Buscar

S4 - HEMISSECÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE OCORRE COM A MOTRICIDADE VOLUNTÁRIA, O TATO DISCRIMINATIVO E A SENSIBILIDADE TERMO-ALGÉSICA NESTE TIPO DE LESÃO MEDULAR?
A Síndrome de Brown-Séquard é uma entidade classicamente encontrada nas lesões traumáticas da coluna. O quadro clínico reflete uma hemissecção do cordão medular, com perda de função motora ipsilateral associada a um déficit da sensibilidade dolorosa e térmica contra-lateral.
É caracterizada por uma lesão que acomete apenas metade da medula: a hemissecção medular. É frequentemente causada por ferimento de arma branca, acidentes automobilísticos, quedas de altura e acidentes por mergulho em águas rasas também podem levar ao trauma e, consequentemente, à essa síndrome. Doenças como a hérnia de disco vertebral, cistos e tumores, assim como infecções bacterianas ou virais, como a tuberculose, mielite transversa e meningite também são causas possíveis. São mais frequentes em homens na faixa etária entre os 15 e 40 anos, quando se trata de trauma por arma branca.
As três principais vias envolvidas na síndrome são:
· Trato corticoespinhal: alterando a motricidade voluntária.
· Tratos espinotalâmicos: afetando a sensibilidade superficial.
· Tratos dos fascículos grácil e cuneiforme: afetando a sensibilidade profunda.
Figura 1. Lesões incompletas da medula. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cord_pt.svg
Referência Bibliográfica:
RIBEIRO, Jorge. Síndrome de Brown-Séquard por hérnia discal cervical a duplo nível, Relato de caso, volume 11, número 3, pág., 246 – 248, fevereiro de 2009.

Outros materiais