Buscar

Sistema De Controle De Caixa De Fluxo

Prévia do material em texto

Sistema De Controle De Fluxo De Caixa.
Aluna: Amanda Poltronieri Da Silva.
Docente: Naiara Ventura Da Silva.
O que é fluxo de caixa (Cash Flow).
O fluxo de caixa é o controle das movimentações financeiras de uma empresa, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro. Hoje é muito comum vermos empresas lucrativas decretarem falência por problemas de fluxo de caixa. 
O que é um sistema de fluxo de caixa
Se o fluxo de caixa é a movimentação de dinheiro do seu negócio, o sistema de fluxo de caixa é a ferramenta tecnológica que facilita a gestão das entradas e saídas, ou seja, é um software com funcionalidades e recursos que facilitam a gestão do dinheiro da sua empresa. Com um sistema de fluxo de caixa, você:
Controla e visualiza entradas e saídas
Controla e visualiza contas a pagar e receber
Facilita a visualização sobre a situação financeira da empresa
Oferece recursos de controle financeiro para geração de relatórios e gráficos
Permite a visualização de demonstrativo do fluxo de caixa diário, semanal e mensal
Os tipos de Fluxo de Caixa.
Existem diversos tipos de fluxo de caixa possíveis, cada empresa possui seu próprio fluxo baseado em suas necessidades e sua realidade operacional, porém, podemos caracterizar duas vertentes principais, que se desmembram em diversas outras possibilidades.
Fluxo de Caixa Livre:
Fluxo de Caixa Projetado:
Conheça algumas vantagens do fluxo de caixa:
Acompanhar a saúde financeira da sua empresa;
Projeções para necessidade de ajustes do preço de venda;
Análise da possibilidade de realizar promoções e liquidações;
Assertividade para acompanhamento de recursos financeiros
 Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
Antecipar decisões a fim de se planejar em caso de falta ou sobra de dinheiro;
 Descobrir se a empresa está trabalhando no verde ou no vermelho e entender o real funcionamento do caixa;
Na ferramenta de fluxo de caixa, devem ser registrados:
Todos os Recebimentos;
Todos os Pagamentos;
Previstos;
Benefício do Fluxo de Caixa;
Saldo do Fluxo de Caixa e controle operacional;
A análise de fluxo de caixa permite traçar estratégia para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas;
Veja abaixo um resumo das etapas para uma boa gestão do fluxo de caixa da empresa:
A Importância do Fluxo de Caixa
Não possuir um controle financeiro com muita atenção no fluxo de caixa é um grande perigo para qualquer empresa. Um problema no atraso de pagamentos aos fornecedores pode afetar negativamente seu negócio de diversas formas, mas a primeira e mais direta é o pagamento de juros e multa sobre o atraso ocorrido. Outros exemplos de impactos negativos da má gestão do fluxo de caixa são: diminuir o crédito oferecido pelos credores, pagamento de taxas ao banco em caso de empréstimo, que diminui o lucro operacional de sua empresa, e o impacto no relacionamento com fornecedores, que pode implicar em negociações futuras menos flexíveis.
Sistema de Fluxo de Caixa Online
Possuir um sistema de fluxo de caixa online pode ser um grande facilitador para o seu negócio. Apenas com estes dados precisos, integrados, e todos os eventos registrados você passa a realmente administrar o seu negócio como um especialista. Outra vantagem do sistema de fluxo de caixa online é que ele poupa o seu tempo e de seus funcionários, evitando o retrabalho e otimizando muito o tempo operacional gasto no armazenamento dos dados. 
Quando Utilizar o Fluxo de Caixa em seu Negócio
O ideal é que o fluxo de caixa seja utilizado em seu negócio desde o início da operação da empresa, mantendo cada registro de transação financeira realizado. Um detalhe importante é de que este relatório nunca pode ser gerado filtrando por conta caixa, já que existe uma boa probabilidade de os valores em determinada conta do caixa serem extremamente positivos e em outra serem muito negativos. O Cash Flow precisa ser gerado de uma forma mais abrangente sempre que possível, para lhe dar uma visão real do que vem ocorrendo no negócio analisado. Com isso em mente, o gestor precisa sempre possuir alguma forma de anotar seus gastos e receitas, mesmo que estes ocorram fora da empresa. Isso pode ser feito guardando os recibos recebidos, ou até mesmo por um smartphone com acesso à internet, para inserir no seu sistema de controle financeiro a transação financeira.
Manutenção e Controle no Fluxo
O controle do seu fluxo apenas será efetivo se houver a manutenção periódica dos valores e um controle rígido no preenchimento de toda e qualquer movimentação financeira que a empresa realize. Se ocorrer o não lançamento de um valor, por menor que seja, os dados deixam de coincidir ao final, e isso deslegitima e põe em debate qualquer decisão que possa ter sido tomada pelo gestor utilizando o fluxo de caixa. Cobre todos os envolvidos no financeiro de sua empresa para que estes dados sejam rigorosamente corretos, mantidos e conferidos. Um bom controle financeiro perpetua a atividade de uma empresa no mercado.
Como Iniciar a Gestão de seu Fluxo de Caixa 
O empreendedor precisa parar com muita atenção para focar na estruturação e organização de sua empresa, já que esta é a forma correta de crescer e aumentar seus resultados. Todos os pagamentos e recebimentos possíveis precisam ser lançados em seu controle, assim como todas as parcelas a receber e a pagar que estão para vencer nos próximos meses, referentes a vendas e compras passadas. Qualquer erro nesses lançamentos podem resultar em perda de controle e, consequentemente, de dinheiro.
É preciso que seu sistema para lançamento do fluxo de caixa esteja preparado para a entrada de valores retrógrados e também possua uma área para inserção de seu saldo inicial, cujo qual os valores futuros irão incidir.
Porém, é importante ressaltar que uma vez iniciado este controle em sua empresa ele nunca pode parar. Se por um dia as transações financeiras não forem gerenciadas corretamente, seu negócio terá grandes problemas de solidez nos dados.
Como se Tornar um Mestre no Fluxo de Caixa
Existem três tópicos para dominar caso você queira martirizar a sua gestão de fluxo de caixa.
Lançar todas as movimentações: O lançamento de toda e qualquer movimentação é muito importante para compreender exatamente onde o dinheiro de uma empresa se encontra. Isso inclui também movimentação entre diferentes contas bancárias da empresa ou entre caixa interno e as respectivas contas bancárias. 
Plano de contas e DRE: Uma forma de compreender exatamente de onde está vindo o seu dinheiro e para onde ele está indo é através do plano de contas. A estruturação de um plano de contas específico para seu negócio, destacando suas categorias de gastos e receitas, é algo muito importante, pois permite que posteriormente você analise os dados agrupados por categoria e tome ações incisivas e na medida correta. O DRE por sua vez é uma forma mais resumida de uma análise muito similar, com ênfase nas despesas separando pelos seus gastos operacionais, tributários e gerenciais.
Análise de dados: A análise de dados é onde os melhores empreendedores e gestores se destacam. Ela só é possível com a estruturação operacional de sua empresa feita corretamente. Neste âmbito, o empresário consegue transcender o dia a dia de seu negócio, olhando com uma visão acima do operacional, partindo para o estratégico. Isso permite que ele visualize o que resulta em um maior lucro para sua empresa, onde cortes de gastos podem ser realizados, quais as quantidades que podem ser absorvidas pelo mercado em que a empresa está inserida, entre tantas outras possibilidades. Para ser um mestre da gestão, a análise de dados é imprescindível.

Continue navegando