Buscar

CONTROLE DE QUALIDADE E AUDITORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Implantação de Gestão da Qualidade
Para se iniciar uma implantação de gestão da qualidade, processos e serviços, não é tão simples, pois, é necessário fazer um levantamento completo de todas as atividades da corporação, sendo elas, produtos, matéria prima, serviços, entre outros.
Somente após esse levantamento é possível definir qual será o melhor software que irá atender por completo todas as necessidades da empresa, para resolver de vez a questão de reclamações e devolução de produtos.
Para os problemas da Ferfarm vamos adotar o software Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) e o Failure Mode and Effect Analysis (FMEA).
“É uma forma sistemática de realização de ações corretivas e preventivas para eliminar a causa de não conformidades, além de descobrir e atacar as causas fundamentais dos problemas, evitando a repetição destes por meio de padronização de procedimentos. Ele utiliza o conceito do PDCA, que é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.”
Após sabermos a definição exata do MASP é necessário seguir à risca os seus procedimentos para que tenhamos excelentes resultados e voltar a ser uma empresa de alta competitividade no mercado, são eles: Identificar problemas, Observar os problemas, Analisar o fenômeno e suas causas, Propor planos de ação, Boas práticas para execução das ações, Métodos de verificação dos resultados, Padronizar procedimentos e Elaborar relatórios de conclusão.
“É uma ferramenta usada para aumentar a confiabilidade de um certo produto durante a fase de projeto ou processo. A ferramenta consiste basicamente em sistematizar um grupo de atividades para detectar possíveis falhas e avaliar os efeitos das mesmas para o projeto e ou processo. A partir dessas possíveis falhas, identificam-se ações a serem tomadas para eliminar ou reduzir a probabilidade de que as mesmas ocorram. Essas ações também podem objetivar aumentar a probabilidade de detecção dessas falhas, para que os produtos que apresentam inconformidades não cheguem ao cliente.”
Uma das normativas de qualidade essencial para que uma empresa se enquadre é a ISO 9001, a mesma é responsável por um “sistema de gestão com intuito de garantir a otimização dos processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.”
Outro ponto importante para a manutenção da qualidade dos produtos e ou serviços é a necessidade de uma auditoria, seja ela interna, externa que pode ser pelos próprios clientes ou por uma empresa especializada para essa competência.
Adotando esses métodos no processo de produção do início ao fim, teremos um produto de extrema qualidade, atendendo assim todas as necessidades dos clientes, evitando as devoluções de mercadorias e reclamações de produtos ruins, evitando assim que a imagem da empresa não fique desgastada no mercado.
O que é a metodologia Masp e como ela funciona? | Blog Voitto Acesso em 17/04/2021
FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) / Conteúdo / Home - Portal de Conhecimentos Acesso em 17/04/2021
ISO 9001 - O que é ISO 9001? Para que serve? Qual a importância? (certificacaoiso.com.br) Acesso em 17/04/2021

Continue navegando