Buscar

Estudo dirigido - Herpes virus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Herpes Virus
1. Quais as características do vírus? Indicar o que diferencia uma cepa de baixo risco.
R.: Vírus pequeno, não envelopado, possui capsídeo icosaedrico e tem como material genético o DNA. O que diferencia uma cepa de baixo risco de uma com alto risco é que a segunda possui alto risco oncogênico, ou seja, as mutações celulares não são reparadas e formam as denominadas células atípicas. Já os de baixo risco têm baixo potencial oncogênico e geralmente se expressam através da formação de verrugas.
2. Quais as funções da P53, P21 e PRB no ciclo celular?
R.: As proteínas P53, P21 e PRB funcionam como inibidores do ciclo, ou genes supressores do tumor. Eles controlam a proliferação celular, porém, não impedem a formação de tumor, mas quando inativados, ocorre a formação tumoral. 
O P53 é o guardião do genoma. Ele é responsável por fazer a vistoria do material genético durante a mitose.
3. Qual o papel das oncoproteínas E6 e E7 ( nos HPV de alto risco) e função das regiões L1 e L2 (tardias)?
R.: O papel das oncoproteínas E6 e E7 é o estímulo da proliferação e transformação celular. Na presença da proteína E6 a P53, não funciona, ou seja, a mutação não é parada. E a proteína E7 atua na P53, P21 e PRB alterando o seu funcionamento. 
A região tardia L1 codifica a proteína principal do capsídeo e a região L2 codifica a proteína secundária do capsídeo.
4. Comentar sobre as formas de Transmissão, prevenção e tratamento do HPV.
R.: Transmissão: contato direto com a lesão, através de relações sexuais, contato com superfície contaminada e pelo parto.
prevenção: fazer exames ginecológico periodicamente (Papanicolau), não usar toalhas e ou roupas íntimas emprestadas, ter apenas um parceiro sexual, usar camisinha como proteção parcial e tomar vacina.
Tratamento: Há fatores de influência, como tamanho número e morfologia, local da lesão, entre outras. O tratamento para condilomas é a crioterapia, eletrocoagulação. (desidratação, ruptura e carbonização das células). Podofilina/interferon, ácido tricolacético, (Opção mais simples e mais barata) e exerese cirúrgica

Continue navegando