Logo Passei Direto
Buscar

AV1- METODOLOGIA DO ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sabe-se que há uma priorização da gramática no ensino da língua portuguesa no Brasil. Tendo em vista esta reflexão, leia as afirmacoes:
I. Essa priorização não é decorrente de uma tradição histórica, nem tampouco é embasada em uma concepção clássica da língua. II. Essa priorização negligencia as interações comunicativas e a diversidade linguística em nosso país. III. Essa priorização teve origem no ensino ministrado pelos jesuítas no passado histórico do Brasil. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II está correta. c) Somente II e III estão corretas. d) Somente III está correta. e) Somente I está correta.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II está correta.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente III está correta.
e) Somente I está correta.

As transformações sociais ligadas ao processo de industrialização trouxeram um panorama bastante crítico para o ensino focado na gramática, fazendo surgir um novo modelo. Nesse novo cerne é correto afirmar:
I – A educação viu-se mais voltada para levar os aprendizes a questionar, criticar e pensar. II – Os docentes não tinham ainda liberdade para criar modelos de ensino. III – O professor passou a ter a tarefa de mediador do conhecimento e pôde passar a aceitar opiniões diferentes, assim como formas variadas de pensar e falar. IV – Os professores ainda não podiam compartilhar o conhecimento de forma constante e aberta e não podiam aceitar opiniões diferentes.
a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente I e IV estão corretas.
c) Somente I e IV estão corretas.
d) Somente II está correta.
e) Somente I, II e III estão corretas.

De acordo com o que você estudou, o processo de leitura não se trata meramente de um ato para extrair uma informação, decodificando letra por letra. Ao contrário, este processo envolve a construção de significados constantemente. Nesse processo, o leitor age ativamente em relação ao que está sendo lido, sendo errado acreditar que o que se lê está pronto e acabado.
Considere as seguintes afirmativas em relação aos PCNs (1997) no que se refere à formação de leitores, verificando se elas são verdadeiras ou falas: I – Evitar que leituras realizadas pelo professor sejam parte das metodologias de ensino. II – Recomendar que ocorram momentos de leitura diária. III – Praticar a leitura apenas de maneira individual. IV – Desenvolver atividades sequenciais de leitura. V – Manter atividades permanentes de leitura. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
a) V – V – V – V – V.
b) F – V – F – V – V.
c) V – V – F – V – V.
d) F – V – F – V – F.
e) F – F – F – F – F.

Leia o seguinte texto: Um leitor competente é aquele que se considera capaz de estabelecer inferências e de reconhecer e selecionar as informações que julgar mais importantes no texto. Essas habilidades contribuem para que o leitor também seja capaz de desenvolver a capacidade de escrita. Conforme estudamos, a leitura e a escrita são processos que estão diretamente ligados.
Portanto, considere as seguintes afirmativas: I – O leitor traz seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto lido. II – O leitor fluente é aquele capaz de captar sem dificuldade as principais ideias de um texto. III – O leitor competente é capaz de se ater aos detalhes do texto. IV – O leitor competente se preocupa em buscar as informações apresentadas no texto e confirmar sua autenticidade. V – O leitor competente também se torna automaticamente capaz de escrever textos com facilidade. Escolha a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) I, II e III.
b) I e II.
c) Somente I.
d) Todas as opções.
e) I, II, III e IV.

Imagine que você iniciará sua prática docente em Língua Portuguesa em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental e, para começar a planejar suas atividades, levará em consideração o que sugerem os Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (2006).
Considere as sentenças abaixo, segundo as formas de contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, analisando se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o que esse documento sugere: I – Organização em pequenos grupos. II – Incentivo à brincadeira. III – Estímulo à troca entre parceiros. IV – Estabelecimento de tempo para o desenvolvimento das atividades escolares. V – Oferecimento de diferentes tipos de materiais em função dos objetivos que se deseja alcançar. Assinale a opção que representa a sequência correta:
a) V – V – V – V – V.
b) F – F – F – F – F.
c) F – V – V – V – F.
d) V – V – V – V – F.
e) F – V – V – V – V.

O ensino de língua portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental requer que o professor esteja atento às características e necessidades do seu público.
Segundos os Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (2006), quais são os aspectos a que os professores de língua portuguesa devem se atentar em relação às crianças? Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir, identificando as sentenças verdadeiras (V) ou as sentenças falsas (F): I – São cidadãos de direito. II – São indivíduos únicos e singulares, seres sociais e históricos. III – São indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral. IV – São seres que ainda não são produtores de cultura. V – São considerados seres competentes. Assinale a opção que representa a sequência correta:
a) V – V – V – F - V.
b) V – V – V – V - V.
c) F – F – V – V - V.
d) F – V – V – V - V.
e) F – F – F – F - F.

Conforme você estudou, o processo de leitura do texto deve iniciar antes mesmo de o texto começar a ser lido propriamente, pois requer uma série de atitudes e estratégias, as quais o aluno deve desenvolver, a fim de construir significados e não apenas reconhecer as palavras e letras.
Nesse sentido, assinale a opção que melhor expressa as estratégias envolvidas nesse processo:
a) Seleção, antecipação, inferência e verificação.
b) Seleção, antecipação, inferência e avaliação.
c) Seleção, antecipação, inferência e memorização.
d) Seleção, antecipação, inferência e revisão.
e) Seleção, antecipação, inferência e produção.

De acordo com Bloom (1993), no processo avaliativo de qualquer área do conhecimento, e especificamente no ensino da Língua Portuguesa, que é nosso objeto de estudo, a função diagnóstica tem por objetivo a identificação e a análise acerca das causas que geram dificuldades nos alunos.
Assim, ela deve ocorrer antes do processo educativo, para que seja possível orientá-los em suas práticas, diagnosticando quais aspectos podem ser mais dificultosos no processo de ensino-aprendizagem. Escolha a opção que melhor resume o que busca esse tipo de avaliação:
a) Organização da aprendizagem, identificação das dificuldades e potencialidades dos alunos, adequação do conteúdo de acordo com a vida do aluno e certificação do seu aprendizado.
b) Problematização e levantamento de questões, adequação do conteúdo de acordo com a vida do aluno e certificação do seu aprendizado.
c) Organização da aprendizagem, identificação das dificuldades e potencialidades dos alunos, com enfoque no que eles são capazes de produzir antes de iniciar as formações.
d) Problematização e levantamento de questões, adequação do conteúdo de acordo com a vida dos alunos e foco no que eles são capazes de produzir antes de iniciar as formações.
e) Verificação e qualificação do aprendizado dos alunos, reconhecimento da metodologia utilizada, a fim de encontrar meios para o aprendizado contínuo.

O ensino da língua portuguesa no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas, por meio do ensino dos índios, em meados dos anos 1700. A partir dessa realidade, há algumas décadas, esse assunto vem sendo discutido na legislação brasileira.
Conforme estudamos, a Portaria nº 36, de 1959, do MEC, priorizava o ensino da língua portuguesa a partir de qual perspectiva?
a) Exercício da oralidade.
b) Prática da escrita.
c) Caráter programático.
d) Prática da leitura.
e) Diferentes tipos de variação linguística.

Leia o trecho abaixo extraído dos PCNs (1997): “[...] Apesar de apresentadas como dois sub-blocos, é necessário que se compreenda que leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento — a escrita transforma a fala (a constituição da “fala letrada”) e a fala influencia a escrita (o aparecimento de “traços da oralidade” nos textos escritos).
São práticas que permitem ao aluno construir seu conhecimento sobre os diferentes gêneros, sobre os procedimentos mais adequados para lê-los e escrevê-los e sobre as circunstâncias de uso da escrita.” (BRASIL, 1997, p. 41). Com base no excerto, se o intuito do professor de Língua Portuguesa é promover a interpretação de texto, não deve tomar como unidade básica de ensino a letra, sílaba, palavra ou frase, pois estas, devem ser empregadas em um ____________ que não se atenha à competência discursiva. O professor não deve fazer com que o foco da leitura seja baseado em palavras ou situações didáticas específicas, mas considerar o texto como ______________ a ser trabalhada em sua totalidade, sendo complementar à escrita. Agora, procure a alternativa que melhor completa o texto:
a) Sub-bloco / unidade de ensino.
b) Letramento / unidade de ensino.
c) Contexto / unidade de ensino.
d) Unidade de ensino / contexto.
e) Pretexto / sub-bloco.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sabe-se que há uma priorização da gramática no ensino da língua portuguesa no Brasil. Tendo em vista esta reflexão, leia as afirmacoes:
I. Essa priorização não é decorrente de uma tradição histórica, nem tampouco é embasada em uma concepção clássica da língua. II. Essa priorização negligencia as interações comunicativas e a diversidade linguística em nosso país. III. Essa priorização teve origem no ensino ministrado pelos jesuítas no passado histórico do Brasil. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II está correta. c) Somente II e III estão corretas. d) Somente III está correta. e) Somente I está correta.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II está correta.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente III está correta.
e) Somente I está correta.

As transformações sociais ligadas ao processo de industrialização trouxeram um panorama bastante crítico para o ensino focado na gramática, fazendo surgir um novo modelo. Nesse novo cerne é correto afirmar:
I – A educação viu-se mais voltada para levar os aprendizes a questionar, criticar e pensar. II – Os docentes não tinham ainda liberdade para criar modelos de ensino. III – O professor passou a ter a tarefa de mediador do conhecimento e pôde passar a aceitar opiniões diferentes, assim como formas variadas de pensar e falar. IV – Os professores ainda não podiam compartilhar o conhecimento de forma constante e aberta e não podiam aceitar opiniões diferentes.
a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente I e IV estão corretas.
c) Somente I e IV estão corretas.
d) Somente II está correta.
e) Somente I, II e III estão corretas.

De acordo com o que você estudou, o processo de leitura não se trata meramente de um ato para extrair uma informação, decodificando letra por letra. Ao contrário, este processo envolve a construção de significados constantemente. Nesse processo, o leitor age ativamente em relação ao que está sendo lido, sendo errado acreditar que o que se lê está pronto e acabado.
Considere as seguintes afirmativas em relação aos PCNs (1997) no que se refere à formação de leitores, verificando se elas são verdadeiras ou falas: I – Evitar que leituras realizadas pelo professor sejam parte das metodologias de ensino. II – Recomendar que ocorram momentos de leitura diária. III – Praticar a leitura apenas de maneira individual. IV – Desenvolver atividades sequenciais de leitura. V – Manter atividades permanentes de leitura. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
a) V – V – V – V – V.
b) F – V – F – V – V.
c) V – V – F – V – V.
d) F – V – F – V – F.
e) F – F – F – F – F.

Leia o seguinte texto: Um leitor competente é aquele que se considera capaz de estabelecer inferências e de reconhecer e selecionar as informações que julgar mais importantes no texto. Essas habilidades contribuem para que o leitor também seja capaz de desenvolver a capacidade de escrita. Conforme estudamos, a leitura e a escrita são processos que estão diretamente ligados.
Portanto, considere as seguintes afirmativas: I – O leitor traz seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto lido. II – O leitor fluente é aquele capaz de captar sem dificuldade as principais ideias de um texto. III – O leitor competente é capaz de se ater aos detalhes do texto. IV – O leitor competente se preocupa em buscar as informações apresentadas no texto e confirmar sua autenticidade. V – O leitor competente também se torna automaticamente capaz de escrever textos com facilidade. Escolha a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) I, II e III.
b) I e II.
c) Somente I.
d) Todas as opções.
e) I, II, III e IV.

Imagine que você iniciará sua prática docente em Língua Portuguesa em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental e, para começar a planejar suas atividades, levará em consideração o que sugerem os Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (2006).
Considere as sentenças abaixo, segundo as formas de contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, analisando se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o que esse documento sugere: I – Organização em pequenos grupos. II – Incentivo à brincadeira. III – Estímulo à troca entre parceiros. IV – Estabelecimento de tempo para o desenvolvimento das atividades escolares. V – Oferecimento de diferentes tipos de materiais em função dos objetivos que se deseja alcançar. Assinale a opção que representa a sequência correta:
a) V – V – V – V – V.
b) F – F – F – F – F.
c) F – V – V – V – F.
d) V – V – V – V – F.
e) F – V – V – V – V.

O ensino de língua portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental requer que o professor esteja atento às características e necessidades do seu público.
Segundos os Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (2006), quais são os aspectos a que os professores de língua portuguesa devem se atentar em relação às crianças? Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir, identificando as sentenças verdadeiras (V) ou as sentenças falsas (F): I – São cidadãos de direito. II – São indivíduos únicos e singulares, seres sociais e históricos. III – São indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral. IV – São seres que ainda não são produtores de cultura. V – São considerados seres competentes. Assinale a opção que representa a sequência correta:
a) V – V – V – F - V.
b) V – V – V – V - V.
c) F – F – V – V - V.
d) F – V – V – V - V.
e) F – F – F – F - F.

Conforme você estudou, o processo de leitura do texto deve iniciar antes mesmo de o texto começar a ser lido propriamente, pois requer uma série de atitudes e estratégias, as quais o aluno deve desenvolver, a fim de construir significados e não apenas reconhecer as palavras e letras.
Nesse sentido, assinale a opção que melhor expressa as estratégias envolvidas nesse processo:
a) Seleção, antecipação, inferência e verificação.
b) Seleção, antecipação, inferência e avaliação.
c) Seleção, antecipação, inferência e memorização.
d) Seleção, antecipação, inferência e revisão.
e) Seleção, antecipação, inferência e produção.

De acordo com Bloom (1993), no processo avaliativo de qualquer área do conhecimento, e especificamente no ensino da Língua Portuguesa, que é nosso objeto de estudo, a função diagnóstica tem por objetivo a identificação e a análise acerca das causas que geram dificuldades nos alunos.
Assim, ela deve ocorrer antes do processo educativo, para que seja possível orientá-los em suas práticas, diagnosticando quais aspectos podem ser mais dificultosos no processo de ensino-aprendizagem. Escolha a opção que melhor resume o que busca esse tipo de avaliação:
a) Organização da aprendizagem, identificação das dificuldades e potencialidades dos alunos, adequação do conteúdo de acordo com a vida do aluno e certificação do seu aprendizado.
b) Problematização e levantamento de questões, adequação do conteúdo de acordo com a vida do aluno e certificação do seu aprendizado.
c) Organização da aprendizagem, identificação das dificuldades e potencialidades dos alunos, com enfoque no que eles são capazes de produzir antes de iniciar as formações.
d) Problematização e levantamento de questões, adequação do conteúdo de acordo com a vida dos alunos e foco no que eles são capazes de produzir antes de iniciar as formações.
e) Verificação e qualificação do aprendizado dos alunos, reconhecimento da metodologia utilizada, a fim de encontrar meios para o aprendizado contínuo.

O ensino da língua portuguesa no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas, por meio do ensino dos índios, em meados dos anos 1700. A partir dessa realidade, há algumas décadas, esse assunto vem sendo discutido na legislação brasileira.
Conforme estudamos, a Portaria nº 36, de 1959, do MEC, priorizava o ensino da língua portuguesa a partir de qual perspectiva?
a) Exercício da oralidade.
b) Prática da escrita.
c) Caráter programático.
d) Prática da leitura.
e) Diferentes tipos de variação linguística.

Leia o trecho abaixo extraído dos PCNs (1997): “[...] Apesar de apresentadas como dois sub-blocos, é necessário que se compreenda que leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento — a escrita transforma a fala (a constituição da “fala letrada”) e a fala influencia a escrita (o aparecimento de “traços da oralidade” nos textos escritos).
São práticas que permitem ao aluno construir seu conhecimento sobre os diferentes gêneros, sobre os procedimentos mais adequados para lê-los e escrevê-los e sobre as circunstâncias de uso da escrita.” (BRASIL, 1997, p. 41). Com base no excerto, se o intuito do professor de Língua Portuguesa é promover a interpretação de texto, não deve tomar como unidade básica de ensino a letra, sílaba, palavra ou frase, pois estas, devem ser empregadas em um ____________ que não se atenha à competência discursiva. O professor não deve fazer com que o foco da leitura seja baseado em palavras ou situações didáticas específicas, mas considerar o texto como ______________ a ser trabalhada em sua totalidade, sendo complementar à escrita. Agora, procure a alternativa que melhor completa o texto:
a) Sub-bloco / unidade de ensino.
b) Letramento / unidade de ensino.
c) Contexto / unidade de ensino.
d) Unidade de ensino / contexto.
e) Pretexto / sub-bloco.

Mais conteúdos dessa disciplina