Buscar

redação modelo obstáculos na doação de sangue no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Obstáculos na doação de sangue no Brasil
 No romance “A Ilha”, Aldous Huxley idealiza uma sociedade harmônica que persegue serenamente a felicidade. Em oposição a essa civilização fraterna, está a do Brasil atual, que se caracteriza por apresentar impasses com relação aos obstáculos na doação de sangue. Nesse sentido, a ausência de infraestrutura adequada bem como a restrição de pessoas e a pouca informação são pontos relevantes dessa problemática que devem ser debatidos.
 Em primeira análise, é fato que a Constituição Federal de 1988, promulgada durante o Governo Sarney, assegura o direito à saúde a todos os cidadãos. No entanto, a concretização de tal princípio fundamental é impedida pela ausência de infraestrutura adequada de coleta de sangue, deixando milhares de pessoas que necessitam de transfusões em perigo. Dessa forma, a negligência pública caracteriza-se como um dos maiores obstáculos para a doação sanguínea no Brasil culminando no fim dos estoques em diversos hospitais e ameaçando o futuro da sociedade.
 Em segunda análise, nota-se que a população brasileira, em sua maioria, não tem o hábito solidário de doar sangue regularmente. Nesse viés, a falta de informações acerca da prática e sua importância é bem trabalhada no seriado Grey’s Anatomy, que mostra, em diversos episódios, as dificuldades enfrentadas nos hospitais devido ao reduzido volume disponível para transfusões, que são essenciais em inúmeras situações, como nas cirurgias. Assim, a ficção faz-se semelhante à realidade uma vez que são poucos os que se voluntariam a doar e são impostas restrições a alguns grupos, a exemplo dos homossexuais, determinando um lamentável cenário no país que deve ser revertido.
 Torna-se evidente, portanto, que os obstáculos na doação de sangue no Brasil precisam ser superados. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, realize campanhas de coleta sanguínea pelo país, por meio de propagandas televisivas incentivando a doação e da criação de núcleos de transfusões seguras pela cidade, como em universidades e empresas, a fim de aumentar os estoques de sangue viável ao organismo e possibilitar a salvação de vidas. Logo a nação garante o suprimento suficiente e protege seus cidadãos, aproximando-se da harmonia social proposta na obra de Huxley. 
Por: Raquel Temponi
Redação corrigida por professor corretor do enem
Nota: 1000
2

Continue navegando

Outros materiais