucional
Disciplina: Fundamentos da Psicopedagogia
NOME DO ALUNO: Lucimara Cristina dos Santos
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Redigir um texto dissertativo de 15 até 25 linhas que mostre quais são os princípios e as responsabilidades do psicopedagogo e relacione eles com os problemas de aprendizagem e as relações familiares.
REDAÇÃO:
	O psicopedagogo atua em busca da compreensão da dificuldade do aluno, que requer um atendimento particular com uma abordagem diferente na solução ou prevenção do problema. Em que o mesmo para da um sentido ao seu trabalho recorre a outras áreas ciência a respeito do aluno observado, facilitando a este a assimilação do conteúdo escolar e enfocando também a abordagem preventiva. (WEISS, 2004). 		 					Desta forma o código de ética tem o objetivo de estabelecer parâmetros para orientar os profissionais da psicopedagogia brasileira conforme aos princípios, normas e valores da conduta profissional.	Sendo assim apresenta as responsabilidades e princípio profissionais, de acordo (ABPP, 2011).
Art. 1º A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais teóricos. 		 Parágrafo 1º A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento, relacionada com a aprendizagem, considerando o caráter indissociável entre os processos de aprendizagem e as suas dificuldades.						 Parágrafo 2º A intervenção psicopedagógica na Educação e na Saúde se dá em diferentes âmbitos da aprendizagem, considerando o caráter indissociável entre o institucional e o clínico. 	 Art. 2 º A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção.
O psicopedagogo tem uma grande responsabilidade nas suas práticas de avaliação e intervenção, independente da área. É imprescindível que na prática do psicopedagogo, o sigilo profissional, as sessões pedagógicas não devem ser divulgadas em outros lugares, assegurando a credibilidade e responsabilidade. Todos fazem parte do processo educacional e para compreender as causas das dificuldades de aprendizagem é necessário reavaliar algumas atitudes escolares, entre elas a avaliação, práticas pedagógicas, organização curricular e da sala de aula, postura do professor, diálogo, gestão, os fatores sociais, pedagógicos e emocionais que interferem na aprendizagem.
Referência:
ABPP – Associação Brasileira de Psicopedagogia. Código de ética do Psicopedagogo. 2021. Disponível em: https://www.abpp.com.br/wp-content/uploads/2020/11/codigo_de_etica.pdf. Acesso em: 7 dez. 2021.
WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

Continue navegando