Buscar

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia
 
1Além de debater a necessidade de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica do professor de Geografia, cabe destacar outros aspectos que podem influenciar seu uso. As tecnologias digitais causam impactos no espaço geográfico real, pois alguém produz estes aparatos, o ciberespaço etc. com base no exposto, disserte sobre os aspectos referentes aos debates em torno da neutralidade ou não da tecnologia digital, levando em consideração que até mesmo a ciência não é neutra.
Resposta esperada
A tecnologia digital é desenvolvida em grande medida pelo mercado, portanto é também comercializada por ele. Deve-se estar atentos à discussão entre a neutralidade das informações que se encontra no ciberespaço, pois de uma maneira ou outra elas estão ligadas a interesses específicos e é por meio dela que agentes geram lucros. Certos sites, blogs ou páginas em redes sociais são muitas vezes financiadas por marcas ou grupos, tanto econômicos quanto políticos. O fato não é deixar de usar esses ambientes para o fazer pedagógico, mas levar o aluno a identificar estes aspectos no momento de realizar uma pesquisa, por exemplo, visando ao desenvolvimento da preocupação com o coletivo e com o espaço em que se insere, motivando a prática da cidadania.
Minha resposta
As tecnologias vem ganhando um espaço cada vez mais veloz. Como toda ação tem seu ponto negativo e positivo, as tecnologias vem com dois pontos importantes a se destacar uma boa eficácia e legitimidade, o poder de investigar e criar, e o de somente copiar, deixando de lado certos valores questionados em debates sobre o avanço tecnológico. O que não deve ser esquecido, é que a tecnologia não é neutra, apesar de ser fruto de algo objetivo, sendo preciso enxergá-la para além disso, principalmente na sua interação com humanos, os que à ciam e os que são afetados por ela, com seu potencial de transformação, sendo ela em prol de benefícios ou destrutivos.
2Nos últimos anos, educadores de diferentes áreas do conhecimento vêm discutindo as possibilidades do uso dos celulares em sala de aula. É certo que a realização de atividades ligadas às disciplinas pode atrair a atenção dos alunos, mas também é perceptível que os aparelhos celulares podem ser uma grande distração. Pensando na disciplina de Geografia, disserte sobre as possibilidades do uso do celular como ferramenta didática.
Resposta esperada
O uso do celular, com acesso à internet em sala de aula, se bem orientado e planejado pelo professor, pode ser um recurso didático bastante interessante nas aulas de Geografia. É possível realizar atividades que envolvam as noções de distância, por exemplo: pelos aplicativos de mapas, ou, ainda, conhecer os fusos horários oficiais dos países, podendo até mesmo calcular os fusos de diferença e descrever situações que envolvam a diferença entre as horas e as distâncias.
Minha resposta
O uso do celular como instrumento pedagógico auxilia na busca de conteúdo e pesquisa, além de sua rapidez, o aparelho celular já não é visto como um telefone que apenas efetua uma simples ligação, mas sim um material com múltiplas funções como a calculadora, uma tv e materiais didáticos, como livros. Nos dias atuais, seria impossível a operação do sistema de educação sem o uso dos celulares e computadores, já que sua utilização é de suma importância na organização dos materiais. Não descarta-se a possibilidade de um ponto negativo se o celular for usado de maneira imprópria em prol da educação.

Continue navegando