Buscar

Tics diu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
Tecnologia da Informação e comunicação (TICs) – semana n° 13
Professora: Lilian Cristhian Santos Rocha
Aluno(a): João Vitor Sousa Alves 2º Período
DIU
1. Como funciona este método contraceptivo (DIU)?
 O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo. Existem dois tipos o de cobre e o de progesterona. Um DIU de cobre libera uma pequena quantidade de cobre no útero matando os espermatozoides para impedí-los que fertilizem os óvulos. Ele dura até 12 anos e requer um rápido procedimento para inserção e remoção, possui eficácia eficácia superior a 99%, não oferece proteção para infecções sexualmente transmissíveis e não faz uso de hormônios. Já um DIU de progestina libera uma pequena quantidade de hormônios no interior do útero provocando alterações do endométrio (camada que reveste o útero) e do muco do colo uterino, dificultando a entrada dos espermatozoides e a sua sobrevivência, sua eficácia e forma de inserção, retirada e proteção contra ISTs é a mesma do de cobre,nula, diferindo na duração que é de três a seis anos e na presença de hormônio progestina.
2. Quais as pacientes que possuem riscos ou contra-indicações a este método contraceptivo?
O DIU é contraindicado para mulheres que estejam apresentando no momento Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio. DIU de cobre é a melhor opção para mulheres que precisam evitar hormônios exógenos, como nos casos de pacientes com câncer de mama nos últimos 5 anos. Já o DIU hormonal deve ser o preferido das mulheres com grande fluxo menstrual, que desejam reduzi-lo, pois a progesterona tem esse efeito. Em algumas mulheres consegue interromper totalmente a menstruação e também ajuda a controlar as cólicas menstruais, principalmente naquelas mulheres com dismenorreia moderada a grave.
 
RELAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA
Esse assunto se aplica na prática médica pois o Brasil é país com alto índice de gravidez na adolescência, logo, o conhecimento de métodos de prevenção de gravidez a longo prazo é importante. Entretanto, não se pode deixar de lado os métodos mais conhecidos como o uso de camisinha, pois é um dos mais eficaz na prevenção de ISTs e DSTs, já que o DIU não oferece proteção para essas patologias. 
 REFERÊNCIAS
https://www.einstein.br/noticias/noticia/metodos-contraceptivos
https://www.mdsaude.com/ginecologia/anticoncepcionais/diu-mirena/
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52406-esclarecendo-mitos-sobre-o-diu-de-cobre#:~:text=O%20DIU%20%C3%A9%20contraindicado%20para,colo%20de%20%C3%BAtero%20e%20do

Continue navegando