Buscar

Áreas de atuação do nutricionistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO ESCOLAR
A atuação do nutricionista se dá desde aprovando as instalações onde serão feitas as refeições até a própria distribuição dos alimentos entre os alunos. Dentre suas principais funções, estão: planejar o cardápio; avaliar se ele está sendo aceito pelos alunos e funcionários; supervisionar a distribuição da merenda escolar; anotar a frequência dessa merenda.
MARKETING NUTRICIONAL
O profissional que deseja atuar nessa área pode participar de projetos e elaboração de materiais educativos ou técnico-científicos sobre produtos, coordenar pesquisas relacionadas ao setor, participar de testes de receitas, entre outros. Quanto a isso, seus principais locais de trabalho são, dentre outros: agências de publicidade, revistas comerciais, cozinhas experimentais, indústria de alimentos e suplementos alimentares.
Disciplina: Fundamentos da Nutrição e Deonlogia
Professora: Amanda Marreiro Barbosa
Alunos(as): 
Francisca Maria Silva de Sousa;
Laurenir Barroso da Silva;
Nayra Andressa Silva dos Santos. 
Referências
https://nutrisoft.com.br/atuacao-do-nutricionista-8-areas-para-escolher/
https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_600_2018.htm
https://www.sonutricao.com.br/conteudo/profissao/p2.php
ÁREAS 
DE 
ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA
NUTRIÇÃO CLÍNICA
Tem por função prestar assistência na dieta dos indivíduos e promover a saúde. Busca restaurar a saúde nutricional de pessoas que tenham a saúde debilitada, bem como manter o bom estado nutricional de pacientes saudáveis.
Subáreas: Assistência Nutricional e Dietoterápica em Hospitais, Clínicas em geral, Hospital-dia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Spa clínicos; Assistência Nutricional e Dietoterápica em Serviços e Terapia Renal Substitutiva; Assistência Nutricional e Dietoterápica em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); Assistência Nutricional e Dietoterápica em Ambulatórios e Consultórios; Assistência Nutricional e Dietoterápica em Bancos de Leite Humano (BLH) e Postos e Coleta; Assistência Nutricional e Dietoterápica em Lactários; Assistência Nutricional e Dietoterápica em Centrais de Terapia Nutricional; Atenção Nutricional Domiciliar (pública e privada).
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
O profissional atua em diversos projetos do segmento, desenvolvendo produtos, coordenando, analisando e executando junto a outros profissionais.
Além disso, ele controla a produção de qualidade, desenvolvendo o treinamento de funcionários, os testes de degustação de pratos e novos produtos, e ainda prestando uma consultoria de empresas do setor.
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Nessa área, sua função está no planejamento de cardápios nutritivos que visem aumentar o rendimento dos atletas e atendam às necessidades nutricionais individuais dessas pessoas. Assim, os principais locais de atuação são academias, clubes esportivos, spas e centros estéticos, entre outros.
SAÚDE COLETIVA
Se refere à assistência e à educação dos indivíduos e da coletividade. Basicamente, o nutricionista desse ramo de atuação promove a saúde por meio de campanhas, pesquisas, programas e atendimento em nutrição. Ou em conjunto com profissionais de outras áreas, como medicina e psicologia.
Subáreas: Políticas e Programas Institucionais: Gestão das Políticas e Programas; Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN); Rede Socioassistencial; Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar; Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT); Atenção Básica em Saúde: Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição; Cuidado Nutricional; Vigilância em Saúde: Gestão da Vigilância em Saúde; Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica; Fiscalização do Exercício Profissional.
ALIMENTAÇÃO COLETIVA
O nutricionista atua no planejamento e no controle da qualidade de refeições, no treinamento de funcionários, na administração de custos e no desenvolvimento de documentos (manual de boas práticas, POPs, APPPCC). Esse profissional também deve assumir a responsabilidade técnica, supervisionar e avaliar os serviços prestados por unidade de alimentação e nutrição.
Subáreas: Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN); Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar; Serviço Comercial de Alimentação.
NUTRIÇÃO NO ENSINO
Quem opta pela docência pode lecionar em cursos técnicos ou de graduação, bem como em especializações em cursos de gastronomia e nutrição.
Subáreas: Coordenação/Direção; Docência (Graduação); Pesquisa.

Outros materiais