Buscar

GESTÃO DA QUALIDADE - SIX SIGMA (SEIS SIGMA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE – SIX SIGMA (SEIS SIGMA)
O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma ferramenta utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.
O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e uma medida de variação utilizada em estatística. No universo empresarial, a Sigma se refere à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício/desvio por operação. Assim, você pode usar o Seis Sigma para calcular matematicamente o nível de desempenho dos processos da sua empresa e obter um diagnóstico.
Os sigmas representam algo como uma escala de qualidade, onde 1-sigma é o nível mais baixo, com alta quantidade de defeitos e grande potencial de perda de suas vendas devido à não-qualidade. Uma empresa que está no nível 6-sigma, que é o mais alto nível de excelência dentro da metodologia, tem apenas 3 defeitos em um milhão.
Chegar no seis sigma significa uma margem de desvio mínima e um alto padrão de qualidade, que é o que um projeto deve almejar.
o sistema Seis Sigma funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas. O sucesso do programa vai depender da mobilização e participação de toda a organização.
É importante saber que os projetos serão definidos a partir da estratégia DMAIC (sigla para Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar), que de uma forma geral, significa:
· Definir: metas claras para as atividades e as melhorias almejadas. Essas metas serão os novos objetivos estratégicos da sua empresa.
· Mensurar: o sistema existente. Antes de buscar melhorias, é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos da sua empresa. A partir dessa análise, você poderá estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no passo anterior.
· Analisar: o seu sistema atual. O objetivo desta análise é identificar caminhos para eliminar a lacuna entre os números atuais e as metas definidas anteriormente. Atenção, essa análise deve ser feita fundamentada por dados sólidos e uma análise estatística.
· Incrementar: o seu sistema. Isso significa que você vai melhorá-lo, e não realizar mudanças estruturais. Nessa etapa, a sua capacidade criativa para encontrar novas soluções e melhorar os processos é um diferencial importante.
· Controlar: o novo sistema desenvolvido. O objetivo dessa etapa é garantir que a metas alcançadas serão mantidas a longo prazo.
PONTOS POSITIVOS DA FERRAMENTA
–    Melhora da eficiência dos processos internos
–    Reduz os custos das más qualidades dos processos
–    Elimina defeitos e reduz o ciclo dos processos
–    Melhora o serviço oferecido para o cliente.
–    Você poderá tomar decisões mais assertivas: em vez de realizar cortes de custos e arriscar comprometer a qualidade do serviço ou produto da empresa, com o Seis Sigma, uma empresa é capaz de identificar e eliminar custos que não agregam valor aos clientes.
COMO APLICAR O SIX SIGMA EM PROJETOS
PARA DESENVOLVER O PROJETO
· Começar pelo começo: ou seja, pela preparação, planejamento e organização das ações futuras. Você deve definir metas claras para as atividades e as melhorias almejadas. Essas metas serão os novos objetivos estratégicos da sua empresa; E também mensurar e analisar o sistema existente. Como foi dito, antes de buscar melhorias, é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos da sua empresa.
· Desenvolva métodos: o Seis Sigma é um processo que trabalha com cálculos matemáticos e estatísticas para melhorar resultados. Então, estabelecer métodos de avaliação para mensurar resultados é fundamental. A partir dessa análise, você poderá estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no passo anterior.
· Prepare o terreno: para aplicar o processo na sua empresa, você precisará muito engajar toda a equipe. Apesar de você precisar de algumas lideranças com certificado, os projetos podem e devem envolver o maior número de pessoas e das mais diferentes áreas e níveis hierárquicos.
DURANTE O PROJETO
· Definindo oportunidades e defeitos: nesta etapa, você identifica os pontos onde seus processos falham, onde os erros acontecem. A partir desses pontos, você poderá delinear novas estratégias para prosseguir. Em relação aos defeitos, o objetivo é pensar as falhas do seu processo sob a ótica do cliente. Então, o melhor caminho é perguntar a ele como ele avalia e se sente em relação ao seu produto.
· Hora de fazer as medições: a partir da definição das oportunidades e dos defeitos apontados por clientes, é hora de calcular o seu rendimento. Esse dado você obtém subtraindo o número total de defeitos do número total de oportunidades, dividindo o resultado pelo número total de oportunidades e, finalmente, multiplicando o resultado por 100. Com a informação sobre o rendimento dos seus processos, você usa uma tabela de conversão para obter o Sigma do processo
QUANDO O PROJETO TERMINAR
· Implementar melhorias: A partir do valor do Sigma e das análises realizadas a partir dos projetos, você poderá identificar formas de melhorar os mesmo. Basta implementar esses processos. Nessa etapa a sua capacidade criativa para encontrar novas soluções e melhorar os processos é um diferencial importante.
· Continue monitorando sempre: para saber se as melhorias implementadas estão, de fato, apresentando resultados, não tem muito segredo, é preciso continuar monitorando e aplicando os cálculos. O objetivo dessa etapa é garantir que a metas alcançadas serão mantidas a longo prazo.

Continue navegando