Buscar

APX1-2021 2-CorpoMovimento

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
APX1 – 2021.2
Disciplina: Corpo e Movimento
Coordenadora: Martha Lovisaro
Aluno(a): 
Matrícula: 
Polo: 
Caro aluno (a)
“Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” Paulo Freire 
Estamos com você, receba nosso abraço carinhoso.
Martha Lovisaro
Juliana Falcão
Hugo Barros
1- (2 pontos) Em agosto de 2021 o Brasil atingiu a marca de 100 medalhas de ouro nos jogos paralímpicos desde o início de sua participação nos mesmos.
Os jogos paralímpicos têm destacado os atletas com alguma deficiência pela sua eficiência.
Mas fora dos jogos paralímpicos, o que esses atletas têm a nos dizer? O que podemos aprender com eles? 
Podemos aprender que, embora a deficiência cause certas limitações, isso não o torna menos capaz do que uma pessoa sem deficiência. Ele também merecem apoio e podem contribuir para a sociedade e agregar valores em todas as áreas e não deve ser tratado como um “coitado”. Além disso, sempre que pensamos em atletas paralímpicos nos vem a cabeça a palavra “superação”, já que eles não se deixaram limitar ou desistir dos sonhos por serem portadores de alguma deficiência. 
2- (2 pontos) Com base nas reflexões sobre a questão 1, responda apenas nas linhas a seguir:
No âmbito educacional, qual tem sido o papel da escola na formação e no desenvolvimento dos atuais e futuros atletas brasileiros?
	Através da educação inclusiva e de atividades de psicomotricidade, as escolas promovem o respeito às diferenças e incentivam os estudantes a terem empatia e se colocarem no lugar do outro, além de destacar os talentos e aptidões de todos os alunos.
3- (2 pontos) Na aula 12, foi apresentada a possibilidade de utilização de materiais didáticos – como história em quadrinhos – com o objetivo de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Nas linhas a seguir, dê exemplo (s) de materiais didáticos que tornem o processo escolar mais prazeroso para o aluno:
Para aumentar o interesse do aluno e a dinâmica das aulas podem ser utilizados recursos visuais como gravuras, cartazes, mapas, jogos de cartas, jogos da memória, revistas em quadrinhos, jornais, figurinhas, teatro de fantoches, músicas etc. 
4- (2 pontos) Em outubro de 2020 “A nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE) do governo federal foi publicada com o objetivo de ampliar o atendimento a 1,3 milhão de estudantes com demandas específicas. (…) O documento cita o ambiente acolhedor e inclusivo, mas também fala sobre turmas e escolas especializadas, que atendem apenas estudantes com deficiência.”
https://g1.globo.com/educacao/noticia <02/10/2020>
Diante do exposto e com base nos estudos sobre Educação Inclusiva, responda apenas nas linhas a seguir:
a) Diferencie Educação Inclusiva de Educação Especial.
	A Educação Especial é voltada para ambientes escolares onde o atendimento seja exclusivo para estudantes portadores de deficiência, e a educação inclusiva tem como objetivo atender simultaneamente alunos com ou sem deficiência, a fim de que eles tenham a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos, além de promover o respeito às diferenças. 
b) Quais os efeitos da proposta citada de especializar escolas que atendam apenas estudantes com deficiência?
	Grande parte dos especialistas consideram essa proposta um retrocesso, já que vai segregar os estudantes com necessidades educacionais especiais, enquanto que a educação inclusiva ajuda no aprendizado e desenvolvimento de todos os alunos e derruba estigmas sobre as pessoas portadoras de deficiência. Ademais, acredita-se que o verdadeiro objetivo da proposta seja reduzir custos na área da educação, já que para promover a inclusão é necessário uma série de recursos e adaptações para o atendimento ao aluno especial. 
5 - (2 pontos) Citamos Paulo Freire, no ano de seu centenário, com a famosa frase: “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”.
Nas linhas abaixo, deixe suas impressões sobre o sentido que se pode extrair desta citação e sua possível ligação com o conteúdo estudado para esta avaliação.
	Acredito que é vivendo e aprendendo, com tudo e com todos, que um indivíduo se desenvolve intelectualmente e aprende mais sobre si mesmo e as suas habilidades. Através das nossas descobertas e dos estímulos que recebemos desde o nascimento que podemos nos formar moralmente e socialmente. 
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Denise Sardinha Mendes Soares de. Corpo e movimento na educação. v.2: Fundamentos históricos, socioculturais e políticos. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007.

Continue navegando