Buscar

Atividade prática - 22122021 (6)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Prático em Meio Ambiente I - MEA
Data: 22 / 12 / 2021_.
Aluno (a): Ádina Cavalheiro Aires de Oliveira
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (um) trabalho, totalizando 10 (dez) pontos;
· Você deve estregar os projetos solicitados com os seguintes dados: 
· Nome / Data de entrega.
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Neste Projeto Prático o aluno assimilará a técnica de Compostagem. O projeto se dividirá em 4 etapas, sendo elas:
a.	Embasamento teórico, onde deverá dissertar a respeito da Compostagem, abordando tecnicamente todo o processo biológico e analisando a transformação da matéria orgânica em suas diversas fases. Deverá cobrir com detalhes todo o escopo da reciclagem dos resíduos desde a disponibilização dos insumos até a retirada e aplicação do húmus;
b.	Confecção da composteira, registrando fotograficamente a evolução desta montagem conforme instruções na própria aula referente a esta parte do Projeto;
c.	Acompanhamento do Processo, registrando fotograficamente as câmaras e as fases:
I.	Mesófílica;
II.	Termofílica;
III.	Maturação.
d.	Tratamento do produto, também seguindo instrução na própria aula, com a destinação do chorume e do húmus.
Parte I
Embasamento Teórico
O tratamento do lixo orgânico nos remete a séculos atrás, onde a necessidade de adubação se sobressaía à demanda da reciclagem. Para a elaboração desta fase do projeto, o aluno deverá tratar detalhadamente sobre a Compostagem, abordando tecnicamente (bioquimicamente) todos os processos de transformação e valorização da Matéria Prima envolvida, a saber:
1) Definição;
R = A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal. O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, como por ex: adubar as plantas e hortaliças sem ocasionar riscos ao meio ambiente e os seres humanos.
2) História;
R = A compostagem é o processo de tratamento biológico mais antigo empregado para a reciclagem de resíduos orgânicos para o solo, desde 1987. Os chineses têm empregado este sistema natural por milhares de anos, como um processo intermediário no retorno de resíduos agrícolas e dejetos para o solo, onde se aplica como nutrientes naturais para plantações.
3) Aplicabilidade;
R = Portanto, a compostagem surge como uma fonte alternativa de geração de renda e preservação ambiental, uma vez que evita a emissão de gás metano no meio ambiente, revaloriza a matéria orgânica e aumenta a disponibilidade e qualidade dos fertilizantes orgânicos.
4) Importância;
R = Nos dias de hoje, a compostagem aparece como uma ótima solução para reduzir o volume de resíduos que são encaminhados para os aterros e geram mau cheiro, além de liberar gás metano (23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas). A compostagem é a melhor solução para o meio ambiente.
5)	Transformação da Matéria:
a.	Fases da Compostagem e suas distinções;
R = O processo de compostagem ocorre através de 3 etapas básicas: a primeira, denominada de decomposição; a segunda, biestabilização e a terceira, denominada de humificação. 
b.	Resultado.
R = O resultado final da compostagem é o composto orgânico natural, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de acelerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica e seus nutrientes para as plantas.
6) Composteiras;
R = Uma composteira basicamente é um recipiente no qual o lixo orgânico será decomposto e transformado em adubo. As minhocas aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica e assim seu lixo orgânico será rapidamente transformado em adubo natural. Na compostagem seca não há a utilização de minhocas.
7) Composteiras automáticas;
R = A máquina processa restos de alimentos e os transforma em adubo em até 24 horas, por meio de microrganismos já existentes dentro dela. O arroz e o feijão, por exemplo, entre outros alimentos, podem ocupar no máximo 20% do volume da composteira. Nesse caso, não utiliza o processo com minhocas.
8)	Fatores que influenciam na Compostagem:
a.	Qualidade da matéria orgânica;
R = Compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos animais ou vegetais. É feita por muitas espécies de micro-organismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem à terra.
b.	Temperatura;
R = A temperatura ideal para a decomposição Da matéria é de 50ºC a 60ºC. Temperaturas excessivas podem queimar a matéria, o que não é desejável. Por isso, deve-se evitar que a temperatura ultrapasse 70ºC.
c.	Umidade;
R = A umidade do solo refere-se à quantidade de água absorvida é um dos parâmetros que devem ser monitorados durante a compostagem para que o processo se desenvolva. Então, para que o processo ocorra devidamente, a taxa de umidade está entre 45% e 65%.
d.	Aeração;
R = Aeração da compostagem, o ar que fica dentro é essencial para os organismos, garantindo reações de oxidação e oxigenação, além de também ajudar a regular o pH. 
e.	Organismos Decompositores;
R = No processo de compostagem, o lixo orgânico restos de frutas, papel molhado, trapos de pano, sofre ação de organismos decompositores, como bactérias e fungos, com a formação de um adubo orgânico, que pode ser empregado na agricultura.
f.	Resíduos;
R = A compostagem de resíduos é um processo natural de resíduos como:
· Bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos;
· Cama de aviário;
· Cascas de pinus e eucalipto;
· Cavaco de madeira e moinha;
· Cinzas de caldeira;
· Materiais filtrantes agroindustriais, como terra diatomácea;
· Pó de carvão vegetal;
· Pó de serraria;
· Podas de árvores brutas ou trituradas;
· Produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação;
· Restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, etc;
· Entre muitos outros.
9)	Produtos da compostagem:
a.	Qualidade do produto;
R = A qualidade final do produto, deverá ter no máximo 25% de umidade, pH superior a 6,0 e a relação carbono / nitrogênio (C/N) na faixa de 10/1 a 15/1. O rendimento da compostagem é da ordem de 1/3 a 1/2 do volume inicial, dependendo do material de origem e do teor de umidade.
b.	Aplicações.
Vale ressaltar que, a compostagem surge como uma fonte de geração de renda e preservação ambiental, uma vez que evita a emissão de gás metano no meio ambiente, valoriza a matéria orgânica e aumenta a disponibilidade e qualidade dos fertilizantes. 
Referencial Teórico:
SARTORI, V. C.; RIBEIRO, R.T.; PAULETTI, G. F.; PANSERA, M. R.; RUPP, L.C.; VENTURIN, L. Compostagem: Produção de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos. Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/cartilha-agricultores-compostagem.pdf>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
AMBRÓSIO, H. T.; DIAS, F. P.; SILVA, J. P.; OLIVEIRA, J. V. Análise do Potencial de Aplicabilidade do Método Da Compostagem Como Destinação Sustentável para os Resíduos Pesqueiros Em São Luís - MA, Brasil. Maranhão, 2017. Disponível em: <http://meioambientepocos.com.br/Anais2018/Gerenciamento%20de%20Res%C3%ADduos%20S%C3%B3lidos%20e%20L%C3%ADquidos/168.%20AN%C3%81LISE%20DO%20POTENCIAL%20DE%20APLICABILIDADE%20DO%20M%C3%89TODO%20DA%20COMPOSTAGEM%20COMO%20DESTINA%C3%87%C3%83O%20SUSTENT%C3%81VEL%20PARA%20OS%20RES%C3%8DDUOS%20PES.pdf>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
TRANSREDIND TRANSPORTE DE RESÍDUOS. A Importância da Compostagem para o Meio Ambiente. Caxias do Sul – RS, 2020. Disponível em: <https://transresind.com.br/a-importancia-da-compostagem-para-o-meio-ambiente/#commentform>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
ADUBOOO, Patrícia. Etapas da Compostagem. Criciúma - SC, 2019. Disponível em: <https://adubooo.com.br/2019/01/16/etapas-da-compostagem/>. Acessoem: 22, dezembro de 2021.
MONTEIRO, J.R. Recicla Sampa: Composteira Automática em Casa. São Paulo - SP, 2018. Disponível em: <https://www.reciclasampa.com.br/artigo/composteira-automatica>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
OLIVEIRA, C.P. Recicloteca Centro de Informações Sobre Reciclagem e Meio Ambiente - Orgânicos: Definição, Composto e Como Fazer a Compostagem. Rio de Janeiro - RJ, 2013. Disponível em: <https://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/organicos/>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
ALEXANDRE, B.D. Tecnologia Treinamento - Compostagem Orgânica: Como Produzir. Viçosa - MG, 2012. Disponível em: <https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/agricultura/agricultura-organica-agricultura/compostagem-organica-como-produzir>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
eCycle Sua Pegada Mais Leve. Umidade na Composteira: Fator Muito Importante na Compostagem. São Paulo - SP. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/umidade-compostagem-composteira/#:~:text=Aera%C3%A7%C3%A3o%3A%20ar%20dentro%20da%20compostagem,ajudar%20a%20regular%20o%20pH.&text=Temperatura%3A%20se%20estiver%20alterada%2C%20%C3%A9,N%2C%20pH%20e%20umidade>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
PENTEADO, M. J. Guia pedagógico do lixo. Governo do estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 2011. Disponível em: <http://arquivo.ambiente.sp.gov.br/cea/2014/11/12-guia-pedagogico-do-lixo.pdf>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
ATADEMO, R. Tera Ambiental - O Que é Compostagem de Resíduos? São Paulo - SP, 2013. Disponível em: <https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/203778/o-que-compostagem-de-res-duos>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
OLIVEIRA, E. C.; SARTORI, R. H.; GARCEZ, T. B. Compostagem. Piracicaba - SP, 2008. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Compostagem_000fhc8nfqz02wyiv80efhb2adn37yaw.pdf>. Acesso em: 22, dezembro de 2021.
Projeto Prático em Meio Ambiente I - MEA
Projeto Prático em Meio Ambiente I - MEA

Outros materiais