Buscar

CONTEXTUALIZADA DE TÉORIAS E PRÁTICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNINASSAU
NOME DO CURSO: PEDAGOGIA
NOME DA DISCIPLINA: AVALIAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
PROFESSOR EXECUTOR: LAIS DA HORA
NOME TUTOR (A): DÉBORA SANTOS
NOME ALUNO: LUCIENE DE SOUZA TOMAZ LIMA
A LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior), sua função, basicamente, é orientar escolas e professores no processo de planejamento escolar, conteúdos, avaliações, etc.
Tendo como base o que foi estudado, comente sobre as orientações dessa lei, em relação a avaliação na Educação Infantil.
 
 O que mais marca a origem legal em relação a educação, é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDBEN N°9.394/1996 Artigo 4°, Inciso IV onde diz que: O dever do estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento gratuito em creches e pré-escolas a crianças de zero a seis anos de idade. A educação Infantil compete aos municípios, pois são eles que devem organizar e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino com avaliação mediante a acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças. A Educação infantil, é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A LDBEN diz que o papel da educação infantil é o cuidar da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer. Também é seu papel educar, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. A criança se desenvolve de forma aceleradíssima em termos da oralidade, da evolução motora e das novas descobertas, em tempos e em aspectos diferentes de uma criança para outra. No que diz respeito à educação e à cultura. A LDBEN diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Assim, a educação passa a ser um direito público subjetivo da criança e do adolescente, devendo ser garantida pelo Estado. Também que os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas à infância e a juventude.
Referências:
BRASIL. Lei nº 9.394.Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). De 26 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 24 de dezembro de 1996.
 BRASIL. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente. (ECA). De 13 de julho de 1990.

Continue navegando