Buscar

Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1A Educação Ambiental (EA) é um tema que necessita ser trabalhado na escola de forma transdisciplinar, isso significa que o tema precisa ir além dos conteúdos discutidos em sala de aula. Existem inúmeros projetos e sequências didáticas que abordam a EA e que são realizados com êxito nas escolas envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Disserte sobre um tema possível de ser discutido em sala de aula e que esteja atrelado à Educação Ambiental no viés transdisciplinar. Para isso, siga os seguintes passos: escolha o tema, a justificativa, as estratégias de ensino e o que se pretende alcançar com este tema.
Resposta esperada
- O acadêmico poderá escolher um tema do seu agrado como: poluição dos rios, reciclagem, uso do óleo de cozinha, espaços ambientais, hortas, visita ao zoológico, minhocário, ciclo de vida, mata ciliar, queimadas, espécies nativas etc. - Justificativa: o acadêmico deverá escrever a relevância do tema para as discussões com os alunos e qual o objetivo de desenvolver a temática. - Estratégias de ensino: fazer o levantamento do conhecimento prévio, listar dúvidas sobre o tema, propor visita técnica, palestras, entrevistas, teatros, promover campanhas para conscientizar a comunidade local, elaboração de fôlderes, seleção de documentários e filmes, experiências, organização de registros entre outros. - O que se pretende alcançar com o tema: tornar o estudante investigador e reflexivo, capaz de ir em busca de soluções para os problemas ambientais. Aqui vai depender o tema escolhido pelo acadêmico para concluir a resposta.
Minha resposta
Em pleno século XXI é bom refletir sobre a importância de preservação do meio ambiente é um sistema desenvolvido a partir de aspecto naturais e artificiais, bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa. Já ficou mais que claro que a maioria das dificuldades os quais enfrentamos atualmente nas grandes cidades, foram formado pela ação humana. A poluição gerada e impregnada nas grandes cidades foi o crescimento da urbanização desenfreada ou da atuação de indústrias; porém, deveres não cumpridos pelos homens também proporcionaram toda esse lixo. Nesse sentido, vale lembrar que pequenos atos podem produzir grandes mudanças se realizados por todos os cidadãos. Em vista disso, um conselho importante: ao invés de jogar o lixo, seja um papelzinho de bala, ou uma a notação de um telefone, nas ruas, guarde - o no bolso para jogar somente quando encontrar uma lixeira. Seja um cidadão consciente, não Jogue lixo nas ruas, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente.
2Segundo os princípios da Carta da Terra, a questão ecológica deixa de ser uma disciplina escolar ou um campo restrito de especialistas e passa a ser vista como um campo interdisciplinar e complexo. A Carta da Terra (também chamada Carta do Povo) é resultado de 10 anos de discussão e conversa intercultural, que teve início através de uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e concretizou seus objetivos como uma iniciativa global da sociedade civil. Entre as metas que regem a Carta, podemos destacar:
* o respeito à Terra e à sua existência;
* a produção, o consumo e a reprodução sustentáveis;
* o respeito aos direitos humanos, incluindo o direito a um meio ambiente propício à dignidade e ao bem-estar dos humanos.
* a erradicação da pobreza; a paz e a solução não violenta dos conflitos;
* a promoção e a aplicação dos conhecimentos e tecnologias que facilitam o cuidado com a Terra;
* a educação universal para uma vida sustentada.
Baseado nessas informações, disserte sobre esses princípios que regem a Carta da Terra.
Resposta esperada
Saber respeitar a Terra é reconhecer que todos os seres são interligados e que cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos. Impedir o dano causado ao meio ambiente e proteger os direitos das pessoas. Adotar planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável em todos os níveis, que façam com que a conservação ambiental e a reabilitação sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento. Estabelecer e proteger as reservas naturais, promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados, manejar o uso de recursos renováveis, como água, solo, produtos florestais e vida marinha. Manejar a extração e o uso de recursos não renováveis, para possibilitar a contribuição para a sustentabilidade da Terra.
Minha resposta
Reconhecer que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra. Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

Continue navegando