Buscar

rel zielh catalase

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Catalase
	A catalase é uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio,essa enzima está presente nas bactérias Staphylococcus.
	O procedimento da prova de catalase, é o seguinte: colocar uma gota de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) 3% sobre uma lâmina em um tubo;com auxílio de alça bacteriológica, agregar a colônia em estudo na gota de água oxigenada.
	Alguns cuidados devem ser tomados para que não se obtêm um resultado falso-positivo.A alça de inoculação tem que ser de aço inoxidável ,por que ao entrar em contato com a água oxigenada pode oxidar e formar bolhas que não são da bactéria e sim do material da alça.
	Não é recomendado pegar colônias de bactérias que estejam em meio ágar sangue ,por que este meio possui hemácias que em seu interior possuem oxigênio,e este pode formar bolhas quando se adiciona a água oxigenada,dando um resultado falso-positivo.
	A interpretação do resultado se dá da seguinte maneira:formação de bolhas resultado positivo, estas fervem pela liberação de O2; ausência de bolhas resultado negativo.
	
Coloração de Ziehl Neelsen
	Através desta coloração, podemos visualizar as micobactérias, que possuem na sua parede celular uma grande concentração de lipídeos, devido à presença de ceras e ácidos graxos (ácidos micólicos).	BAAR são bacilos álcool ácido resistentes.
	Na prática a coloração de Ziehl-Neelsen é utilizada principalmente para o diagnóstico de tuberculose ,hanseníase e outras micobacterioses (ocasionadas por bacilos álcool ácido resistente-BAAR),é importante lembrar que o BAAR + não indica respectivamente tuberculose +,porém é necessário realizar exames específicos.
	O procedimento deste técnica é realizado da seguinte maneira: A coloração de Ziehl-Neelsen é realizada utilizando os seguintes métodos:
· Cobrir o esfregaço com fucsina ,com uma tocha passar o fogo durante três minutos ,em movimentos de passar e tirar;até sair fumaça(desprendimento de calor),ou somente adicionar o corante fucsina e deixar por vinte minutos;
· Lavar a lâmina em água, suavemente;
· Colocar álcool-ácido clorídrico, lavar rapidamente
· Cobrir o esfregaço com azul-de-metileno (durante quarenta segundos);
· Lavar a lâmina com água;
· Deixar secar e observar ao microscópio com a objetiva de 100com óleo de imersão.
	A interpretação do resultado se dá da sequinte maneira:
Bactérias álcool ácido resistentes (BAAR): vermelho
Bactérias não-álcool ácido resistentes (BNAAR): azul 
Explicação do resultado da coloração:
	Soluções em ordem de aplicação
	BAAR
	BNAAR
	Fucsina de Ziehl
	Bactérias coradas em vermelho
	Bactérias coradas em vermelho
	Álcool-ácido clorídrico
	A fucsina se fixa nos lipídeos complexos e não abandona a célula, que permanece vermelha
	A fucsina não se fixa nos componentes da parede celular e abandona a célula, que permanece sem corante em seu interior
	Azul-de-metileno
	A célula não é afetada e permanece vermelha
	A célula adquire o corante, tornando-se azul
Resultado quantitativo:
BAAR+ : 1 bacilo;
BAAR++ : 2 a 10 bacilos;
BAAR+++ : >10 bacilos por campo; BNAAR: negativo.
OBJETIVO
	O objetivo da aula prática foi realizar a técnica de catalase,e coloração de Ziehl Neelsen.
METODOLOGIA
	Materiais utilizados para a técnica de catalase:
Bico de bunsen,água oxigenada,alça de inoculação(de ácido inoxidado),lâminas de vidro,cultura de bactéria em meio Cled,lâminas de vidro.
Materiais utilizados para técnica da coloração de Ziehl-Neelsen:
	Coleta do material biológico a ser analisado,(no caso utilizamos uma cultura de bactéria já isolada),lâmina de vidro,corantes,tocha de fogo,alça de inoculação,seringa,lamparina(pois não havia disponível bico de bunsen).
Procedimento para prova de Catalase
	Flambar a alça,pegar uma gota de água oxigenada e colocar na lâmina de vidro,flambar a alça e pegar um pouco da bactéria do meio cled e esfregar na lâmina com a gota de água oxigenada.Observou a formação de bolhas resultado positivo.
Procedimento coloração de Ziehl Nelseen:
	Preparar um esfregaço homogêneo, delgado e identificado em uma lâmina nova desengordurada, limpa e seca;(escarro ou urina,de acordo com o recomendado)( na aula prática foi utilizado bactérias já isoladas em um meio de cultura,pois não havia disponível o material biológico como urina ou escarro),deixar secar à temperatura ambiente;fixar o material do esfregaço passando 3 a 4 vezes pela chama do bico de bunsen; com o auxilio de uma seringa cobrir o esfregaço com fucsina ,com uma tocha passar o fogo durante três minutos ,em movimentos de passar e tirar;até sair fumaça(desprendimento de calor),ou somente adicionar o corante fucsina e deixar por vinte minutos;Lavar a lâmina em água, suavemente;colocar álcool-ácido na lâmina perto da torneira e lavar rapidamente cobrir o esfregaço com azul-de-metileno (durante quarenta segundos);lavar a lâmina com água;deixar secar e observar ao microscópio com a objetiva de 100com óleo de imersão(não foi possível observar o resultado ao microscópio).
CONCLUSÃO
	Foi observado a formação de bolhas na prova de catalase,resultado positivo.
	Não foi possível observar microscopicamente o resultado na coloração de Ziehl-neelsen,pois não havia amostra biológica especifica para a técnica.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
UNIDADE DE PASSOS
CURSO DE BIOMEDICINA
TAYNARA CRISTINA SILVA FELIPE
Relatório de aula prática
Coloração de Ziehl-Neelsen e Prova de Catalase
PASSOS
2016

Continue navegando