Buscar

Literatura Infantojuvenil - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil - Avaliação Final (Discursiva)
1O jogo não é visto pelos adultos como um conjunto de atividades práticas, apenas é aceito como atividade infantil. Desse modo, o mundo adulto confere ao lúdico apenas uma importância parcial, secundária e temporalmente localizada em determinada etapa do desenvolvimento infantil. Com base no exposto, disserte sobre os jogos e brincadeiras e sua importância para as crianças.
Resposta esperada
*Os jogos, em sua modalidade corporal, as brincadeiras, marcados pela gestualidade rítmica incessante (corridas, competições, jogos de esconder etc.), por enleios ou formas mais serenas de diversão (brincadeiras de casinha, jogos com bonecas, passar o anel etc.), *bem como na modalidade linguística (como nos conhecidos jogos com palavras, trava-língua etc.), *o lúdico, portanto, cumpre a tarefa ordeira de facilitar a internalização de regras sociais pela criança
Minha resposta
Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio
2Quando compramos um livro, especialmente os destinados ao público infantojuvenil, uma das primeiras coisas que observamos é a imagem. Estas são fundamentais para despertar o interesse dos jovens leitores. Sendo assim, disserte sobre a importância da imagem para a formação do leitor.
Resposta esperada
Para que a formação de leitores aconteça, a linguagem não verbal, no caso dos livros de imagens, são muito importantes. Vivemos em um mundo visual, no qual a imagem é sempre o que mais chama a atenção. Nesse sentido, para que seja despertada a curiosidade nos pequenos leitores, os livros com imagens são excelentes. Em 1920, a psicanálise também trouxe contribuições quando confirmou que as imagens favorecem o estabelecimento de relações entre o concreto e o abstrato.
Minha resposta
As imagens constituem o nosso ser, elas, assim como as histórias, nos formam, informam e são também poderosas formas de comunicação. Portanto, lidar com imagens, lê-las com competência, perceber seus recursos e nuances faz parte do processo de apreensão, leitura e compreensão do mundo e de nossa própria existência.

Continue navegando