Buscar

prova de didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 – QUAL É A FINALIDADE SOCIAL DO ENSINO E SEU CARÁTER PEDAGÓGICO/DIDÁTICO?
A prática educativa envolve a preparação do indivíduo para sua vida em sociedade. É uma prática muito importante para que as sociedades funcionem como engrenagem coletiva. 
Segundo Libâneo, através da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. A educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, no qual o indivíduo está inserido. Essas influências educativas podem ser de modo intencional ou não-intencional, onde o que se põe em questão são as influências que o meio faz no sujeito e os objetos definidos conscientemente para se ensinar. O papel social da educação são determinados pelas sociedades política e ideológica predominantes. Daí o caráter pedagógico/didático desta dinâmica do meio social sobre o indivíduo se dá por meio destas relações, intencionais, não-intencionais, suas vivências, grupos políticos, família e escola. Logicamente, entendemos que a educação é um fenômeno social. Precisamos estar em grupos, aprendemos em grupos, pelas interações que fazemos no meio em que vivemos, isso desde o início da humanidade. 
QUESTÃO 2 – DISTINGUIR AS EXPRESSÕES “EDUCAÇÃO AJUSTADORA” E “EDUCAÇÃO LIBERTADORA”
Ao ajustar o indivíduo, o olhar se fixa em colocá-lo dentro dos moldes necessários para estar inseridos socialmente, nas relações e no trabalho. Coloca o aluno apto a lidar com as questões essenciais para sua vida social a das funções do trabalho. Ou seja, prepara a sua mente para situações da realidade.
Na educação libertadora, o indivíduo se desenvolve fazendo uso da comunicação, do diálogo , estabelecendo uma educação horizontal, que liberta o pensamento para seu pleno desenvolvimento humano. Sua ação é ativa e contínua, levando este aprendente a refletir sobre seu cotidiano, aproximando mais a teoria de sua prática.
QUESTÃO 3 - Quais as interlocuções entre : Formação de Professores/ didática / prática de ensino/conteúdos e valores .
A formação do professor dialoga diretamente e intimamente com a didática, que é um norteador de seus pensamentos quanto ao “o que?”, “para que?” e “como” ensinar a este aluno. A formação do professor deve ser pautada em estudar os métodos, os conteúdos, a formação do ser humano em seu aspecto cognitivo e social. Realizar essa elaboração didática requer entender os processos de aprendizado, pautando sua prática de ensino em estudos sobre a forma de ensinar e adaptando ao elenco que será ensinado. O saber pregresso do aprendente, o seu cotidiano, sua relação com o meio ao qual está inserido, as inferências que ele faz ao que lhe é ensinado, são observações valiosas para planejarmos enquanto docentes uma prática de ensino efetiva. Através desta leitura, conseguimos perceber quais conteúdos e que valores são válidos neste contexto, obviamente, respeitando uma base curricular comum, porém adaptável para que este processo de ensino-aprendizagem seja realizado com sucesso.
	QUESTAO 4 – O que significa desenvolvimento das capacidades cognoscitivas; em que consiste o processo de assimilação ativa e quais são os níveis de aprendizagem.
Esse desenvolvimento das capacidades cognoscitivas fala do processo em que o ensino e a aprendizagem estão acontecendo. E cabe ao professor permear esse processo das tarefas aplicadas e o que os alunos estão alcançando. Utilizar de maneira assertiva a linguagem , entender o nível de aprendizado que os alunos estão, um planejamento com objetivos e metodologias adequadas. 
O processo de assimilação ativa promove o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, de modo a facilitar e conduzir com melhor fluidez seu aprendizado. Com conteúdos previamente organizados, fazendo com que fiquem didaticamente compreensíveis e acessíveis aos alunos; avaliar de forma significativa ao que foi ensinado, fazendo o aluno ter autonomia do conhecimento e habilidade adquiridos. Quando o reflexo e o cognitivo se interligam no momento da assimilação ativa, que são os processos da aprendizagem humana, as atividades práticas e mentais do educando são desenvolvidas de forma eficaz.
QUESTÃO 5 – Desenvolver o tema: A unidade do ensino e da aprendizagem no processo didático.
Jamais podemos invisibilizar a relevância da didática no processo de ensino-aprendizagem, pois é justamente ela que promove ao docente o pensar sobre os métodos que irão facilitar o desenvolvimento das habilidades cognoscitivas, facilitando esse aprendizado. Não há como desatrelar a dinâmica do ensinar com o processo de aprender. E justamente por isso que a didática vem unir esses conceitos e oferecer um suporte seguro para este processo, criando possibilidades de reflexão, diminuindo os problemas que intercorrem neste processo, e instaurando teoria e prática no trabalho docente.
Nesse processo de ensino-aprendizagem, educador e educando trocam os papeis constantemente. Assim sendo, dentro deste processo de unidade, todos educam e aprendem.

Continue navegando