Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Anna Beatryz Almeida Santos
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 
Diretoria Regional de Educação São Mateus 
CEI VIDA ENCANTADA0
RELATÓRIO DESCRITIVO INDIVIDUAL 2020
REGISTRO DE ATIVIDADES DURANTE SUSPENSÃO AULAS PRESENCIAIS 
Nome: 				 Data de Nascimento: 08/11/2017
 Professora: Maria Aparecida Barboza		 Turma: MGI A
Nome do bebê/ criança: 				Turma:	
Professor (a): 
Registro do percurso pedagógico em tempos de pandemia – 2020
A partir do Decreto nº 59.283/2020, que declara situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do Corona virus, as ações pedagógicas sofreram adaptações em razão do novo contexto social.
Por esse motivo, no ano de 2020, não foi possível a elaboração do Relatório de Acompanhamento da Aprendizagem, realizado semestralmente, pois o objetivo principal do acompanhamento individual dos bebês e das crianças é registrar a trajetória de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento, revelando suas conquistas. Por esse motivo, no ano de 2020, não foi possível a elaboração do Relatório de Acompanhamento da Aprendizagem, realizado semestralmente, pois o objetivo principal do acompanhamento individual dos bebês e das crianças é registrar a trajetória de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento, revelando suas conquistas.  
	Desta forma, optamos por relatar as experiências/vivências planejadas durante o período de pandemia e compartilhadas com as famílias/responsáveis, através das Redes Sociais: Google Classroom, WhatsApp, Facebook e outras plataformas gratuitas.
	Além das postagens, buscando ampliar as possibilidades de brincadeiras e interações, foi enviado para as famílias e crianças o material: “Trilhas de Aprendizagens I e II”.
	Na Educação Infantil, não existe educação a distância e é fundamental para os bebês e as crianças os espaços educativos CEI/CEMEI/EMEI. As propostas e os materiais enviados e postados em redes sociais e na Plataforma do Google Classroom, buscaram orientar as famílias/responsáveis para que os bebês e as crianças continuassem recebendo atenção, tanto afetiva quanto educativa. 
Para isso, fazer anotações ao longo da semana sobre as contribuições e evoluções de cada bebê e criança foi uma prática importante e necessária. Estas observações e anotações fizeram parte da rotina de trabalho da professora, bem como a identificação de elementos para composição da documentação pedagógica que revele a trajetória infantil.
No decorrer do ano de 2020 nós professores do CEI Vida Encantada propomos diversas ações educativas as famílias de modo a proporcionar uma interação e um desenvolvimento pleno de nossos bebês e crianças, ainda que seja por meio de uma plataforma digital, acreditamos que dessa forma conseguimos dar continuidade ao nosso trabalho e acompanhar o progresso de cada criança matriculada no nosso CEI. Nossas ações educativas foram baseadas em situações de investigação e explorações que permearam vivências baseadas nos documentos educacionais, englobando a magia do brincar que é um elemento fundamental, pensando na escolha de materialidade aonde as famílias possuem em casa, a fim de ser ainda mais atrativo e convidativo.
As nossas propostas de ações educativas tiveram a intenção de estimular e desenvolver diferentes competências e habilidades onde o bebê/criança sejam provocados com as mais diferentes sensações e experiências, explorando a linguagem, conhecimento lógico, arte, movimento e musica e que todos os campos dialoguem de forma eletiva e significativa para a criança.
Durante esse ano proporcionamos de forma atípica experiências que elevam a sensibilidade infantil, através de atividades interativas, tridimensionais, imaginárias, cognitivas, visuais, músicas, rítmicas, culinárias, motoras, sensoriais, literárias, artísticas, etc. 
Desde abril, através de uma plataforma particular iniciamos as ações educativas, logo em junho a Prefeitura de São Paulo formalizou uma plataforma institucional, o Google Class Room, a partir de então, nós professoras começamos a postar vídeos nesta plataforma institucional, onde os pais e responsáveis receberam um vídeo informativo com orientações para ativarem a conta da criança. 
Essas ações educativas que o grupo docente do CEI Vida Encantada, postou na plataforma desde o inicio da pandemia até a presente data, foram desenvolvidas nas residências das professoras, tendo embasamento de documentos norteadores como Trilha de Aprendizagens, BNCC – Base Nacional Curricular, normativas educacionais e Currículo da Cidade entre outros, que foram desenvolvidos pelo ministério da educação, com o intuito de que as famílias em casa possam reproduzir as atividades em questão, nossa intenção não é que as famílias deixem seus bebês e crianças em frente ao celular, mas sim, que possam visualizar nossos vídeos e reproduzir nossas ações educativas em casa com seus bebês e crianças, assim como o documento Trilhas de Aprendizagens nos orienta. 
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Diretoria Regional de educação junto com o CEI Vida Encantada, estiveram em constante movimentação no sentido de orientar as famílias/responsáveis para que os bebês e as crianças continuassem recebendo atenção tanto afetiva quanto educativa. Nesse sentido, com a intenção de ampliar as possibilidades de brincadeiras e interações foi enviado o material Trilhas de Aprendizagens I e II.
Por fim, a família do (a) Anna Beatryz Almeida Santos, através do nosso trabalho remoto e criação do grupo de WhatsApp feito pela coordenadora Daniela, formando grupos para que as famílias e as crianças pudessem ter contato conosco para momentos de interações e informações.
A família da Anna Beatryz nos enviou vídeos de devolutivas das atividades propostas, uma em que chamou a atenção foi, “Minha bela gata” com a professora Juliana, apresentando uma gata muito bela de sua irmã que foi adotada, e assim na devolutiva Anna mostrou um gatinho bem pequeno e lindo que teria ganhado com muito entusiasmo, a interação da família no decorrer dos meses foi de muita participação que nos acolheram com muito carinho, esse aprendizado favoreceu e fortaleceu a nossa relação, professoras, famílias e crianças.
Assinatura do Responsável:_______________________________________
Grau de parentesco:_____________________________________________
	
Assinatura Professora
	
Coordenador(a) Pedagógico(a)
	
 Diretor(a)

Mais conteúdos dessa disciplina