Buscar

afasia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Afasias
Distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, geralmente ocorre por alguma lesão no cérebro ou pode se desenvolver aos poucos.
TIPOS DE AFASIA 
 (Essas três contém o chamado distúrbio de repetição)
	A.DE BROCA: Dificuldade no discurso, compreende, mas não consegue articular uma resposta. Sua dificuldade é no discurso, tem uma dificuldade de encontrar palavras.
	a de wernick: Tem uma perturbação na compreensão possui uma compreensão normal, costumam falar coisas sem sentido.
 A. de Condução: Lesão no fascículo arqueado geralmente envolve lesão no córtex parietal, encontra-se erros na seleção e transposição de fonemas e silabas porem com boa compreensão.
 Afasia anomica: Efeitos residuais após melhora de uma outra afasia é o tipo de afasia menos grave. Produção verbal fluente e a repetição e a compreensão estão intactas, entretanto, nomeações perturbadas.
 
 A. Global: causado por danos nos núcleos da base e insula, giro temporal inferior. Região irrigada pela artéria pela artéria cerebral. Neste tipo de afasia encontra-se a falta na capacidade de compreender linguagem formular frase e repetir sentença.
 A. Transcortical: Perda total na capacidade de repetir a linguagem falada e presença de outros prejuízos de linguagem.
Sensorial: Capacidade de repetição e produção parafasia normal, porém com a compreensão reduzido, geralmente a lesão é no giro angular da região parietal. Motora: Fluência verbal diminuída embora a compreensão e a capacidade de articular estejam preservadas, a linguagem falada ocorre de forma não espontânea. Mista: Incapacidade de falar e compreender, mas é capaz de repetir o que foi dito. 
A. Primária: Perda progressiva de linguagem nos 2 anos de evolução dificuldade em encontrar palavras e compreender o significado e padrões anormais 
Aíssa Oliveira. Ac fonoaudiologia
Transtorno de linguagem no adulto
CARACTERISTICAS 
· Pode ser notado a partir dos 2 anos de idade;
· Incapacidade de planejar os movimentos motores necessários para produzir fonemas e palavras;
· A criança consegue pensar no que quer dizer, mas não consegue converter o pensamento em palavras;
· É um distúrbio motor, mas o raciocínio continua preservado é como se tivesse uma falha na comunicação entre o cérebro e os músculos responsáveis pela fala.
APRAXIA DA FALA ADQUIRIDA
Observada em adultos é resultado de uma lesão na área de broca que impede o planejamento dos movimentos da fala em presença de um sistema muscular essencialmente intacto. Dependendo das áreas cerebrais que forem atingidas, a apraxia da fala pode aparecer isolada ou associada a outros comprometimentos como: afasias (principalmente a de Broca), disartrias, outros tipos de apraxias (buco-línguo-facial, de vestir, construtiva, ideacional, ide motora), além de dificuldades na percepção auditiva. Os comprometimentos são parecidos que pode ser confundido em primeiro momento.
APRAXIA 
 Distúrbio de comunicação e articulação, onde há comprometimento da capacidade de programar voluntariamente a posição da musculatura e a sequência de movimento para a articulação de sons ou palavras. Caracterizada por lentidão intermediaria e inconstância de palavra de duração mais longa.
CARACTERISTICAS GERAIS 
· Dificuldade na produção da fala; 
· Lentidão inconstância na produção do som como sequência de palavras.
 
 Apraxia da Fala Desenvolvimental
	As crianças não nascem com os movimentos de fala já desenvolvidos. No início do desenvolvimento, o controle motor da fala o qual se refere ao conjunto de sistemas e estratégias que controlam a produção não está totalmente estabelecido. Os movimentos de lábios, língua e mandíbula sofrem modificações, e os movimentos indiferenciados no início da infância passam a ser refinados e diferenciados conforme o desenvolvimento. Essas transformações são fundamentais para alcançar níveis mais elevados de precisão e coordenação articulatória, importantes para a efetividade da comunicação oral quando este refinamento não ocorre, a produção da fala torna-se comprometida, podendo surgir a suspeita de um distúrbio práxico na infância. Este distúrbio na infância tem sido frequentemente denominado de apraxia da fala desenvolvimental. 
	A DAS, é diagnosticada em crianças cujo o erro de fala é diferente dos erros encontrados em atraso de desenvolvimento da fala e se assemelham aos dos adultos com apraxia adquirida. A apraxia da fala desenvolvimental é considerada rara.
DISARTRIA
A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala. 
Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar
Tipo de disartria
Disartria flácida: Costuma acontecer em doenças que provocam lesão no neurônio motor inferior. é uma disartria que, geralmente, produz uma voz rouca, com pouca força, anasalada e com a emissão imprecisa das consoantes. 
Disartria espástica:  frequente em lesões do nervo motor superior, como acontece em um traumatismo cranioencefálico.  Pode estar acompanhada de espasticidade e reflexos anormais dos músculos da face: também costuma provocar uma voz anasalada, com consoantes imprecisas, além de vogais distorcidas, gerando uma voz tensa e “estrangulada”. Disartria atáxica:  Pode lembrar a fala de alguém alcoolizado. Costuma surgir nas situações em que há lesões relacionadas à região do cerebelo. Esta disartria pode provocar uma voz áspera, com variações na entonação dos acentos, havendo uma fala lentificada e um tremor nos lábios e língua. Disartria hipocinética: há uma voz rouca, soprosa e trêmula, com imprecisão na articulação, havendo também alteração na velocidade da fala e tremor de lábio e língua. Pode ocorrer em doenças que provocam alterações na região do cérebro chamada gânglios da base, mais comum na doença de Parkinson
	Disartria hipercinética: ocorre uma distorção na articulação das vogais, provocando uma voz áspera e com interrupção na articulação das palavras. Observado em casos de lesão do sistema nervoso extrapiramidal, frequentes em casos de coréia ou distonia, por exemplo. 	Disartria mista: apresenta alterações características de mais de um tipo de disartria, e pode acontecer em diversas situações, como na esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica ou traumatismo crânio-encefálico,
 
 CARACTERISTICAS 
· Medicamentos, como os sedativos e narcóticos;
· Acidentes: uma lesão cerebral traumática pode causar disartria;
· Tumores no cérebro;
· Doenças neurodegenerativas, como por exemplo a doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, entre outras
· Encefalite: isto é, inflamação do cérebro, que geralmente é causada por uma infecção.
SINTOMAS
· Fala arrastada; Ritmo lento de fala;
· Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro;
· Discurso muito rápido e difícil de entender;
· Voz rouca; Voz anasalada;
· Ritmo irregular ou anormal de fala;
· Voz com volume irregular;
· Fala monótona; Babar.
· Dificuldade em mover a língua ou músculos faciais;

Outros materiais