Buscar

Genética e epigenética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GENÉTICA HUMANA
PSICOLOGIA – 1º período
Prof. Carlos Eduardo Silva Barbosa
Aluno: Pericles Padovani Martins
Atividade para turma assíncrona:
1 - Assista a esta palestra sobre Epigenética do Sexo:
https://www.youtube.com/watch?v=N-gVgQcZ91Q
2 – Defina “genética”.
A Genética é uma das partes da Biologia que analisa os genes e os mecanismos de sua hereditariedade, ou seja, como como determinadas características são passadas de geração para geração 
3 – Diferencie “genética” de epigenética”.
Genética e epigenética são dois tipos de estudos de genes. A principal diferença entre genética e epigenética é que genética é o estudo de genes que controlam as funções do corpo enquanto a epigenética é o estudo de alterações hereditárias dos organismos causadas pela modificação da expressão gênica. Os genes são as unidades básicas da hereditariedade que transmitem informações genéticas ao longo de gerações. A estrutura dos genes e suas alterações são estudadas em genética. Na epigenética, as modificações da expressão gênica que alteram o fenótipo são estudadas. 
4 – “Em 1948 a orientação sexual homossexual foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) como sendo uma patologia na CID-6. Todavia, pesquisas científicas realizadas ao longo da segunda metade do século XX não corroboraram esta tese, evidentemente. E a comunidade científica passou a mudar sua percepção sobre esta situação. Mas foi apenas em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o “homossexualismo” da CID-10. A partir de então substituiu-se o referido termo por “homossexualidade”, uma vez que no contexto médico o sufixo “ismo” remete à doença (como reumatismo, raquitismo etc.).
Neste ínterim, contudo, em 1975, com a publicação da CID-9, as identidades trans foram também patologizadas, inicialmente como Desvios Sexuais, e em 1990, a CID-10 as redefiniu classificando como Transtorno de Identidade de Gênero. Apenas em 2019 as identidades de gênero travesti e transexual deixaram de ser entendidas como “transtorno mental”, o que aconteceu em maio de 2019 quando a classificação foi removida da CID-11.
A identidade bissexual nunca esteve inserida na CID, ainda assim, foi patologizada na prática médica, existindo manuais de psiquiatria vendidos até muito recentemente que assim a consideram. Bem como diversas profissionais da psicologia, na prática também o fazem”.
Fonte: http://ces.saude.mg.gov.br/?p=7850
Considerando o texto acima e a palestra assistida, faça uma breve discussão da sexualidade humana: o quanto a genética define o gênero e a orientação sexual e qual o papel da psicologia nesse contexto.
O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos. E o gênero está ligado a características atribuidas socialmente a cada sexo. 
O que se sabe hoje em dia é que dizer se algém [e heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas. Os estudos sobre o tema dizem que a orientação sexual se distribui num amplo espectro entre esses dois polos. É provável que a definição sexual se dê pela interação entre fatores biológicos (predisposição genética, níveis hormonais) e ambientais (experiências ao longo da vida). Mas não há certezas. O guia Sexual Orientation, Homossexuality and Bissexuality, da Associação Americana de Psicologia, resume: "Não foram feitas, por enquanto, descobertas conclusivas sobre a determinação da sexualidade por qualquer fator em particular. O tempo de emergência, reconhecimento e expressão da orientação sexual varia entre os indivíduos". 
O gênero diz respeito ao que se atribui como características típicas dos sexos masculino e feminino. Meninas precisam sentar-se de pernas fechadas, meninos podem abri-las. Meninos não podem chorar, meninas são mais sensíveis. Meninos gostam de azul, meninas preferem o rosa. 
O papel da psicologia nesse contexto é compreender o indivíduo enxergando-o além do gênero e sexualidade. Possivelmente este sujeito sofreu ao lidar com questões ligadas ao gênero e sexualidade. Assim a psicologia acolhe o paciente em seu sofrimento e ajuda-o a lidar com essas questões
Na próxima aula discutiremos o assunto “epigenética”. 
Textos complementares sugeridos:
Epigenética – como você pode modular seus genes?: https://ilhadoconhecimento.com.br/epigenetica-como-voce-pode-modular-seus-genes/ 
Orientação sexual, identidade e expressão de gênero: conhecendo para cuidar da população LGBTI+:
https://pebmed.com.br/o-sexo-biologico-a-orientacao-sexual-identidade-de-genero-expressao-de-genero-conhecendo-para-cuidar-da-populacao-lgbti/

Outros materiais