Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - ECOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANIMAIS EM AMBIENTE DOMÉSTICO E SUAS INTERAÇÕES
Andressa Rinaldi
Matrícula: 28276693
Curso: Medicina Veterinária 
Na Medicina Veterinária, várias são as relações interespecíficas e intraespecíficas que podemos visualizar no dia a dia, seja na clínica de pequenos ou a campo observando os animais em seus habitats naturais. As relações mais comumente observadas são as entre os tutores e seus pets, pets e parasitas, cães de uma mesma casa, peixes de um mesmo aquário, ou até mesmo a questão alimentar de alguns animais silvestres que podem ser cuidados em casa ou observados em seu ambiente natural (exemplo: cobra e rato).
Com base nas afirmações apresentadas, é válido mencionar que a relação entre os seres humanos e os “animais de estimação” é uma relação interespecífica harmônica, na maioria dos casos, e um ótimo exemplo é a amizade que atualmente os humanos desenvolveram pelos cães. Essa relação costuma beneficiar ambas as partes, quando em bem estar, o cão recebe água, alimento, proteção contra predadores, conforto, carinho e a oportunidade de se desenvolver ao lado dos humanos e em contrapartida o cachorro oferece companheirismo, diversão, auxilia em interações sociais, proteção, possuem a capacidade de nos oferecer calma e muito se é discutido atualmente do quanto os animais podem auxiliar no tratamento da depressão, do autismo e outras doenças comuns nos humanos, caracterizando então uma relação de protocooperação. Entretanto, é válido salientar que com o passar do tempo alguns animais estão aos poucos se tornando dependentes dos humanos.
Ainda sobre o tema, quanto a relações intraespecíficas, podemos mencionar os gatos de uma mesma casa, caracterizando uma relação harmônica e bem interessante, uma vez que os gatos ainda são animais menos domesticados do que os cães e ainda assim, conseguem (na maioria dos casos) conviver em harmonia com outros gatos, tendo esses parentescos ou não e diferente dos felinos selvagens, há a possibilidade de mais de um macho estar no mesmo ambiente e estes podem comer e até brincar juntos.
As relações entre espécies iguais ou distintas definem o próprio conceito de cadeia alimentar, uma vez que, a teia alimentar representa as relações entre as diferentes cadeias, que se complementam e ajudam a equilibrar o meio ambiente. A predação e a herbivoria, por exemplo, definem onde se encontra cada animal na cadeia em si. Outro ponto a ser mencionado é que quando os animais interagem eles são capazes de se reproduzir, competir e compor o ecossistema, sendo assim de suma importância que essas interações ocorram.
Referências bibliográficas 
BROTTO, F. thaiana. Influência e Benefícios dos Animais de Estimação na Vida das Pessoas. Psicologoeterapia, 2020
BOTELHO, José. Como o homem transformou lobos em cachorros. Super Abril, 2020.

Outros materiais